Marketing digital para advogados: como ganhar visibilidade online

Mulher usando o computador

Apesar de ter surgido há um pouco mais de 20 anos, apenas nos últimos anos o marketing digital obteve seu “boom”. A internet revolucionou o modo como as empresas e os profissionais passaram a se comunicar com seus clientes e a divulgar seus produtos e serviços.

O marketing digital para advogados facilita o posicionamento do profissional no mercado, ajuda no networking, tem um custo menor em relação às ações de marketing tradicional, possibilita um melhor entendimento sobre as necessidades dos clientes e ainda é um grande diferencial na área, já que esses tipos de ação ainda são pouco exploradas no ramo.

A seguir vamos mostrar as melhores estratégias de marketing digital para você, advogado, ganhar mais visibilidade on-line. Confira!

Crie um site para o seu escritório

Muitos clientes fazem uma pesquisa prévia na internet antes de comprar um produto ou contratar um serviço, e isso vale também para a contratação de um advogado.

Hoje é muito comum que as pessoas façam pesquisas para encontrar profissionais do ramo. Geralmente essa busca é feita pelo Google, e é aí que entra a importância de ter um site bem elaborado e estruturado: assim fica mais fácil ser encontrado na internet.

Além disso, um site funciona como um importante cartão de visitas on-line. Para tanto, é necessário que sua página tenha um layout “clean” e atraente, com informações importantes do escritório ou do profissional, como currículos, histórico, experiências e também dados para contato, como endereço, e-mail e telefone.

Marque presença nas redes sociais

As redes sociais têm sido bastante utilizadas por profissionais e escritórios de advocacia. Isso porque são ferramentas que facilitam a comunicação com o público, além de serem uma excelente vitrine para os advogados. Sem contar que são gratuitas, não violam o código de ética e você pode publicar conteúdos sobre assuntos relevantes no ramo do direito.

Nas redes sociais mais focadas em relacionamentos informais — como Facebook e Instagram —, o ideal é criar uma página e desvincular seu perfil pessoal do profissional.

Já o LinkedIn é essencial para advogados. Por ser uma ferramenta direcionada para assuntos profissionais, você deve utilizá-la para divulgar seus trabalhos e seu currículo.

Invista no relacionamento com clientes

A propaganda “boca a boca” é ainda uma das maneiras mais eficazes de conseguir mais clientes. Como geralmente os clientes não procuram um advogado com frequência, a indicação para familiares e amigos é fundamental.

Para isso, além de fazer um bom trabalho é preciso se destacar de outras formas, como no desenvolvimento de relacionamentos duradouros e benéficos, tanto para o advogado quanto para o cliente.

O marketing digital também pode auxiliar nesse processo de relacionamento com o cliente, gerando conteúdo útil, enviando e-mails marketing com artigos interessantes sobre a área, respondendo os clientes rapidamente nas redes sociais etc. Assim você “marca presença” e será sempre lembrado pelos seus clientes para próximas ações — ou mesmo sendo indicado para novos clientes.

Use o marketing digital para prospecção de clientes

Uma boa estratégia para prospectar mais clientes é utilizando o site, o blog e as redes sociais como “iscas”. Disponibilizando artigos, resenhas de livros, e-books e outros materiais relevantes é possível solicitar telefones e endereços de e-mail das pessoas para, posteriormente, realizar o trabalho de prospecção com esses possíveis clientes.

É claro que tudo isso deve ser feito de maneira consensual e o usuário deve estar ciente da forma como esses dados serão utilizados.

É importante ressaltar que a prospecção não deve ser ativa, mas uma forma de manter um bom relacionamento com o seu público — e como consequência, tornar-se uma autoridade no mercado.

Gostou das nossas dicas de marketing digital para advogados? Então confira também post sobre softwares para gerenciamento de processos no blog da Elo Jurídico!