Home Administração Lições para administradores

Lições para administradores

0
Lições para administradores

Algumas lições para administradores podem ser tiradas da vida de Bill Gates. O Windows, Word e Excel estão tão presentes no nosso dia a dia que nem paramos para pensar na proporção que Bill Gates alcançou com a Microsoft. Empreendedor nato, ele criou a Microsoft quando ainda estudava em Havard e decidiu seguir sua vocação para os negócios ao abrir sua empresa.

O crescimento da empresa foi tão rápido quanto implacável. Em vez de apenas desenvolver linguagens de programação, a Microsoft passou a ser uma companhia diversificada e produzia tudo. A gigante da tecnologia e informática é a detentora da maior fatia de computadores espalhados no mundo. A cada 10 pessoas, pelo menos sete usam o sistema.

Uma das marcas de sucesso de Bill Gates de onde podemos tirar lições para administradores está em aproveitar as oportunidades que aparecem e se preocupar com todos os detalhes, não deixando de lado áreas como logística, distribuição, marketing e comercial. Todo esse sucesso fez com que Gates ficasse classificado regularmente como a pessoa mais rica do mundo.

Gates, assim como a Microsoft, se transformou em um ícone muito odiado por alguns e amado por outros. Contudo, todos admitem que ele deixou um legado singular de como administrar uma empresa. Abaixo, listamos algumas lições para administradores que podemos aprender com Bill Gates.

  • Fale a linguagem. Gates falava a linguagem dos programadores. Isso é um de seus triunfos como líder. A proximidade com os funcionários e técnicos inspira o profissionalismo e competência.
  • Esteja no lugar certo na hora certa. Criticada por roubar ideias, a Microsoft reconhece o potencial das ideias e as comercializa. Antenado, Gates aproveita uma oportunidade, potencializa e alavanca o negócio.
  • Contrate gente muito inteligente. Gates sempre procurou as melhores mentes. Ele sabia que ter uma equipe vencedora seria fundamental para obter sucesso.
  • Mantenha a sensação de uma companhia pequena. No início da evolução da Microsoft, Gates chegou à conclusão de que o melhor software era criado por pequenos grupos de desenvolvedores. A ideia dele sempre foi valorizar cada equipe para que rendessem mais.
  • Seja apaixonado pelo que faz. O grande combustível para a Microsoft foi a paixão pela companhia e por cada serviço e produto criado.

PBA em Business Administration

Para ajudar você a exercer um cargo de liderança, confira o curso o PBA em Business Administration (ou Administração de Empresas). Esse curso é indicado para graduados que estão iniciando na carreira de gerência ou profissionais que já atuam e desejam se desenvolver nesta carreira e ainda, profissionais que possuem sua própria empresa. Por isso, no curso os alunos podem optar em se concentrar em Gestão Estratégica ou Empreendedorismo.

No site dos Administradores você encontra a matéria completa sobre a história de Bill Gates e suas lições para administradores.