Home Educação Ensino Online A importância do material didático no ensino online

A importância do material didático no ensino online

1
A importância do material didático no ensino online

 

As novas tecnologias e sua influência na educação, as ferramentas utilizadas para tornar o ensino online possível, dicas para tornar seu estudo mais eficiente, vantagens de se estudar a distância… Todos esses são temas comuns quando o assunto é o aprendizado através de cursos via Internet. Muitos deles também já foram tratados aqui no blog.

Mas e o material didático? Onde ele entra nesta questão toda? Afinal, tudo será feito pela internet sem material de apoio?

Se esta é a sua dúvida, vamos responder. O material didático no ensino online é essencial para o processo de ensino aprendizagem dos alunos e, segundo os professores, um dos principais elementos nessa cadeia. Por isso, a produção deste material envolve um cuidado especial. Veja alguns pontos:

 

– É essencial que o material considere que o aluno pode ser o corresponsável por sua aprendizagem. Por isso, detalhes como a linguagem adequada, a organização das informações e o design coerente são pontos a serem observados.

– Quando se trata de ensino online o material deve ser adaptado. Não é aconselhável utilizar o mesmo material usado no ensino presencial.

– As tecnologias de informação e comunicação aplicadas na educação permitem  novas possibilidades para o material já que a própria educação sofre mudanças nestes ambientes. Os materiais acabam por fazer parte de um ensino híbrido, como os especialistas gostam de chamar: que tem características da educação presencial, mas já inundado pelas novidades propostas pela tecnologia.

Os professores devem ficar atentos a estes detalhes e você, aluno ou interessado na educação online, perceber como um material adequado faz a diferença nas aulas e atividades.

Na AMBRA, você terá contato com o conteúdo instrucional de cada disciplina antes de participar das atividades. O professor responsável elabora o conteúdo e a equipe de editoração da AMBRA faz toda a adaptação necessária para que o aluno tire o melhor proveito possível das aulas. O material fica disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem e também há uma versão disponível para impressão.