Navigation

AMBRA College
As lições da série House of Cards para empresas

Uma das séries de maior sucesso da atualidade é House of Cards, exibida pelo canal online Netflix. Indicada em nove categorias do Emmy esse ano, prêmio mais importante da TV americana, essa série deveria ser um guia obrigatório de estudo para pessoas que trabalham em ambientes corporativos.

Temas recorrentes na trama são facilmente identificados na dinâmica de trabalho atual, como a disputa pelo sucesso, o roubo de ideias e créditos por colegas de trabalho, as estratégias do dia-a-dia e a ética profissional.

House of Cards para empresas

Ela é estrelada por Kevin Spacey como Frank Underwood, um impiedoso e ambicioso político que almeja um alto cargo público em Washington, D.C. Depois de ter seu prometido cargo de Secretário de Estado entregue a outra pessoa, o deputado arma uma grande trama para se vingar e conquistar tudo o que deseja. A história é uma adaptação do romance homônimo escrito por Michael Dobbs e da minissérie britânica criada por Andrew Davies.

Analisando a fundo o personagem principal de Kevin Spacey e suas frases marcantes, podemos aprender muito sobre como se comportar e principalmente sobre o que não fazer  quando estivermos lutando pelo nosso espaço e reconhecimento dentro de uma organização.

 

Influência

A influência é uma habilidade importante, notada mais claramente nos políticos. É importante saber influenciar para que as pessoas façam coisas por você sem que precisem ser ordenadas. É o famoso poder de convencimento, que engaja as pessoas em prol de um projeto ou objetivo.

Citação de  Frank Underwood

“Você não pode comprar lealdade, Raymond. Não o tipo que eu tenho em mente. Se você deseja merecer minha lealdade, você precisa me oferecer a sua.”

 

Tenha uma estratégia

O objetivo de Francis é ser vice-presidente da República. Para chegar lá, ele arquiteta planos constantemente. É importante ter a visão geral e específica da sua organização, para saber onde você está pisando, com quem está lidando e planejar com ética suas atitudes. Só tome decisões depois de analisar bem o cenário e revise o tempo todo.

Citações de Raymond Tusk

“Decisões baseadas em emoção não são decisões. São instintos. Que podem ter valor. O racional e o irracional se complementam. Isolados, eles são bem menos poderosos.”

“Eu venci neste distrito onze vezes. Você acha que é apenas sorte e um aperto de mão firme?”

 

Reúna seus aliados

Em todos os episódios, Francis sempre recorre às pessoas que lhe dão apoio. No trabalho, esses contatos são responsáveis por trazer informações relevantes, facilitar o acesso em áreas às quais não se tem acesso e ajudar a atingir suas metas.

Citações de Raymond Tusk

“Talvez eu tenha pressionado demais, o que é preocupante. Os amigos criam os piores inimigos.”

“Quando o golpe é assim tão grande, todos os aliados entram na fila.”

“Tenho tolerância zero para traição.”

 

Ofereça favores

Agradar às pessoas é essencial para quebrar resistências. É importante ouvir a opinião das pessoas para elas se sentirem importantes. Dê visibilidade aos seus colegas de trabalho à pessoa, apresentando- lhe bons contatos e sendo uma fonte de informação.

Citações de Francis (Frank) Underwood

“A generosidade é uma forma de poder, Zoe.”

Assista o trailer para se animar e não perca as importantes lições de House of Cards

A equipe de Redação da Ambra é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.