Home Administração Livro para administração: A Meta

Livro para administração: A Meta

2

 

A Meta, de Eliyahu Goldratt é um livro para administração que  traz aos leitores os princípios de funcionamento de uma indústria. Escrito em forma de romance, o autor questiona o porquê do funcionamento padrão de determinadas empresas, mesmo isso acarretando em atrasos na produção e baixa receita.

É um livro para administração, mas também para contadores, economistas e estudantes, de modo a estimular estes últimos a raciocinar de forma lógica.

O livro apresenta uma teoria, chamada “Teoria das Restrições”, totalmente produzida através de senso comum, que é apresentada por um ex-professor de Alex, o protagonista da história. Esta teoria leva a um grande desafio que é quebrar antigos paradigmas ou tábuas sagradas, como se referem os personagens.

A forma como o livro foi escrito atrai o leitor, fazendo-o se sentir o personagem e ir descobrindo aos poucos o significado das perguntas e da teoria em si. O livro se mostra de importante valor para as pessoas que administram empresas ou outros segmentos de mercado, e até mesmo para gerenciar a vida pessoal. Segundo o autor, o que é necessário é a coragem de encarar inconsistências e evitar fugir delas só porque é desta maneira que sempre fizemos.

Eliyahu Goldratt é um educador pertinaz que está mudando o conceito gerencial nas empresas ocidentais. Os conceitos contidos no Gerenciamento das Restrições já são utilizados atualmente por inúmeras organizações industriais.

O autor cita em sua introdução: “Se eu conseguir com este livro, mudar de alguma maneira sua percepção sobre ciência e educação, esta será minha verdadeira recompensa.” De fato, após ler este livro, a visão de como deve ser a educação, bem como a de conceitos científicos, se tornam mais claros e muitas vezes mudam.

Nesse post, apresentamos outro livro para administradores.