O futuro do Marketing: reflexões sobre as principais mudanças da área

Qual o futuro do Marketing? Essa pergunta foi feita por um estudante para o Flávio Ferrari, consultor especializado em Gestão Estratégica, Processos de Decisão, Inovação e Desenvolvimento de Equipes.

marketing

Você saberia responder à essa pergunta? O fato é que pesquisadores, profissionais, alunos e professores da área estão sempre tentando prever o futuro do mercado. Para ganhar tempo, Ferrari então respondeu: “Marketing é o nome que damos a uma determinada área de conhecimento e, portanto, não muda nunca. As práticas de marketing, entretanto, estão em permanente mudança.” 

Mas não satisfeito, ele pediu que o grupo de estudantes listassem algumas mudanças da área e ele recebeu respostas como:

– as redes sociais estão se tornando mais importante para as marcas;

–  a comunicação tradicional já não é tão efetiva como costumava ser;

– os departamentos de marketing estão se tornando mais operacionais e menos estratégicos;

resultados de curto prazo são prioridade e “promoção” vem ganhando espaço do “branding”;

– existe muita informação sobre tudo e pouco tempo/pessoal disponível para fazer sua gestão;

– as decisões de marketing parecem ser mais táticas e reativas;

Flávio Ferrari então conta que concordou com o grupo e daí em diante, tirou algumas conclusões sobre o futuro das práticas de marketing e o que será preciso para ter sucesso na área:

1) teremos que ser honestos: falsas promessas serão prontamente reveladas nas redes sociais e “confiança” será o bem mais valioso para uma marca

2) teremos que respeitar os consumidores e convidá-los para serem nossos “sócios” – precisamos que eles tenham um legítimo interesse em nosso sucesso , inspirados por nossos produtos e a certeza de que estamos trabalhando para eles

3) teremos que cuidar da privacidade dos consumidores – nunca compartilhar suas informações pessoais, nunca acessar sua “lista de amigos”, nunca interromper seus momentos pessoais e assim por diante

4) resultados financeiros deverão ser uma consequência de nossa “missão” de ser relevante para o consumidor, e não a missão em si mesmo – cada um de nossos colaboradores (funcionários e parceiros de negócio) deverá estar consciente, preparado, comprometido e motivado a cumprir a missão

Você concorda com a lista? O que apontaria na lista dos alunos sobre as principais mudanças do marketing? Participe nos comentários! 

Para ler o artigo completo: acesse aqui.

————–

Se você tem interesse em estudar na área, conheça nosso curso de Administração de Empresas 100% online, com a Concentração em Marketing.