Home Direito Pós-graduação e Mestrado em Compliance e Gestão de Risco

Pós-graduação e Mestrado em Compliance e Gestão de Risco

0
Pós-graduação e Mestrado em Compliance e Gestão de Risco

O mercado está demandando um novo profissional no Brasil, o Compliance Officer. A grande demanda na área torna um mestrado em compliance um importante componente para o destaque profissional.

Vamos conversar sobre a opção de mestrado em compliance ao longo do texto apresentando alternativas no Brasil e também no exterior.

Um passo inicial para quem ainda não está preparado para um mestrado é fazer uma pós-graduação ou mesmo um curso de compliance.

1 – O profissional de compliance

A principal ocupação na área de compliance é a do compliance officer ainda que várias outras pessoas possam fazer parte de um time de compliance em empresas.

O Governo também precisa de profissional com conhecimento avançado em compliance, principalmente, em áreas de controle e fiscalização como as assembleias legislativas e os diversos orgãos de controle interno e externo.

1.1 – Advogados criminais atuando na área de compliance

Muitos advogados estão captando novos clientes com o direito penal econômico no Brasil.

No entanto, a oportunidade do compliance é maior do que a defesa criminal de pessoas e empresas em casos de crimes de colarinho branco o também chamado de direito penal econômico.

1.2 – Advogados atuando em consultoria de compliance

Nem só de direito penal econômico e crimes complexos vive o compliance, você poder atuar como consultor ofertando serviços em compliance para seus clientes.

O profissional de compliance e os advogados especializados no tema podem e devem ofertar serviços preventivos de consultoria para empresas que fornecem para o governo ou atuam em setores regulados.

2 – Curso de compliance para advogados

O mercado está repleto de cursos na área de compliance em todos os tipos e preços.

Você pode fazer curso de compliance a distância ou presencial, caros ou baratos, bons ou ruins, rápidos ou mais completos. Enfim, o a variedade de oferta de cursos livres em compliance é gigantesca.

3 – Pós-graduação em compliance

Existem diversos cursos de pós-graduação em compliance.

Novamente, você terá grande liberade e variedade para todos os gostos em termos de qualidade e preço para pós-graduação em compliance.

3.1 – Cursos do Brasil de pós-graduação em compliance

Segue uma lista de alguns cursos de pós-graduação em compliance ofertados por instituições de ensino superior do Brasil.

  1. Pós-Graduação em Compliance pelo Ibmec
  2. Pós-Graduação em Compliance Digital pelo Mackenzie
  3. Pós-Graduação Compliance Digital e Segurança da Informação pela Fadisp

3.2 – Cursos de pós-graduação em compliance nos Estados Unidos

Os Estados Unidos da América ofertam milhares de opções de cursos de pós-graduação em compliance os quais podem ser cursados presencialmente ou via internet.

O termo em inglês para cursos de pós-graduação lato sensu é graduate certificate ou postbaccalaureate.

Segue uma breve lista com alguns cursos de pós-graduação que emitem certificados de pós-graduação dos EUA:

  1. Compliance Certificate por University of Soutern California
  2. Compliance, Risk, and Anti-Money Laundering por University of South Florida

3.3 – Cursos de pós-graduação em compliance na Inglaterra

A Inglaterra usa o termo em inglês Postgraduate para definir cursos de pós-graduação lato sensu que são as formasas pós-graduações ou especializações ofertadas no Brasil.

Conheça o curso Postgraduate Diploma in Governance, Risk & Compliance ofertado pela International Compliance Association da Inglaterra.

4 – Mestrado em compliance

A diferença entre a pós-graduação e o mestrado é que o segundo é mais apronfudado, possui estrutura de estudos mais avançada, quase sempre demanda um dissertação ou trabalho final de alto nível e trabalha pesquisa acadêmica.

Caso seu interesse seja realmente destacar-se na área, o ideal é passar para um mestrado em compliance independentemente de curso de pós-graduação.

O mestrado em compliance será um importante fator de conhecimento aprofundado e destaque profissional para você ofertar seus serviços de consultoria, advocacia ou concorrer a uma vaga numa empresa na área.

4.1 – Mestrado em compliance no Brasil

Até o momento da escrita desse conteúdo, não identifiquei nenhum programa de mestrado em compliance ofertado por instituição de ensino do Brasil.

Uma alternativa pode ser realizar um mestrado em ciências criminais na PUC-RS e dar ênfase em compliance. Vale ressaltar que o mestrado em ciências criminais da PUC do Rio Grande do Sul é um melhores programas de mestrado do Brasil na área jurídica.

Você pode também optar por outros programas como o da Unisinos, USP, UERJ que são programas grandes com muitas opções de disciplinas e podem levar a pesquisa e conhecimento aprofundado em compliance.

Uma terceira opção é realizar mestrado na área de governança corporativa e ingressar no tema de compliance. Essa opção é interessante para profissionais de áreas de contabilidade, administração e engenharias os quais poderão não ser aceitos em mestrados em direito.

Seguem algumas alternativas de mestrados em administração:

  1. Mestrado Profissional em Administração em Governança Corporativa pela FMU
  2. Mestrado Acadêmico em Administração Pública e Governo (CMAPG) pela FGV

4.2 – Mestrado em Compliance nos Estados Unidos

Os Estados Unidos da América ofertam milhares de opções de mestrados em compliance os quais podem ser cursados presencialmente ou via internet.

A área de compliance é forte nos EUA e também serve de inspiração para o que é feito no Brasil. Hoje, até mesmo vagas no Brasil para grandes empresas pedem conhecimento de algumas normas e práticas de compliance dos Estados Unidos da América.

Certamente, um mestrado estadunidense em compliance é um grande diferencial competitivo para profissionais que atuam no Brasil, bem como para aqueles que desejam imigrar para os EUA no futuro. Aproveite e conheça carreiras alternativas ao exercício da advocacia nos EUA para advogados brasileiros.

Segue uma breve lista de opções de mestrados em compliance nos EUA:

  1. Master of Science in Regulatory Compliance por Northwestern University – Inglês e Blended (via internet e presencial)
  2. Master of Law in Compliance por Argosy University – Inglês e via internet
  3. M.Sc. em Ciências Jurídicas em Risco e Compliance por Ambra – Português e via internet
  4. Mestrado em Compliance por Ambra  – Português e via internet

Exceto se seu objetivo for somente o adicional de qualificação no serviço público, provavelmente, um mestrado em compliance com diploma dos Estados Unidos da América terá mais valor prático do que as alternativas existentes que conferem diplomas brasileiros.

Ao estudar nos Estados Unidos da América, você conquistará um mestrado dos Estados Unidos da América. Conheça mais sobre reconhecimento de mestrados do exterior no Brasil.

Caso queira um pouco mais detalhes sobre a área de compliance, faça o download gratuito do e-book “Governança, Risco e Compliance“.

Seja qual for a sua escolha, desejo-lhe sucesso!