O que você precisa saber antes de iniciar o curso de administração de empresas?

curso de administração de empresas

Historicamente, o curso de administração de empresas figura entre as dez graduações mais procuradas por estudantes. O leque de possibilidades de atuação profissional que essa formação oferece está entre os maiores atrativos para quem opta pelo curso.

Esta grande procura é registrada a cada ano pelo Censo do Ensino Superior, que, em 2015, contabilizou 8.033.574 alunos matriculados no Ensino Superior, sendo que, destes, 766.859 estão matriculados nos cursos de administração de empresas espalhados pelo Brasil.

O número representa 9,6% do total de matriculas, tornando o curso o segundo mais procurado – perdendo pela diferença de um ponto percentual para o Direito, que é o mais visado por quem pretende começar uma faculdade.

Embora, no Brasil, a procura seja grande, o número de pessoas que chegam a concluir o curso é bem menor, ficando na faixa de aproximadamente 100 mil alunos por ano.

Os números brasileiros parecem grandes, mas são bem pequenos quando se observa o número de mais de 350 mil graduados em Business anualmente nos Estados Unidos da América. Os cursos na área de business dos EUA correspondem a 25% dos alunos do ensino superior americano.

A disparidade dos números de quem começa e de quem conclui o curso dá-se, sobretudo, pela falta de conhecimento sobre o que realmente é a administração de empresas, preocupação que deveria existir antes mesmo de o jovem prestar vestibular.

Para ajudá-lo a fazer uma escolha segura e confiante, preparamos, a seguir, algumas dicas do que é necessário avaliar antes de iniciar um curso de administração de empresas e de como escolher a instituição de ensino para a sua formação. Confira!

1. O objetivo ao estudar administração de empresas ou gestão

Estas são as primeiras perguntas que você deve se fazer antes de se inscrever no curso: Eu quero administração de empresas? Por que seguir essa carreira?

Se você pretende montar o próprio negócio, ou tem uma empresa de família para gerenciar, por exemplo, este pode ser o caminho certo para a sua qualificação. Da mesma forma, se você está optando por esta formação porque tem talento e interesse em áreas como, marketing, recursos humanos, planejamento financeiro e contabilidade, provavelmente terá afinidade com o curso de administração de empresas.

O administrador é o profissional que gerencia os recursos humanos, materiais e financeiros das empresas e é comum também que o formando opte pelo caminho do empreendedorismo. Avalie quais são suas expectativas profissionais e de carreira e veja se o curso de administração de empresas pode ajudá-lo a alcançá-las. Ao longo do curso, tenha sempre suas metas em mente a fim de direcionar quais experiências acadêmicas o ajudarão a atingi-las.

O curso de administração de empresas é bastante versátil e está disponível na habilitação de bacharelado. Há opções de formação presencial, semipresencial e EaD. Ele, comumente, possui duração de quatro anos, como tantos outros, e é próprio para pessoas com vocação para gestão e, também, com habilidade para trabalhar em grupo.

2. Conheça o que você vai estudar

Por ser um curso bastante versátil, e que oferece muitas opções de atuação no mercado de trabalho, ele também conta com um currículo bem variado. A formação geralmente inicia com disciplinas mais abrangentes e próprias para formar um bom administrador ou gestor.

Há muitas cadeiras envolvendo cálculo, estatística, informática, psicologia, liderança e matérias relacionadas à gestão de empresas, todas visando fornecer uma formação completa aos futuros administradores.

Ao longo do curso, é comum que as disciplinas se tornam mais específicas e que os alunos se dividam nas áreas de maior afinidade – embora haja instituições que não adotem essa prática, formando alunos multiespecialistas.

Cabe ressaltar que você vai precisar organizar os seus estudos para obter bons resultados, uma vez que, durante o curso, vai haver bastante material para estudar e trabalhos teóricos e práticos para executar. Assim como nas demais graduações, há a exigência da realização de um trabalho de conclusão, e algumas universidades também preveem um período mínimo de estágio obrigatório.

3. Selecione bem a faculdade

Hoje, o curso de administração de empresas é oferecido em várias universidades brasileiras e estrangeiras, em diversos formatos e com enfoques e modos de suporte ao aluno distintos. Por isso, tão importante quanto escolher o curso certo é optar pela melhor faculdade para realizar sua formação.

Primeiramente, você deve verificar se a faculdade está bem avaliada pelo MEC. Se for internacional, certifique-se de que ela possua credenciamento e reconhecimento do governo local.

Depois, analise e compare bem as bases curriculares e a proposta de ensino das instituições. Basicamente, elas devem oferecer noções de contabilidade, direito empresarial, economia, gestão de custos e preços, marketing, direito do trabalho e tributário, gestão estratégica, matemática simples e financeira, teoria do conhecimento, estrutura e processos organizacionais, pesquisa operacional, probabilidade e estatística, gestão estratégica de pessoas, financeira e logística.

Avalie com cuidado se a instituição oferece foco no aluno, se há um suporte presencial ou online sempre disponível, se sua estrutura é moderna. Conversar com outros alunos e buscar depoimentos de ex-estudantes também pode ajudar a tirar suas dúvidas sobre a faculdade.

4. Verifique a formação dos professores: eles são especialistas?

Por ser um curso muito procurado, e ter diversas opções disponíveis no mercado, é possível avaliar e escolher o mais qualificado e aderente às suas necessidades. Para ter uma boa formação, não basta apenas uma boa base curricular, é preciso que a mão de obra também seja qualificada.

Para lecionar em um curso de ensino superior, o profissional deve ter, no mínimo, um curso de Pós-Graduação Lato Sensu. Algumas universidades só aceitam professores que tenham doutorado, e, para outras, o mestrado é suficiente. Observe o currículo dos professores e de que forma eles têm atuado no mercado. É muito importante que o professor possa trazer para sala de aula experiências reais de forma que o aluno consiga, efetivamente, sair da universidade capacitado para a realidade que encontrará no mercado.

Depois de decidir se você tem vocação para administração de empresas e escolher a faculdade mais conceituada e com os melhores professores, é a hora de baixar a cabeça e estudar, se preparar para ser um estudante que irá se tornar um empresário de sucesso, sabendo aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho.

Há quem diga que apenas estuda administração de empresas quem não sabia qual curso escolher na hora de entrar na faculdade. Não torne essa sua realidade. Avalie seus objetivos profissionais e as opções de formação antes de se inscrever no curso. Para ser bem-sucedido em qualquer graduação, é preciso segurança e motivação. Tome uma decisão embasada e consciente ao escolher o curso de administração de empresas e opte por uma faculdade que forneça os subsídios e recursos necessários para ajudá-lo a conquistar suas metas.

Você está pensando em fazer um curso de administração de empresas? Tem alguma dúvida sobre o que é necessário para iniciar sua formação? Deixe sua mensagem nos comentários!

am_cta_ebook10_admempresas

Avaliação dos leitores
[Média: 0]