Mestrado a Distância, Mestrado Online e Semipresencial

Curso de mestrado a distância

A tecnologia está mudando as diversas áreas de nossas vidas. A educação também está se adaptado a esse novo momento de mudanças rápidas e forte uso de tecnologia. Nesse contexto, a opção de cursar mestrado a distância tem se tornado a melhor para cada vez mais pessoas no Mundo.

O ensino a distância existe há mais de cem anos e a internet está sendo o grande acelerador desse ensino. Atualmente, existem mestrados que podem ser concluídos totalmente pela internet, mestrados online.

Ao longo do texto, vamos conversar sobre várias questões envolvidas na decisão de se fazer um curso de mestrado. A ênfase do texto, entretanto, está na alternativa de estudo a distância em suas diferentes modalidades no nível de mestrado acadêmico e também profissional.

Pós-graduação stricto sensu distância

A pós-graduação stricto sensu é um sistema de cursos constituído para favorecer a pesquisa científica e o treinamento avançado.

Obviamente, cursos de pós-graduação stricto sensu podem ser ofertados com qualidade sem necessidade de presença física simultaneamente do docente e do mestrando.

O objetivo imediato é proporcionar ao mestrando ou doutorando aprofundamento do conhecimento que permita alcançar elevado padrão de competência científica ou técnico-profissional, impossível de se adquirir no âmbito da graduação.

Os cursos de pós-graduação stricto sensu são os mestrados e os doutorados. Eles possuem nível de ensino e aprofundamento de conhecimento superior aos cursos de especialização e graduação.

A pós-graduação que não se enquadra como mestrado e doutorado é chamada de pós-graduação lato sensu, a qual oferta certificado de especialização aos seus egressos.

Mestrado profissional a distância

Um mestrado profissional tem como objetivo finalístico abordar conhecimento aprofundado que possa ser colocado em prática pelo egresso.

Normalmente, esse tipo de curso possui ênfase maior na possibilidade de colocar o conhecimento em prática, e não na realização de pesquisa acadêmica.

Mestrado acadêmico a distância

Um mestrado acadêmico tem como objetivo finalístico abordar conhecimento aprofundado e colocar o egresso em contato com a pesquisa científica.

Basicamente, o egresso de um mestrado acadêmico está mais preparado para ingressar no doutorado e realizar pesquisas do que quem cursou um mestrado profissional.

Características de um mestrado a distância

Um mestrado a distância proporciona condições para o mestrando estudar com mais flexibilidade de horários e de localização.

Normalmente, os cursos de mestrado ofertados de forma presencial possuem aulas realizadas em local físico previamente definido, uma sala de aula, com horário rígido.

Ademais, o horário é, normalmente, estabelecido pela conveniência do docente e da instituição tornando complicada a presença em sala para algumas pessoas que gostariam de realizar esse tipo de curso.

Independentemente das técnicas de ensino utilizadas, mestrados a distância aumentam a flexibilidade de horários de estudo e reduzem a necessidade de presença física.

As atividades de estudo, pesquisa e orientação podem ser desenvolvidas sem necessidade de presença física, até mesmo com mais qualidade a distância do que no ensino presencial.

Mestrado online

O mestrado online é um tipo de mestrado a distância ofertado com o uso da internet.

Normalmente, em mestrados online, as aulas são realizadas somente pela internet e o envio de todas as avaliações é feito pela rede mundial de computadores.

No mestrado online, pode-se realizar até mesmo a defesa da dissertação e a orientação pela internet. Afinal, hoje, existem várias soluções de conferência e contato pela internet que proporcionam experiência acadêmica de grande qualidade.

Mestrado semipresencial

A opção de mestrado semipresencial acontece quando há uma junção de atividades obrigatórias presenciais e a distância ao longo da realização do curso.

As atividades a distância podem ser realizadas tanto pela internet quanto por outras formas, como envio de material físico, transmissão de aulas via satélite, envio de conteúdos em mídia como DVDs, etc.

Uma abordagem interessante para mestrado semipresencial é a sala de aula invertida. Essa solução utiliza a internet para a abordagem teórica e o momento na sala de aula presencial é utilizado para a abordagem prática.

Vantagem de cursar um mestrado a distância

A maior vantagem de se cursar um mestrado a distância é a possibilidade de ter acesso a uma formação de alto nível com conhecimento aprofundado quando se está impossibilitado de frequentar um mestrado presencial de qualidade.

Os motivos para essa falta de acesso são variados, por exemplo:

  • Portador de alguma deficiência física que dificulte ou impeça sua locomoção a uma faculdade presencial.
  • Residente em cidades pequenas ou distantes dos grandes centros urbanos. Normalmente, existem poucas ou nenhuma alternativa de mestrado em cidades pequenas em cidades de interior e somente a opção de estudar a distância está disponível paras pessoas que nelas residem.
  • Pessoas residentes em grandes centros urbanos, mas que não podem se dar ao luxo de perder horas de traslado até a faculdade presencial ou não possuem condições de se adequar aos horários fixos impostos pela faculdade presencial; seja devido ao trabalho, à família ou a alguma outra situação pessoal.

Desvantagem de cursar um mestrado a distância

Um mestrado a distância também possui desvantagens que variam de acordo com o perfil de cada pessoa. Por exemplo, algumas pessoas sentem necessidade de sair, ver pessoas, conversar sem a utilização de meios eletrônicos.

Isso é significativamente reduzido em mestrados a distância, sejam eles online ou não.

Uma outra desvantagem de cursar mestrado a distância é que você dificilmente poderá pedir afastamento do trabalho com remuneração para realizar o curso.

Quem deve cursar mestrado a distância

É difícil dizer quem deve cursar um mestrado a distância ou um mestrado online.

O mais fácil é dizer que, se você é procrastinador, então você não deveria iniciar um mestrado a distância antes de trabalhar para reduzir a procrastinação.

O mestrado presencial é mais fácil de ser concluído por pessoas procrastinadoras porque existem horários e locais rígidos para as aulas.

No entanto, a flexibilidade de um mestrado EaD cria condições para o profissional com perfil procrastinador deixar suas tarefas para a última hora.

Caso você seja capaz de cumprir prazos e tenha interesse em aprender a ter mais produtividade nos estudos, recomendo fortemente fazer um mestrado, seja ela online, presencial ou semipresencial.

Estudar sempre gera benefícios e um mestrado elevará o nível dos benefícios que você já teve em estudos de graduação ou pós-graduação.

Onde fazer mestrado a distância, online ou semipresencial

Os mestrados EaD podem apresentar restrições de localidade para estudos da mesma forma que os mestrados semipresenciais. Essa restrição limita o rol de escolhas.

Caso você tenha interesse em mestrado online, existem milhares de instituições em vários países do mundo que ofertam cursos completamente pela internet em diversas áreas.

A escolha do local para fazer um mestrado dependerá de fatores como:

  1. Existe mestrado presencial em sua cidade?
  2. Existe mestrado semipresencial em sua cidade?
  3. Existe mestrado EaD que não seja totalmente online em sua cidade?
  4. Você está disposto a fazer um mestrado totalmente pela internet?

As opções online ampliam a flexibilidade para você fazer a sua escolha. Afinal, você só precisa ter internet, bacharelado e motivação para participar do processo seletivo de um mestrado online.

Agora, vamos falar de alguns países e ofertas de mestrado a distância para brasileiros.

Mestrado a distância no Brasil

Atualmente, existem poucas alternativas de mestrado a distância no Brasil com ingressos regulares e constantes.

Os que estão atualmente em oferta são coordenados pela Capes, sendo focados em temáticas da área de educação.

A Capes é a fundação que controla e regula a oferta de mestrados por instituições brasileiras e, atualmente, ela coordena também um programa de “Mestrados Profissionais para Professores da Educação Básica – PROEB” ofertado em parceria com instituições de ensino.

O Probeb possui cursos de mestrado profissionais realizados a distância e semipresencial.

Público alvo do curso do PROEB

O PROEB objetiva formar os docentes das redes públicas de educação básica que estejam em efetivo exercício, ou seja, atuando em sala de aula durante todo o período do curso.

Os cursos do PROEB são mestrados a distância ou semipresenciais. Conheça os cursos de mestrados disponíveis nesse programa da Capes:

  1. PROFMAT – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
  2. ProFis – Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física — MNPEF
  3. Profletras – Programa de Mestrado Profissional em Letras
  4. ProfArtes – Programa de Mestrado Profissional em Artes
  5. ProfHistória – Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História
  6. ProfiAP – Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública
  7. ProfÁgua – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos
  8. PROFBIO – Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
  9. PROFQUI – Mestrado Profissional em Química
  10. PROFilo – Mestrado Profissional em Filosofia
  11. PROFSOCIO – Mestrado Profissional em Sociologia

Você é professor do ensino básico e está na ativa? Se sim, considere a opção de buscar uma vaga nesses cursos de pós-graduação stricto sensu.

Mestrado no exterior

Existem diversos países no mundo que ofertam mais mestrados a distância do que o Brasil. Os próximos tópicos abordarão mestrados a distância, online ou semipresenciais em outros países.

Vale lembrar que o Governo do Brasil (via MEC e Capes) somente possui jurisdição e controle sobre o ensino ofertado por instituições sediadas no Brasil, sem influencia sobre o ensino dos demais países do mundo.

Isto é, cada país possui seus órgãos e legislação próprios para o controle educacional de suas instituições de ensino.

Embora isso seja óbvio, não é incomum ver brasileiros (inclusive pessoas com formação superior no nível de bacharelado, mestrado ou doutorado) questionando instituições sediadas em países diversos como Argentina, Estados Unidos da América, Paraguai, Portugal, Uruguai, etc. se seus cursos ou instituição “são credenciados pelo MEC do Brasil”.

Logicamente, instituições sediadas em países estrangeiros ao Brasil somente são credenciadas pelo órgão competente no país sede, e não por um órgão governamental Brasileiro.

Da mesma forma, órgãos estrangeiros não regulamentam ou influenciam o ensino nem as instituições sediadas no Brasil.

Uma pergunta sobre essa temática que faz mais sentido em alguns casos específicos, é sobre a eventual possibilidade de revalidação/reconhecimento de um título de mestrado ou doutorado estrangeiro no Brasil.

Esclarecido que cada país controla seu ensino e que o Brasil controla somente o ensino de instituições brasileiras, vamos falar agora de alternativas de mestrados nos seguintes países:

  1. Mestrado e doutorado na Argentina.
  2. Mestrado nos Estados Unidos da América.
  3. Mestrado no Paraguai.
  4. Mestrado em Portugal.
  5. Mestrado no Uruguai.

Estamos pensando em escrever textos detalhados com alternativas de mestrados nesses países. Ajude colando nos comentários por qual deles devemos começar esse detalhamento.

Mestrado e Doutorado na Argentina

A maioria dos mestrados da Argentina que atraem brasileiros são semipresenciais.

Basicamente, você precisará se deslocar para a Argentina duas vezes por ano para assistir às aulas de forma intensiva. Ao final, você conquistará um título argentino de mestre.

O diploma estará escrito a palavra “Maestria en” para referir-se a mestrado.

  1. Universidad Del Museo Social Argentino
  2. Pontificia Universidad Católica Argentina

Mestrado nos Estados Unidos da América

Os Estados Unidos da América possuem quase 10 mil instituições de ensino e milhares delas ofertam mestrados online e mestrados semipresenciais.

A disponibilidade de alternativas para mestrado nos Estados Unidos da América é gigantesca. Você tem acesso a quase todas as áreas do conhecimento com oferta de mestrado online nas instituições de ensino americanas.

Outro fator interessante é que as instituições dos Estados Unidos da América ofertam mestrado em diversos idiomas como:

  1. Inglês
  2. Espanhol
  3. Português
  4. Hebraico

Enfim, você pode fazer mestrado online nos EUA estudando em português, espanhol ou inglês, a depender da instituição e do curso de sua preferência. A internet eliminou a fronteira para você conquistar um título de mestrado nos Estados Unidos da América.

Aproveite e conheça os benefícios do mestrado na Ambra que confere título americano de mestrado. Os cursos são online e ofertados em português.

Os mestrados dos EUA ofertam os seguintes títulos:

  1. “Master of ” + Nome da área;
  2. “Master of Arts ” + Nome da área; ou
  3. “Master of Sciense ” + Nome da área;

Você pode fazer mestrado online nos Estados Unidos da América em milhares de instituições de ensino superior, seguem algumas referências:

  1. Ambra College
  2. Florida International University
  3. Stanford University
  4. Washington University in St. Louis

Mestrado no Paraguai

Assim como na Argentina, a maioria dos mestrados do Paraguai que atraem brasileiros são semipresenciais.

Lembrando que você precisará se deslocar para o Paraguai duas vezes por ano para assistir de forma intensiva às aulas. Ao final, você conquistará um título de mestre no Paraguai.

Você pode fazer mestrado no Paraguai na Universidad Columbia del Paraguay.

Mestrado em Portugal

Nos últimos anos, Portugal tem chamado a atenção de brasileiros por conta do idioma.

Assim como os programas da América Espanhola, os cursos de mestrado e doutorado de Portugal que atraem brasileiros são mestrados semipresenciais.

Esses cursos demandarão que você se desloque para Portugal duas vezes por ano para assistir de forma intensiva às aulas do mestrado ou doutorado.

Ao final, você conquistará um título português de mestre.

Você pode fazer mestrado no Paraguai nas seguintes instituições de ensino:

  1. Universidade do Minho
  2. Universidade Nova de Lisboa
  3. Universidade Autônoma de Lisboa
  4. Universidade Portucalense

Mestrado no Uruguai

Assim com os demais países da América Espanhola, a maioria dos mestrados do Uruguai que atraem brasileiros são mestrados semipresenciais.

Você precisará se deslocar para o Uruguai duas vezes por ano para assistir de forma intensiva às aulas do mestrado ou doutorado. Ao final, você conquistará um título uruguaio de mestre.

Você pode fazer mestrado no Paraguai na Universidad de la Empresa.

Conclusão

Existem várias alternativas para a realização de curso a distância de mestrado e cabe a você entender qual delas é mais adequada ao seu caso. Seja qual for a sua escolha, desejo-lhe muito sucesso!

am_cta_ebook03_9caracteristicas