Home Educação Mestrado na Argentina

Mestrado na Argentina

0
Mestrado na Argentina

Muitos brasileiros realizaram cursos de mestrado na Argentina. O doutorado no país vizinho também está com grande procura.

Ao longo do texto vamos falar sobre a alternativa do mestrado e doutorado na Argentina para o público brasileiro.

Quando você estuda numa instituição de ensino da Argentina, você recebe um título argentino de mestre ou de doutor para quem conclui respectivamente um mestrado ou doutorado.

Assim como qualquer outro título do exterior, você poderá solicitar o reconhecimento no Brasil do título de mestrado da argentina em alguma instituição de ensino brasileira que oferte mestrado na mesma área.

Mestrado na Argentina para brasileiros

Assim como os programas de outros países da América Latina, a maioria dos cursos de mestrado e doutorado da Argenitna que atraem brasileiros são mestrados semipresenciais.

Esses cursos demandarão que você se desloque para a Argentina duas vezes por ano para assistir, de forma intensiva, às aulas do mestrado ou doutorado.

Comparativamente, o número de pessoas que estudam na Argentina de forma semi-presencial é superior ao que estudam regular (presencial por 2 anos) no país vizinho.

Algumas das instituições de ensino da Argentina

Você pode fazer mestrado na Argentina nas seguintes instituições de ensino:

  1. Universidad Del Museo Social Argentino
  2. UBA – Universidad de Buenos Aires
  3. Universidad Nacional Mar del Plata

A lista é obviamente não exaustiva e representa algumas das instituições de ensino da Argentina mais procuradas pelos brasileiros.

Você deve ter cuidado e obversar detalhes para buscar alinhamento entre você e a instituição de ensino para que sua escolha seja a mais adequada possível.

Conheça a lista completa da Argentina no site Estudiar en Argentina.

Idioma

O idioma da Argentina é o Espanhol e algumas instituições devem solicitar exames padronizados ou até mesmo aceitar alunos sem domínio do espanhol.

Faça contato com a universidade de sua escolha para compreender os requisitos específicos de domínio do espanhol para o curso que você deseja realizar na Argentina.

Investimento e despesas complementares

O investimento em educação nos programas de mestrados na Argentina possuem valores diversos a depender da instituição e do curso escolhido.

O investimento total que você vai fazer para conquistar o título português de mestre deve ser considerado no todo, portanto, faça as seguintes perguntas:
  1. Qual é o investimento do curso?
  2. Qual é o custo de passagens?
  3. Qual é o custo de alimentação?
  4. Qual é o custo de transporte?
  5. Qual é o custo de hospedagem?
  6. Qual é o custo de oportunidade?

Faça uma planilha com todos os valores para que você tenha um bom planejamento financeiro e lembre-se do custo de oportunidade.

O custo de oportunidade é quanto dinheiro você deixará de ganhar/fazer por estar em Portugual durante os períodos intensivos.

O custo de oportunidade é válido para pessoas da iniciativa privada como profissionais liberais. Esses deixaram de receber por seus serviços tanto quando estiverem fora quanto um período antes que deixaram de “pegar” novos serviços que terão impacto durante o período de viagem para estudos na Argentina.

Considere o valor total ao comparar um mestrado na Argentina com suas demais alternativas no exterior ou no Brasil em termos financeiro. Lembrando que você nunca deve decidir por um mestrado somente pelo aspecto financeiro.

Sua vez, o que você gostaria de saber sobre mestrados na Argentina? Deixe sua dúvida nos comentários e ampliarei texto para atender às demandas dos leitores.

Conheça também o nosso texto sobre o mestrado em Portugal. Caso prefira algo mais amplo, veja o texto: Mestrado e conheça tudo sobre pós-graduação stricto sensu.

am_cta_ebook03_9caracteristicas