Justificativa para ser Aluno Especial de Mestrado

Começar um Mestrado é uma decisão complexa e um dos melhores caminhos é ingressar como Aluno Especial de Mestrado. Você que deseja conhecer um mestrado pode ter uma boa justificativa para ser aluno especial de mestrado.

Ingressar é um mestrado é um compromisso longo que você firma com a Universidade e com o Corpo Docente do Mestrado por um período médio de 2 anos.

É sempre imporante lembrar que Mestrado é um pós-graduação Stricto Sensu que demandará mais tempo, mais empenho e mais dedicação do que uma especialização.

Antes de explicar a real justificativa para fazer mestrado como aluno especial, vamos falar esse tipo de estudante de mestrado e também sobre o estudante regular de mestrado.

O que é um mestrando?

O estudante regular de mestrado, mestrando, é uma pessoa que participou do processo seletivo de um Programa de Mestrado Acadêmico ou Profissional, foi aceito e efetivamente ingressou no Mestrado.

A diferença entre o mestrando e o aluno especial é que o primeiro tem o compromisso de buscar concluir o mestrado.

O que é um aluno especial de mestrado?

O aluno especial de mestrado é uma pessoa que está cursando uma disciplina isoladamente como estudante não-regular.

Normalmente, o aluno especial cursa uma ou várias disciplinas e essas podem ser futuramente aproveitas quando o aluno especial realmente ingressar no mestrado passando pelo ritual tradicional:

  1. Inscrição no processo seletivo
  2. Projeto de pesquisa ou memorial
  3. Entrevista
  4. Aprovação

Agora, você já se perguntou por qual motivo uma pessoa deveria começar um mestrado como aluno especial?

Justificativa para ser Aluno Especial de Mestrado

O principal motivo para ingressar como aluno especial é a pessoa buscar verificar na prática se o mestrado vai encaixar em sua vida pessoal e profissional.

Atualmente, muitos profissionais buscam mestrados para ampliarem seu conhecimento avançado e crescerem profissionalmente e esses precisam ter certeza de que o mestrado terá valor e agregará em suas carreiras antes de “firmar o compromisso” de concluir o curso.

O caminho de aluno especial tem muitas vantagens como:

  1. reduz o investimento financeiro inicial
  2. amplia o tempo para conclusão do mestrado
  3. possibilita conhecer de verdade o mestrado
  4. reduz a necesside de compromisso de longo prazo
  5. possibilita ampliar o conhecimento em área específica
  6. menor compromisso financeiro

Está começando a fazer sentido ingressar em mestrado de forma não-regular? Se sim, leia mais sobre aluno especial de mestrado.