Mestrado em resolução de conflitos e mediação

Mestrado em métodos de resolução de conflitos

Os métodos alternativos de resolução de conflitos são muito usados em países como Estados Unidos e Canadá.

Recentemente, a legislação brasileira ampliou a segurança jurídica dos métodos alternativos de resolução de conflitos e está dando mais ênfase para esses como forma de reduzir o número de processos na justiça e agilizar a prestação jurisdicional.

Você já pensou em destacar-se profissionalmente para ofertar serviços nas áreas de conciliação, mediação, arbitragem, arbitragem internacional? Se sim, siga a leitura e conheça mais sobre a possibilidade de adicionar um mestrado nessa área em seu currículo.

Mestrado em métodos alternativos de resolução de conflitos

O mestrado é um curso avançado de conhecimento aprofundado realizado após um bacharelado.

Vale ressaltar que as IES do Brasil podem aceitar pessoas com cursos de licenciatura e até tecnólogo em mestrados.

A área de resolução de conflitos fora da judicialização é interessante porque tem pouco profissionais qualificados e o mestrado será um grande diferencial competitivo para quem tiver um título e conhecimento no tema.

Áreas de aprofundamento de estudos

Os mestrados na área de métodos alternativos de resolução de conflitos podem ter estudos aprofundados em temáticas como:

  1. Conciliação
  2. Negociação
  3. Mediação
  4. Arbitragem
  5. Arbitragem internacional

Conheça mais sobre os métodos alternativos de resolução de conflitos.

Mestrado em resolução de conflitos no Brasil

As IES do Brasil ofertam muitos mestrados em direito na área de direitos humanos e direitos fundamentais. Hoje, existe um mestrado brasileiro na área de resolução de conflitos em Fortaleza na Unifor.

A Universidade de Fortaleza (Unifor) oferta um dos melhores programas de mestrado e doutorado em direito do Brasil e também oferta um mestrado profissionalizante na áreas de direito e resolução de conflitos.

Conheça mais sobre o mestrado da Unifor no site do curso.

O mestrado da Unifor é uma excelente alternativa para quem tem condições de morar em Fortaleza e cursar o programa de mestrado profissional.

O curso conta com duas linhas de estudos:

  1. Novos Direitos e Inovação na Gestão de Conflitos; e
  2. Gestão de Conflitos, Mediação e Sistema de Justiça.

Ao final, o egresso conquistará um título brasileiro de mestrado profissional emitido e registrado pela Unifor.

Caso você conheça outro programa de mestrado na área ofertado por IES do Brasil, deixe nos comentários e adicionarei no texto.

Mestrado em resolução de conflitos nos Estados Unidos

Os Estados Unidos da América ofertam milhares de opções de mestrados em métodos alternativos de resolução de conflitos, alternative dispute resolution.

Nos EUA, existem opções de mestrados que podem ser cursados presencialmente, via internet ou blended. Os mestrados blended ofertam uma parte do curso presencial (on campus) e uma parte via internet (online).

Segue uma breve lista de opções de mestrados nos EUA com ênfase em métodos alternativos de resolução de conflitos:

  1. Master of Dispute Resolution por USC – O idioma é Inglês e o curso é presencial
  2. M.Sc. in Legal Studies in ADR por Ambra – O idioma é português e ofertado via internet
  3. Master of Negotiation and Conflict Resolution por Columbia – O idioma é o inglês e opções de curso presencial ou blended (via internet e presencial)
  4. Master of Dispute Resolution por Pepperdine – o idioma é o inglês podendo cursar presencial ou via internet
  5. Master of Legal Studies in Conflict Resolution por Universidade Estadual do Arizona – Via internet com dois períodos presenciais em Phoenix – USA.

Ao estudar nos Estados Unidos da América, você conquistará um mestrado dos Estados Unidos da América. Conheça mais sobre reconhecimento de mestrados do exterior no Brasil.

Mestrado em Mediação

A opção de um mestrado em mediação é muito interessante para quem deseja ofertar seus serviços profissionais como mediador.

Um mestrado em mediação agrega valor e destaque profissional para pessoas das seguintes áreas:

  1. direito
  2. relações internacionais
  3. ciência política
  4. sociologia
  5. assistência social
  6. psicologia
  7. administração

Obviamente, a lista não é exaustiva porque diveras pessoas de atuações profissionais estão envolvidas em conflitos e muitos possuem um perfil de ajudar na solução de um conflito.

O interessante é manter o foco é resolver o problema do cliente no caso dos profissionais da advocacia. Os demais profissionais que tenham habilidade humana de relacionamento e condução podem refletir sobre ingressar na área de mediação e contribuir para uma solução mais ágil dos conflitos.

Caso você decida por ingressar, pense sempre em fazer um mestrado antes que todas as pessoas da área já tenham mestrado. Por exemplo, hoje, é sabido que um certificado de pós-graduação não é mais motivo de destaque porque é algo comum que quase todo e qualquer profissional possui.

Do outro lado, poucas pessoas possuem mestrado em métodos alternativos ou mestrado na área de mediação, portanto, o título de mestre do Brasil, dos Estados Unidos, do Canadá, da Austrália, etc é um grande diferencial para quem está atuando como mediador.

Conheça um pouco mais sobre o que é quais características de um mestrado.

Seja qual for a sua escolha, desejo-lhe sucesso!