Conheça 10 dos líderes mundiais mais famosos da história

A capacidade de influenciar e mobilizar pessoas em prol de um objetivo comum é o que diferencia um grande líder de um chefe comum. Por isso, quem deseja obter destaque em um papel de liderança precisa trabalhar tal habilidade. Uma das melhores formas de fazer isso é seguindo os passos de grandes líderes mundiais.

Confira nossa lista, com 10 personalidades que se destacaram historicamente pela sensacional disposição de liderar:

1. Joana D’arc

Personagem marcante da história francesa, destacou-se na luta contra a Inglaterra durante a Guerra dos Cem Anos. Quebrou paradigmas ao vestir-se de homem e entrar para o exército francês. Como militar comandou tropas, venceu batalhas importantes e ganhou o reconhecimento do rei Carlos VII — o que provocou inveja de outros líderes militares da França. Apesar de seu fim trágico, acusada injustamente de feitiçaria, Joana foi canonizada em 1920.

2. Abraham Lincoln

Reconhecido historicamente como um dos maiores presidentes dos Estados Unidos, Lincoln teve a coragem de abolir a escravidão no país e administrou bem os EUA durante a Guerra Civil, entre 1861 e 1865. Com pensamentos à frente de seu tempo, Lincoln também foi responsável por modernizar a economia do país.

3. Martin Luther King

“Eu tenho um sonho”, esta é a afirmação mais significativa desse grande líder americano. O pastor protestante e ativista político foi um dos maiores nomes da luta pela igualdade social nos EUA e ganhou reconhecimento no mundo todo. Em 1964, recebeu o Prêmio Nobel da Paz por combater a desigualdade racial sem violência.

4. Pratibha Patil

Outra mulher pioneira que figura entre os maiores líderes mundiais, Patil tornou-se a primeira presidenta da Índia e ocupou o cargo mais alto do país de 2007 a 2012. Antes disso, ela já tinha mostrado sua força e competência sendo governadora de um dos estados indianos mais relevantes, o Rajastão.

5. Walt Disney

Criou um legado tão grande e forte que seu parque foi inaugurado depois de sua morte e permanece até hoje como uma das maiores atrações mundiais. O segredo do sucesso da sua organização está no foco: estabelecer e preservar o senso de pertencimento, assegurando a satisfação de clientes e colaboradores.

6. Mahatma Gandhi

Conquistou a independência da Índia, influenciando mais de 350 milhões de pessoas em uma não-guerra. Foram 20 anos de revolução pacífica, na qual Gandhi foi a voz do povo e conseguiu mobilizar líderes de outros países, usando seus ideais de paz, justiça, igualdade e vida natural. Seus ensinamentos são seguidos por milhares de pessoas em todo o planeta até hoje.

7. Ellen Johnson Sirleaf

Eleita, em 2005, como presidente da Libéria, Ellen Sirleaf deu um grande passo, ao ser a primeira mulher a assumir uma presidência em toda a África. Economista formada em Harvard, exerceu funções nas Nações Unidas e no Banco Mundial. Conhecida como “Dama de ferro”, Ellen luta bravamente contra a corrupção e recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 2011.

8. Nelson Mandela

Guerreiro da luta pela liberdade, Mandela é o grande nome do movimento antiapartheid e batalhou pelos direitos de todo o continente africano. Por dedicar sua vida aos direitos humanos, tornou-se um ícone internacional na defesa das causas humanitárias e recebeu o prêmio Nobel da Paz, em 1993. Procurava sempre elevar sua equipe diante das conquistas e tomava a frente em momentos de perigo.

9. Steve Jobs

O fundador da Apple mostrou que a cultura organizacional é o ponto-chave para o sucesso de uma empresa e que gostar daquilo que se faz é o primeiro passo para fazer com excelência. Com sua criatividade e liderança aguçadas, revolucionou a indústria de computadores pessoais e outros segmentos como música, filmes de animação e telefonia.

10. Angela Merkel

Reconhecida por sua austeridade e apontada como uma das mulheres mais poderosas do mundo, a chanceler alemã passou por dificuldades para se impor como líder, mas conquistou espaço e credibilidade em todo o mundo. Foi a primeira mulher e a primeira representante da Alemanha Oriental eleita pelo parlamento.

Agora que você conferiu alguns dos líderes mundiais mais famosos da história, inspire-se e construa uma liderança fantástica em seu trabalho. Mas lembre-se: um líder não conquista nada sozinho. Então divida seu conhecimento com sua equipe compartilhando esse artigo nas redes sociais.

SHARE
Previous articleConferência de Abertura do Mestrado Acadêmico em Ciências Jurídicas
Next articleVeja como atingir o sucesso empresarial
Engenheiro por formação e educador por paixão. Tenho a educação como paixão pessoal e profissional, por gostar de estar sempre ensinando e aprendendo. Estou sempre disposto a ouvir pontos de vistas e argumentar sobre diversos assuntos. Como hobbies, gosto de jogar poker e conversar sobre investimento e finanças pessoais.