Inovação empresarial para sobreviver no mercado

inovação-empresarial

Hoje em dia, a inovação deixou de ser um diferencial de determinadas organizações.

Ela não é mais algo que destaca a empresa das concorrentes, pois passou a ser uma obrigação para a sobrevivência no mercado.

Ultimamente, ter sucesso no mercado não é uma das tarefas mais fáceis de conquistar. Por isso, é muito importante buscar a inovação empresarial e o desenvolvimento constante da sua organização: esse é um desafio que todo o empresário precisa enfrentar diariamente.

O termo inovação está presente no nosso dia a dia, e é bastante utilizado pelas pessoas e organizações – mas afinal, o que significa?

A inovação pode ser vista como a introdução de algo novo, em qualquer atividade humana. Ela está relacionada com o desenvolvimento humano e a melhoria da qualidade de vida em diversos ambientes e situações.

Nas empresas, isso não é diferente, pois inovar significa introduzir algo novo ou modificar antigas fórmulas, para que alcançar resultados positivos e conseguir melhorar tanto a capacidade da empresa quanto o convívio humano e as relações dentro dela.

Por isso, cabe a pergunta (que hoje em dia é fundamental): o que você tem feito para gerar inovação empresarial em seu negócio?

Uma empresa bem desenvolvida e competitiva deve ter como característica a inovação empresarial para ter a possibilidade de criar novos mercados, rápida expansão produtiva e, claro, o crescimento econômico tão desejado.

Isso garante tanto a estabilidade financeira da organização quanto a sua sobrevivência perante seus concorrentes, aumenta a sua longevidade e possibilita a criação de diferenciais competitivos para seu negócio.

Os gestores que percebem que a competitividade das empresas não fica apenas na excelência do desempenho ou na comparação de quem tem o melhor produto são aqueles que fazem a diferença. Isso possibilita a capacidade de desenvolver novos processos sistemáticos (para melhorar os processos já implantados), garantindo a sobrevivência do seu negócio.

Dessa forma, você, como gestor, deve estar aberto à inovação empresarial e às suas possibilidades, garantindo o futuro da sua empresa.

A sua atuação deve favorecer as inovações, fazendo delas fatores importantes para o desenvolvimento e a evolução do negócio. Quer saber como? Acompanhe.

O desafio da inovação empresarial

Para muitos empreendedores e gestores de empresas, a mudança ainda não é vista com bons olhos, afinal, existe aquele pensamento comum: “para que mudar algo que está funcionando?”.

No entanto, como as mudanças no cenário brasileiro e mundial são constantes, quem ficar estagnado terá maiores possibilidade de ser passado para trás.

É interessante que você pense na administração da sua empresa como algo a ser desenvolvido e modificando constantemente. Afinal, não existem fórmulas prontas e regras a serem seguidas para fazer com que a sua organização seja realmente diferente das demais e continue sobrevivendo no mercado.

Cada empresa tem as suas particularidades e desafios. Dessa forma, é fundamental que você consiga compreender quais são esses eles para encontrar soluções inovadoras.

Além de encontrar uma forma de utilizar a inovação empresarial para melhorar alguns processos já existentes na empresa, seja para facilitar ou para agilizá-los (afinal, tempo de produção é dinheiro, certo?), o gestor precisa contribuir ativamente para trazer o diferencial para a sua empresa e, principalmente, dar liberdade para que seus colaboradores encontrem novas formas de realizar o seu trabalho, otimizando tempo e recursos organizacionais.

A importância do gestor para a inovação empresarial

Os gestores podem ser vistos como peças fundamentais para o desenvolvimento da organização. Logo, uma empresa com gestores focados na inovação empresarial, consequentemente, terão uma organização inovadora.

Além disso, cabe ao gestor conhecer a fundo os projetos em andamento, os recursos físicos, humanos e financeiros a fim de identificar melhores formas de alocá-los. Isso também é inovação empresarial.

Cabe a ele, ainda, conhecer os conceitos teóricos sobre a administração de empresas, os utilizando para desempenhar um bom papel e adequar a teoria à prática do seu dia a dia, garantindo, assim, maior probabilidade de sucesso. Dessa forma, uma boa base teórica em administração pode ajudar a promover a inovação empresarial e gerar novas perspectivas de mercado.

As habilidades técnicas, juntamente com o conhecimento teórico, se tornam recursos fundamentais para gerar a inovação empresarial, possibilitando melhores resultados e aproveitamento de novas oportunidades de mercado.

Inovação empresarial: uma escolha ou uma obrigação?

O tempo em que a inovação empresarial era algo que apenas dava destaque para a organização já passou. Atualmente, as empresas que não buscam pela inovação ficam obsoletas e morrem no meio do caminho.

Por isso, para conseguir manter a organização competitiva no mercado, prosperando e se desenvolvendo, os gestores precisam buscar atualizações constantes, ficar de olho nas mudanças do mercado e do comportamento do consumidor (se adequando a ele) para continuar no jogo.

Quando o gestor inova, ele acaba agregando valor ao produto da empresa, entregando o que o consumidor precisa e deseja consumir.

A forma tradicional de gestão é muito útil quando as condições do mercado são certas. No entanto, atualmente, não há mais essa segurança e certeza em relação ao mercado. Nesse sentido, a inovação passa a ser a forma que as empresas encontraram para continuar suprindo as demandas, evitando os prejuízos.

É muito interessante que você, como gestor, tenha em mente sempre haverá uma maneira de modificar e melhorar o que já está instituído.

Quando você percebe que as empresas que pretendem ter longevidade no mercado precisam se adequar às novas realidades, principalmente nos momentos de incertezas, descobre o quão importante é a inovação empresarial.

Atualmente, o preço deixou de ser o diferencial e a qualidade se tornou uma obrigação comum nas organizações, fazendo com que seja preciso inovar em todos os aspectos para garantir espaço no mercado e nas escolhas dos clientes.

O processo de inovação empresarial

A inovação empresarial se dá como um processo, e existem diversos aspectos que podem ser modificados e implementados em uma empresa para que ela consiga se manter competitiva no mercado.

Dessa forma, temos vários tipos de inovação. Dentre eles, podemos destacar dentre os mais importantes:

Inovação de produtos

O processo de inovação de produtos, que ocorre com a modificação nos atributos de determinados itens, alterando, também, a forma como eles são recebidos pelos consumidores.

Um exemplo seriam os carros com câmbio automático, que agregam valor a um mesmo produto, proporcionando a valorização dele e a percepção, por parte dos consumidores, de ter “maiores vantagens”.

Inovação nos processos

Além dos produtos, é possível, também, inovar nos processos. Isso significa modificar o processo de produção de determinado produto ou serviço, que pode não gerar impacto no produto final, mas traz benefícios neste estágio, como maior produtividade a menores custos.

Inovação no modelo de negócios

É possível, também, que a empresa foque na inovação do modelo de negócios. Isso significa modificar a forma como um produto ou serviço é oferecido no mercado, mudando a forma de como ele é levado a esse mercado consumidor, mas não alterando o produto em si ou o seu processo de produção.

Inovação incremental

A organização pode focar na inovação incremental, que significa ter melhorias contínuas em relação aos produtos ou à própria linha de produção. Essas mudanças representam avanços nos benefícios percebidos pelo consumidor e não trazem tantas modificações na forma como o produto é consumido ou no próprio modelo de negócios.

Inovação disruptiva

Em alguns casos, é preciso que ocorra uma inovação radical dentro da empresa. Essa é a inovação disruptiva, que faz com que haja uma mudança drástica na maneira como o produto ou serviço é consumido, trazendo um novo paradigma ao segmento de mercado, mudando, também, o modelo de negócio vigente.

Em alguns casos, somente esse último tipo de inovação pode salvar uma empresa, principalmente quando ocorre uma mudança muito grande no mercado consumidor. Um exemplo que pode ser dado é o da indústria dos CDs, que foi substituída pelas mídias digitais, como o MP3.

As empresas que não se adequaram a essas novas exigências por parte do consumidor não conseguiram sobreviver e se manter competitivas no mercado.

Os benefícios da inovação empresarial

Conhecer os benefícios da inovação empresarial também é uma ótima maneira de perceber o quão importante ela é para o futuro da organização. Dessa forma, a empresa poderá encontrar novas maneiras de inovar e alcançar esses benefícios.

De modo geral, podemos afirmar que a inovação empresarial é capaz de gerar vantagens competitivas no médio e no longo prazo, sendo fundamental para a sobrevivência da organização em um mercado que conta com cada vez mais players.

Além disso, com a inovação se torna possível agregar valor aos produtos já existentes, como também encontrar novos mercados, possibilitando um aumento significativo de receita. Com isso, o valor da marca irá crescer consideravelmente.

As vantagens de inovação empresarial não ficam apenas para a organização. Afinal, uma empresa que se destaca das demais cresce e oferece mais possibilidade de emprego, utiliza mais recursos de fora e possibilita a criação de novos mercados. Ou seja, ela afeta positivamente o ambiente e a comunidade em que está inserida.

Quando o gestor está focado na inovação empresarial, além de obter benefícios para a empresa, ele também os conquista para todos os envolvidos, garantindo a longevidade do empreendimento.

Portanto, a inovação empresarial se tornou uma obrigação para as organizações. E, para isso, o gestor precisa participar ativamente desse processo e motivar sua equipe para que também se engaje nesse movimento.

Quando mais inovação você for capaz de trazer para a sua empresa, maiores serão as possibilidades de ela continuar se desenvolvendo e sobreviver no mercado competitivo (e incerto) atual.

Que tal se preparar para isso? Na Ambra, você encontra a qualificação ideal para melhorar seus conhecimentos em administração de empresas e liderar o processo de inovação empresarial na sua organização.

A Ambra (American College of Brazilian Studies) é uma instituição de ensino em português devidamente credenciada nos Estados Unidos da América. Cada um dos cursos da Ambra é reconhecido e fiscalizado quanto à sua qualidade pelo Departamento de Educação da Flórida. Com esse nível de credenciamento, o diploma dos estudantes da Ambra tem validade nos EUA.

A instituição também é membro da Florida Association of Postsecondary Schools and Colleges, uma associação que reúne escolas e faculdades e forma mais de 250 mil alunos por ano, em mais de 200 campos de atuação.

Os cursos oferecidos pela Ambra podem ser feitos totalmente online: as aulas são ao vivo e possuem horários marcados. Caso o aluno não possa comparecer, a gravação fica disponível durante todo o período letivo. As avaliações orais, os debates em grupo, as tarefas, os trabalhos e questionários também são realizados via internet.

Todos os professores possuem, no mínimo, mestrado ou doutorado, e atuam de forma individualizada e próxima de cada aluno, como se fossem particulares, o que maximiza seu aprendizado e a aplicabilidade dos conceitos estudados.

E você, como lida com a inovação na sua empresa? Caso tenha alguma dúvida ou dica sobre esse tema, deixe o seu comentário. Se quiser saber mais sobre nossos cursos, entre em contato conosco!