Home Administração 5 livros que todo empreendedor deveria ler

5 livros que todo empreendedor deveria ler

0
5 livros que todo empreendedor deveria ler

O empreendedor precisa aprender sobre vários temas relacionados ao empreendedorimos como gestão, inovação, liderança, estratégia, vendas, marketing, etc. São tantos temas que fica difícil listar todos.

Livros são verdadeiros transmissores de lições, difusores do conhecimento decorrente das mais diversas experiências de vida. Pensando nisso, confira a lista de 5 livros que todo empreendedor deveria ler abaixo:

1 – “Fora de Série – Outliers”, de Malcolm Gladwell

livros que todo empreendedor deveria lerBaseando-se na história de celebridades como Bill Gates, The Beatles e Mozart, o autor Malcolm Gladwell mostra que ninguém se faz sozinho. Todos os que se destacam por uma atuação fenomenal são, invariavelmente, pessoas que se beneficiaram de oportunidades incríveis, vantagens ocultas e heranças culturais. Tiveram a chance de aprender, trabalhar duro e interagir com o mundo de uma forma singular. Esses são os indivíduos fora de série – os outliers.

Para Gladwell, mais importante do que entender como são essas pessoas é saber qual é sua cultura, a época em que nasceram, quem são seus amigos, sua família e o local de origem de seus antepassados, pois tudo isso exerce um impacto fundamental no padrão de qualidade das realizações humanas. E ele menciona a história de sua própria família como exemplo.

2 – “Perdendo Minha Virgindade – a Autobiografia”, de Richard Branson.livros que todo empreendedor deveria ler

Em 25 anos de carreira, Richard Branson criou a marca Virgin e montou sob seu guarda-chuva um grupo de companhias com presença global, mas sem sede central, sem hierarquia de comando e com um mínimo de burocracia.

Mestre em aproveitar oportunidades de negócios e em quebrar regras, Richard Branson resume seu ideário em uma frase: desenvolvam a empresa em torno de seus funcionários; não comprem uma empresa pronta, partam do zero; a seguir, sejam os melhores, não os maiores; capturem idéias; e, quinto, rumem para a mudança.

3 – “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, de Dale Carnegie.
livros que todo empreendedor deveria ler

O livro foi escrito com o propósito de ajudar as pessoas a resolver alguns  de seus problemas como se relacionar bem com as pessoas e de influenciá-las na vida cotidiana, nos negócios, no trabalho e nos contatos sociais.

Preocupado em dar um conhecimento adicional de suas experiências aos leitores, Dale Cornegie publicou este livro em 1937, que foi traduzido para quase todos os idiomas. Nele, o autor se preocupa em preencher uma necessidade humana que é aprender a falar eficazmente e preparar-se para dirigir.

4 – “Empresas Feitas para Vencer”, de Jim Collins.livros que todo empreendedor deveria ler

Este livro sugere ao leitor descobrir o que é necessário para transformar o bom em ótimo e fala de como transformar uma boa organização numa organização que gera excelentes resultados sustentáveis. Trata, essencialmente, de uma coisa: os princípios atemporais do processo de transição de boa empresa para grande empresa.

A obra, baseada em uma pesquisa com empresas norte-americananas, procura mostrar quais são os fatores que criam as grandes organizações duradouras de qualquer tipo. O autor aborda a relação entre os valores corporativos e as grandes empresas duradouras.

5 – “Inovação e Espirito Empreendedor Prática e Princípios”, de Peter Drucker.

Para Drucker, a criatividade não depende de inspiração, mas de estudo árduo, de um ato de vontade. Assim como a pesquisa sistemática pode resultar na invenção, também pode – e precisa – haver uma busca premeditada de oportunidades para inovar. Entre os tópicos abordados, destacam-se “A Inovação Deliberada e as Sete Fontes de Oportunidade Inovadora”, “A Idéia Brilhante” e “Os Princípios de Inovação”.

Se você gosta do autor, a gente já deu outra dica de livro dele aqui.

Qual desses você mais gostou?