Mestrado é um diferencial competitivo para profissionais da advocacia?

Afinal, ter um mestrado é algo importante na advocacia? Um mestrado é um diferencial competitivo para profissionais da advocacia?

Vamos refletir tecnicamente sobre o tema.

Inicialmente, vale destacar que diferencial competitivo é uma vantagem que você possui em relação ao seu concorrente que torna você um produto mais atraente para seu cliente.

No caso da advocacia, o advogado ou a advogada é o produto que está disponível para o cliente que vai contratar os serviços do profissional.

Agora, vamos usar a ferramenta VRIO para verificar se realmente isso pode ser um diferencial competitivo.

Verificando por VRIO o Mestrado como Diferencial

Usando a abordagem VRIO, vamos verificar se um mestrado em direito, para um profissional da advocacia, pode ser ou não um diferencial competitivo.

A abordagem VRIO verifica se algo é:

  1. Valioso
  2. Raro
  3. Difícil de imitar
  4. Usável na organização

Vamos verificar a força do mestrado como diferencial para um profissional da advocacia.

Valioso?

Sim. Afinal, as pessoas ressaltam quando possuem especialização, imagina mestrado.

Raro?

Sim. Afinal, ainda são poucos os profissionais da advocaia com mestrado.

Difícil de imitar?

Normalmente, sim. Pode ser difícil quando o advogado mora em cidade que não tem disponibilidade de mestrado.

Pode, também, ser só uma questão de tempo quando o profissional mora em cidades com grande oferta de mestrados em direito como São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília.

Ademais, um mestrado em temáticas mais raras são mais difíceis de imitar. Por exemplo, existem poucos mestrados com ênfase em resolução de conflitos. 

Raríssimos são os mestrados em compliance. Do outro lado, tem se tornado mais comum, no Brasil, os mestrados com ênfase em direitos humanos.

Importante ressaltar que a raridade está relacionada com a dificuldade de imitar.

A disponibilidade de mestrados é uma questão objetiva. Quanto mais fácil e simples for ter um mestrado  em uma determina área, menos raro e mais fácil de imitar é esse mestrado como diferencial competitivo.

É usável na advocaia (A organização consegue aproveitar)?

Depende. A letra O da abordagem VRIO indica se a organição, aqui advocacia, tem como usar o recurso que é valioso, raro e difícil de imitar.

Finalmente, ficou claro por VRIO que um mestrado em direito é um diferencial competitivo e bem usado poderá ajudar na captação de clientes para a advocacia. E você, já pensou em fazer ou já fez seu mestrado em direito?

Aproveite e conheça algumas outras dicas para destacar-se na advocacia.

Desejo-lhe Sucesso!