10 livros que ajudam a recuperar sua motivação para o trabalho

Salário abaixo da expectativa, clima pesado na empresa e falta de reconhecimento. Estes são alguns dos principais vilões para que um profissional se mantenha motivado. Mas mais do que isso, a falta de perspectiva de crescimento e problemas no ambiente de trabalho podem minar a motivação para o trabalho.

Existem vários livros disponíveis no mercado com o objetivo de auxiliar os profissionais que passam por esses e outros problemas. Confira 3 deles:

motivação para o trabalho1 – “A Bíblia de Vendas”, de Jeffrey Gitomer

Consagrado como o melhor livro de vendas já publicado, este best-seller tem ajudado centenas de milhares de pessoas a enfrentar e resolver os desafios de vendas. A nova edição atualizada inclui os 10,5 Mandamentos do Sucesso em Vendas de Jeffrey Gitomer.

O livro tornou-se um clássico no mercado editorial mundial e tem sido considerado best-seller por mais de uma década. Baseado nos princípios da educação e treinamento em venda, com resultados comprovados, proporciona, por meio de conceitos e informações práticas, conhecimentos necessários para atingir metas e resultados almejados.

motivação para o trabalho2 – “Motivação 3.0”, de Daniel H. Pink

Muitas empresas continuam usando recursos como aumento, promoção ou punição para motivar seus funcionários, modelo usado e frequentemente bem-sucedido no século passado.

Em Motivação 3.0, Daniel Pink nos prova que a motivação à base de recompensas e punições já não é mais eficiente.

Os fatores motivacionais vêm de dentro de cada um de nós. É o legado que deixaremos no mundo e nosso nível de satisfação pessoal e profissional que nos fazem buscar um melhor desempenho e resultado no que nos propomos a fazer.

O livro ensinará aos gestores a usar de forma eficaz esses novos princípios que configuram o avanço e o passo à frente no que se refere à motivação do século XXI.

motivação para o trabalho3 – “Nós Queremos que Você Fique Rico”, de Robert T. Kiyosaki e Donald Trump

Trump e Kiyosaki não dirão em que você deve investir, mas contarão o que pensam a respeito do dinheiro, dos negócios e dos investimentos. Segundo eles, uma das definições de liderança financeira é visão.

Este livro fala exatamente sobre essa visão, observando o que a maioria das pessoas não consegue através dos olhos de dois vencedores (e, por vezes, perdedores também) no jogo do dinheiro.

‘Nós queremos que você fique rico’ é um livro que, com um texto leve, trará novos insights sobre como melhorar seu futuro financeiro e tornar-se rico.

A arte de fazer acontecer4. Getting things done: a arte de fazer acontecer, de David Allen

O livro de David Allen não traz respostas fáceis, mas uma abordagem confiável e executável de como desenvolver o seu sistema de organização pessoal.

O autor trabalha com conceitos universais extraídos do senso comum, mas que façam sentido para cada pessoa, afinal, o conceito de organização é variável de indivíduo para indivíduo.

O sucesso, diz David, depende de dois ingredientes: controle e perspectiva. Isso faz com que o método seja aplicável para a pessoa que busca ascensão na vida profissional ou para quem quer organizar um jantar impecável.

5. Em busca de sentido, de Vitor Frankl

Vitor Frankl era um psiquiatra austríaco que passou algum tempo como prisioneiro em Auschwitz durante o holocausto nazista.

No livro, o autor narra a sua experiência e nos apresenta o método psicanalítico idealizado e criado por ele: a logoterapia.

Vitor diz que, no campo de concentração, as pessoas que tinham um sentido de vida eram as que mais possuíam a capacidade de sobreviver.

Por isso, perguntar a si, saber responder qual é o nosso propósito de vida e se temos alguma missão a cumprir é tão importante para nossa motivação para o trabalho.

6. O líder 360 graus, de John C. Maxwell

A nomenclatura utilizada pelo autor parte do princípio de que um bom líder deve saber liderar para cima, para baixo e para os lados.

Para isso, John dá grande importância aos líderes do escalão médio das empresas, pois eles não estão muito distantes nem do operacional e nem do estratégico, o que facilita o desenvolvimento da liderança.

Ao longo da narrativa o autor desmistifica o papel do líder, elenca os desafios enfrentados por ele e fala dos princípios da liderança.

7. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, de Steven Covey

O autor do livro acredita que a diferença entre vencer ou fracassar é resultado da prática de determinadas ações até que elas se tornem hábitos.

Portanto, neste livro, Steven elenca sete hábitos que auxiliam na eficiência humana e melhoram a motivação para o trabalho.

8. Desafiando o talento, de Geoff Colvin

O livro desmistifica a ideia de que apenas quem foi agraciado com um Q.I elevado ou um talento nato pode ter sucesso no trabalho.

O autor faz o contraponto entre essas duas características com o trabalho duro e um desempenho extraordinário para motivar aquelas pessoas que acreditam não conseguir ultrapassar certos limites.

9. Construindo um futuro de sucesso, de Marcia Luz

O livro traz a ideia de que o sucesso não é uma questão de sorte, mas sim o resultado de uma construção focada e decidida.

Para embasar a sua teoria, a autora contou com a participação de diversos nomes bem-sucedidos que conseguiram mudar a sua história, como Oscar Schmidt e Ana Maria Braga.

10. Peixe! Como motivar e gerar resultados, de Stephen Lundin

O livro narra a história de uma gestora que busca motivar um setor de sua empresa em que os trabalhadores são tão desmotivados que o local é comparado a um lixo tóxico.

O autor elenca diversas formas de como aumentar a própria motivação para o trabalho e também o de seus colaboradores.

Já leu algum destes livros para aumentar a sua motivação no trabalho? Se gostou das nossas dicas, compartilhe este texto com os seus amigos e ajude-os também.

SHARE
Previous articleConheça a Ambra College
Next articleEmpreendedorismo no mundo

A equipe de Redação da Ambra é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.