Home Direito Advogado Mestrado é um diferencial competitivo para profissionais da advocacia?

Mestrado é um diferencial competitivo para profissionais da advocacia?

0
Mestrado é um diferencial competitivo para profissionais da advocacia?

Houve uma época em que o Ensino Superior era encarado como um grande diferencial para o mercado de trabalho. Atualmente, porém, trata-se de algo obrigatório para certas profissões. Em alguns casos, é necessário ainda continuar estudando e especializando-se em determinada área para construir uma carreira sólida.

Vamos tomar como exemplo o curso de Direito: será que um mestrado em advocacia faz mesmo diferença na trajetória desse profissional? Se levarmos em conta que as informações de hoje são continuamente atualizadas, podemos concluir que, para ser um bom profissional, é necessário acompanhá-las. E isso inclui muito mais que uma graduação. Dessa forma, seguir os caminhos da pós parece ser uma alternativa interessante para quem deseja se tornar um profissional diferenciado.

Mas será que ter um mestrado é algo importante na advocacia? Um mestrado é um diferencial competitivo para profissionais da área? O nosso artigo de hoje é especial sobre o tema e responde a você todas essas perguntas. Acompanhe!

Breve reflexão sobre o tema

Inicialmente, vale destacar que diferencial competitivo é uma vantagem que você possui em relação ao seu concorrente. É como se você fosse um produto e precisasse tornar-se mais atraente para seu cliente. Aplicando essa ideia no campo da advocacia, o advogado ou a advogada é o produto que está disponível para o cliente, que vai escolher ou não contratar os seus serviços.

Nesse sentido, algumas ferramentas permitem verificar se isso realmente pode ser um diferencial competitivo. É importante que o profissional de advocacia as conheça, bem como entenda o mercado de trabalho e os meios de acessar melhores posições profissionais. Além disso, vale ressaltar que o melhor caminho ainda é pela construção do conhecimento.

Verificando por VRIO o mestrado como diferencial

Usando a abordagem VRIO, vamos verificar se um mestrado em direito para um profissional da advocacia pode ser ou não um diferencial competitivo. Trata-se de uma ferramenta que permite avaliar a questão sob diversos aspectos.

A abordagem VRIO verifica se algo é:

  1. valioso;
  2. raro;
  3. difícil de imitar;
  4. usável na organização.

A seguir, vamos verificar a força do mestrado como diferencial para um profissional da advocacia.

Valioso?

Sim! Afinal, as pessoas normalmente conquistam melhores posições quando possuem especialização, e isso se torna ainda mais verdadeiro com um mestrado.

Raro?

Sim, uma vez que ainda são poucos os profissionais da advocacia com mestrado e doutorado.

Difícil de imitar?

Normalmente, sim. Pode ser difícil quando o advogado mora em uma cidade que não tem disponibilidade de mestrado. Pode, também, ser só uma questão de tempo quando o profissional mora em cidades com grande oferta de mestrados em direito, como São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília.

Ademais, os mestrados em temáticas mais raras são difíceis de imitar. Por exemplo, existem poucos mestrados com ênfase em resolução de conflitos. Raríssimos também são os mestrados em compliance. Por outro lado, tem se tornado mais comum, no Brasil, os mestrados com ênfase em direitos humanos, por exemplo. É importante ressaltar que a raridade está relacionada com a dificuldade de imitar.

Assim, a disponibilidade de mestrados é uma questão objetiva. Ou seja, quanto mais fácil e simples for ter um mestrado em uma determina área, menos raro e mais fácil de imitar é esse mestrado como diferencial competitivo.

É usável na advocacia (a organização consegue aproveitar)?

Depende. A letra O da abordagem VRIO indica se a organização, nesse caso as instituições que lidam com a advocacia, tem como usar o recurso que é valioso, raro e difícil de imitar.

Benefícios do mestrado

Dessa forma, é inegável que um mestrado em advocacia traz alguns benefícios para a sua vida profissional. Dentre os principais, podemos citar:

Abertura de horizontes profissionais

Quando você escolhe um tema de mestrado, automaticamente está se especializando em determinada vertente da sua profissão. Assim, é natural que as portas do mercado na área escolhida se abram para a sua colocação profissional. Nesse caso, o foco em determinado tema não representa uma restrição, mas uma melhor captação de vagas em termos de qualidade.

Maiores chances de inserção e promoção

Agora, imagine que você está disputando uma vaga em sua área com um candidato que não tem mestrado. Embora itens como experiência profissional e vivências na área tenham seu peso, é certo que suas chances de ser o escolhido serão maiores. O mesmo vale para uma promoção na empresa na qual você já trabalha. Embora o mestrado não seja o único fator importante, ele pode se tornar um diferencial de peso quando somado a outras qualidades.

Aumento na remuneração

Quanto mais você se prepara, maiores as chances de elevar a sua remuneração. Trabalhar em sua área de interesse por um salário atrativo é uma situação que realmente traz elevados índices de satisfação pessoal e profissional. Desse modo, um profissional mestrado normalmente ganha mais do que ganharia um graduado.

Entrada para a docência

Se, além de advogado, você sonha em se tornar professor universitário na sua área, o mestrado é uma porta de entrada para isso. Durante o curso, o mestrando tem a oportunidade de elaborar artigos científicos e expor seu trabalho em seminários. Esses podem ser os primeiros passos para a docência.

Onde fazer o mestrado em direito

Por fim, Na hora de escolher uma universidade para fazer o seu mestrado em direito é importante não abrir mão da qualidade. Por isso, busque instituições conceituadas, como a Ambra College, que conta com profissionais especializados e atualizados sempre dispostos a oferecer o melhor para seus alunos.

Finalmente, ficou claro por VRIO que um mestrado em direito é um diferencial competitivo e que, quando bem usado, poderá ajudar na captação de clientes para a advocacia. Além disso, o fato de ter o mestrado já coloca você um patamar acima de muitos outros profissionais. Para saber mais, confira algumas outras dicas para destacar-se na advocacia.

Desejo-lhe Sucesso!