Como começar a fazer marketing de relacionamento com o cliente em PME’s?

Marketing de relacionamento

As empresas têm enfrentado concorrência maior a cada dia, e, para se diferenciar, muitas estão adotando o Marketing de Relacionamento, que nada mais é do que o conjunto de ações para se relacionar positivamente com o público.

É por meio dessa estratégia que as empresas conseguem atrair novos clientes e manter os que já existem por meio de uma relação mais próxima e de confiança. Dessa forma, os clientes se tornam fãs e depois propagam a marca para a sua rede de contatos.

Nesse artigo, vamos mostrar como usar o marketing de relacionamento a favor das PME’s e falar sobre a importância de ter um atendimento diferenciado. Acompanhe.

O marketing digital a favor do relacionamento

A internet chegou para facilitar a comunicação entre as pessoas e empresas. Por meio do Marketing Digital, é possível promover produtos e serviços e aumentar o reconhecimento da marca no mercado.

Inicialmente, o marketing digital era utilizado apenas pelas grandes organizações, mas, com o passar do tempo, as PME’s perceberam que o custo-benefício dessa estratégia é bastante atraente: mesmo com investimentos relativamente baixos é possível conseguir bons resultados.

Como utilizar o marketing digital nas PME’s

  • E-commerce – Pelas vendas online, você expande o alcance do seu negócio. Com uma produção localizada, é possível entregar para todas as partes do Brasil.
  • Sites – Sites próprios com seus produtos e conteúdo diferenciado podem atrair novos clientes e seguidores. Manter seu site atualizado, com todos os produtos e/ou serviços oferecidos é muito importante. Quando um futuro cliente pesquisa pela sua marca e encontra um site próprio, você consegue passar certa confiança a ele.
  • Utilização de Redes Sociais – Pelas campanhas no Facebook, Twitter e outras redes sociais, as empresas ganham força no mercado. Com conteúdos interessantes, é possível engajar o seu público-alvo. Dessa forma, ele sente que a empresa está aberta para a comunicação por um canal de fácil acesso ao cliente.
  • Cupons de desconto – Algumas empresas desejam aumentar sua clientela em determinados dias da semana, e por isso, disponibilizam cupons de desconto online. Dessa forma, pessoas que nunca foram ao estabelecimento passam a frequentá-lo e podem se tornar clientes habituais.

Nunca pare de estudar seu público e seus perfis

O seu público-alvo é também conhecido no mundo do marketing como “Persona”. Essas personas são formadas por características de pessoas reais, e com essa definição é possível descrever a idade média do público, profissão, o que gosta de fazer no tempo livre e o porquê gostaria de ser cliente da sua PME.

Mas afinal, como se cria uma persona? Ela deve ser baseada em dados reais, incluindo sua localização demográfica, uma história pessoal mostrando quais são suas preocupações reais. O material para criação das personas pode ser encontrado em uma base de dados de clientes ou coletado por meio de pesquisas diretas com o consumidor final. Deve-se prestar atenção em perfis de clientes satisfeitos, mas também é importante notar aqueles que não estão muito felizes com o seu produto. Com isso, você vai saber a percepção que as pessoas sobre o seu produto e/ou serviço, e poderá melhorar os pontos fracos.

Oferecer atendimento personalizado

Todo mundo gosta de ser reconhecido. Para mostrar aos seus clientes como eles são especiais, busque oferecer um atendimento personalizado. Se você tem uma fábrica de bolos, por exemplo, pode colocar um cartão sempre que entregar uma encomenda para alguém. Ele deve conter uma mensagem pessoal, com o nome do seu cliente.

O Nubank é uma das empresas que ficaram famosas por apostar no marketing de relacionamento e atendimento pessoal. Quem já precisou usar o atendimento por telefone do Nubank garante que este é o melhor que já tiveram no setor.

Dentre as ações que já foram promovidas está o caso de uma senhora, que ligou furiosa por ter sido cobrada duas vezes por uma sanduicheira. O atendente estornou o pagamento e ainda enviou uma sanduicheira roxa (cor do Nubank) para pedir desculpas.

Não seja insistente, mas também não desista rápido!

Não é do dia para a noite que as pessoas que acompanham o seu conteúdo vão se tornar consumidores fiéis. Por isso, é necessária muita perseverança. Posts do seu site, blog ou redes sociais devem ter conteúdo de valor e uma continuidade. De nada adianta postar alguns artigos de interesse e passar um mês sem publicar nenhuma novidade.

Tome cuidado com o e-mail marketing. Com sistemas de métricas, é possível verificar a quantidade de e-mails que você está enviando e que tem uma taxa de conversão boa.

Sempre que coletar e-mails e prometer não fazer spam, realmente, não o faça. Além disso, inclua um link para pessoas que quiserem sair da sua lista de destinatários, dessa forma, você não irá perturbar ninguém.

Sabendo a hora certa de parar, dificilmente as pessoas ficarão com impressões negativas sobre a marca. Por isso, analise as informações que você conseguir coletar e as utilize a seu favor.

Lembre seus melhores clientes de que eles são os melhores clientes

Os melhores clientes sempre gostam de ser lembrados. Para isso, crie premiações para os mais fiéis e também programas de fidelidade e pontuações. Quanto mais o cliente comprar na sua empresa, maior o desconto ou o prêmio que ele pode ganhar!

As companhias aéreas, cafés por toda parte e até entregadores de gás estão mantendo programas de fidelidade. Após um número definido de compras, a próxima sai com desconto ou de graça. É claro que o número deve ser bem pensado para que a propaganda não diminua seus lucros. Com o preço bem definido, você ganha com a fidelidade e seu cliente com descontos!

Seja mais do que fornecedor: seja humano e até amigo

Assim como no caso da Nubank, as PME’s que conquistam seus clientes são humanas e entendem o lado do consumidor. Elas se colocam do outro lado, escutam as reclamações e buscam melhorar em todos os pontos.

E somente conhecendo as personas da sua PME e apresentando o conteúdo certo, da forma correta, é que você poderá alavancar as suas vendas com o marketing de relacionamento! Não esqueça de tratar o seu cliente com a importância que ele merece, combinado?

Gostou desse artigo? Conte para nós, nos comentários, como você e sua empresa estão fazendo marketing de relacionamento! Até a próxima. 

am_cta_ebook06_gestaoempresarial