Home Administração Como um mestrado profissionalizante em administração pode ajudar um CEO?

Como um mestrado profissionalizante em administração pode ajudar um CEO?

0
Como um mestrado profissionalizante em administração pode ajudar um CEO?

A ideia de que possuir uma graduação basta para que você se destaque de outros profissionais no mercado de trabalho é coisa do passado.

Diariamente ocorrem grandes evoluções e mudanças em diversas áreas. A tecnologia e a gestão são alguns exemplos de que, para se manter atualizado, é preciso buscar novas técnicas constantemente.

Na área da administração é fundamental investir em aperfeiçoamento. Você sabia que, anualmente, cerca de cem mil estudantes concluem a graduação em administração no Brasil?

O vasto leque de opções de atuação torna o curso bastante procurado. E, para se destacar no meio de tanta gente, é preciso ir além.

Uma das maneiras de impulsionar a sua carreira é por meio de um mestrado profissionalizante em administração.

Essa área é dinâmica e extensa – inclusive, essa é uma das vantagens que a carreira proporciona, pois a formação é bastante completa, possibilitando que o CEO tenha uma boa visão de processos e estratégias de diferentes setores.

Se você sente afinidade com processos financeiros, logísticos, recursos humanos e tem pensamento estratégico, um mestrado profissionalizante em administração pode ser um excelente investimento.

Caso você esteja em dúvida se vale a pena dar esse passo, veja, no artigo de hoje, mais informações sobre o mestrado profissionalizante em administração e conheça as vantagens que essa formação pode trazer para a sua carreira e para o seu empreendimento. Confira!

1. Adquirir mais conhecimentos financeiros

Um CEO é capaz de fazer o planejamento e ter organização, o controle e o comando de diversas áreas da empresa.

Para alcançar os melhores resultados, é fundamental buscar sempre novos conhecimentos. A formação na área de administração aborda questões como gerenciamento, planejamento financeiro, análise de mercado, indicadores e fluxo de caixa.

Esse conhecimento é essencial para fazer investimentos e preservar a saúde financeira de um negócio.

O administrador não é, necessariamente, um especialista na área das finanças. Normalmente, a formação fornece apenas conhecimentos generalistas. Já por intermédio de um mestrado profissionalizante, é possível adquirir mais conhecimentos financeiros, que poderão alavancar os resultados da sua empresa.

Um CEO é uma peça fundamental para a empresa. Gestores que conhecem as mais diversas áreas do negócio podem se envolver em diferentes projetos, inclusive, nos da área financeira. Eles identificam as melhores oportunidades e aumentam a probabilidade de sucesso.

As habilidades técnicas, obtidas por meio da experiência, juntamente com o conhecimento adquirido através do mestrado, possibilitarão o aproveitamento de novas oportunidades e tornarão os resultados muito mais precisos e assertivos. Interessante, não é mesmo?

2. Obter conhecimentos aprofundados de gestão

A globalização, o avanço tecnológico, a velocidade da informação e o cenário econômico fazem com que administrar um negócio seja uma das atividades mais complexas da atualidade.

Uma empresa deve aliar os seus interesses próprios com os dos colaboradores, consumidores, fornecedores, sociedade, governo, etc, e um mestrado profissionalizante em administração pode ajudar um CEO a desenvolver uma visão estratégica de toda a operação e gestão do negócio.

O administrador deve ser capaz de planejar para saber onde deseja chegar, organizar os procedimentos organizacionais para alcançar os resultados, agir por intermédio de uma gestão motivadora para engajar as equipes com os propósitos da empresa e controlar os processos para fazer os ajustes necessários.

O mestrado profissionalizante em administração desenvolve o conhecimento técnico, para ser usado em conjunto com a visão estratégica do CEO, de forma a desenvolver a gestão operacional e de pessoal da empresa. Essa soma, permite que a administração de projetos, gargalos, custos, recursos e equipes seja muito mais assertiva e otimizada.

Os melhores gestores são aqueles que conhecem as práticas do mercado, as tendências e os recursos disponíveis, e são capazes de montar estratégias para o negócio, de acordo com as suas particularidades e com o cenário no qual ele está inserido.

A gestão de pessoal também pode ser um desafio para alguns profissionais. Existem pessoas que possuem habilidades de liderança de forma mais natural, mas, também, as que precisam desenvolvê-las. Em qualquer um dos casos, é essencial que o CEO esteja disposto a aperfeiçoar essas características.

Com o mestrado profissionalizante em administração, os conhecimentos em gestão de pessoal são aprimorados. Esses ensinamentos permitem que o profissional alinhe o discurso da empresa com as atitudes e posturas diárias.

Além disso, esse profissional estará apto a identificar as características da sua empresa e fazer ajustes para que a política interna e a cultura organizacional sejam de conhecimento e praticadas por todos.

Outra característica dos profissionais que possuem bons conhecimentos de gestão é a inteligência emocional – o famoso jogo de cintura! Ela permite que os relacionamentos sejam gerenciados de maneira assertiva e que os conflitos sejam resolvidos com rapidez. O clima organizacional agradece!

Um mestrado profissionalizante em administração poderá ajudar os gestores a desenvolverem essa escuta ativa, através da comunicação objetiva e acessível. Receber as contribuições de sua equipe de braços abertos é uma excelente estratégia para valorizar e reter talentos.

3. Conhecer mercados diversos

O mestrado profissionalizante em administração permite que o CEO tenha uma visão mais abrangente do mercado. Quando um profissional termina uma graduação ou assume uma posição em uma empresa, o foco fica nas atividades desenvolvidas dentro da rotina.

Muitas vezes, a falta de entendimento e de visão prejudica as decisões e faz com que a organização perca boas oportunidades.

O mestrado pode ajudar a renovar os ares. Os profissionais trocam experiências, adquirem novos conhecimentos em outras áreas, são expostos às técnicas de gestão mais atuais, permitindo que tudo isso seja adaptado ao contexto e às necessidades da sua empresa.

4. Ampliar o networking

Todo CEO conhece a importância de ter uma rede de contatos, não é mesmo? Novamente, o mestrado profissionalizante em administração pode ajudar – e muito – na carreira.

Por mais que a formação seja feita a distância, o contato com profissionais experientes e capacitados pode ampliar o seu networking.

A criação e a sustentação de uma rede de relacionamento podem ocorrer a partir da rede dos educadores, do contato com os demais colegas, da troca a partir de trabalhos e das atividades colaborativas.

O resultado? Novas soluções para problemas e indicações para novos negócios.

5. Aprofundar conhecimentos e desenvolver expertise em sua área

Assim como a pós-graduação, o mestrado profissionalizante em administração é focado em determinada área do saber, sendo possível aprofundar conhecimentos em business e fazer a sua empresa crescer.

Dessa forma, alguns conhecimentos que foram adquiridos durante a sua graduação são atualizados e você pode aprender novas maneiras de inovar e de colocá-los em prática para obter melhores resultados em seu negócio.

As instituições de ensino costumam debater e utilizar cases de sucesso de outros empreendedores e empresas durante os cursos. Dessa forma, você poderá se inspirar e encontrar novas maneiras de desenvolver competências e implementar projetos para alavancar a sua empresa.

6. Conquistar vantagem competitiva sobre outras empresas

Competitividade, diferenciação e inovação são palavras-chave dentro do ambiente organizacional, não é mesmo? O mestrado profissionalizante em administração pode ajudar a tirá-las do discurso e colocá-las na prática.

Afinal, todo o conhecimento adquirido e desenvolvido no mestrado será aplicado em seu negócio, e esse será um grande diferencial, já que os concorrentes não foram submetidos a essas informações.

O upgrade não ocorre apenas no currículo do profissional, ele se estende para a empresa como um todo. As melhorias são implementadas de maneira coerente, fazendo com que a concorrência fique para trás.

Onde fazer um mestrado profissionalizante em administração?

Agora que você sabe de que maneira um mestrado profissionalizante em administração pode ajudar um CEO, que tal se preparar para isso?

O Brasil oferta bons mestados profissionalizantes em administração em instituições como FGV e Insper.

Uma instituição pública que oferta um excelente programa é a UFRJ que tem um MBA no padrão americano.

Mestrado profissionalizante em administração no exterior

Os cursos profissionals de mestrado em administração no exterior são os Master of Business Administration – MBA e diveros outros mestrados especializados.

Os MBA são os mais prestigiados nos EUA, Canadá e Europa.

Infelizmente, o MBA no Brasil não é igual ao homônio do exterior sendo ele igual as pós-graduações de especialização e não aos mestrados profissionalizantes como acontece nos Estados Unidos e Canadá.

Atualmente, existem milhares de opções para MBA e outros mestrados profissionalizantes no exterior.

Uma opção que se destaca nesse oceano é a da Ambra por ser a única opção dos Estados Unidos da América a ofertar o verdadeiro MBA americano em português. Conheça o MBA da Ambra.

Na Ambra, você encontra a qualificação ideal para melhorar seus conhecimentos em administração de empresas e liderar o processo de inovação empresarial na sua organização.

A Ambra (American College of Brazilian Studies) é uma instituição de ensino devidamente credenciada nos Estados Unidos da América.

Cada um dos cursos da Ambra é reconhecido e fiscalizado quanto à sua qualidade pelo Departamento de Educação da Flórida. Com esse nível de credenciamento, o diploma dos estudantes da Ambra são prestigiados diplomas dos Estados Unidos da América.

A instituição também é membro da Florida Association of Postsecondary Schools and Colleges, uma associação que reúne escolas e faculdades e forma mais de 250 mil alunos por ano, em mais de 200 campos de atuação.

Os cursos oferecidos pela Ambra podem ser feitos totalmente online: as aulas são ao vivo e possuem horários marcados.

Caso o aluno não possa comparecer, a gravação fica disponível durante todo o período letivo. As avaliações orais, os debates em grupo, as tarefas, os trabalhos e os questionários também são realizados via internet.

Todos os professores possuem, no mínimo, mestrado ou doutorado, e atuam de forma individualizada e próxima de cada aluno, como se fossem tutores particulares, o que maximiza seu aprendizado e a aplicabilidade dos conceitos estudados.

Conheça alguns diferenciais do curso:

  • Turmas pequenas
  • Aulas via internet
  • Desenvolvimento de Soft Skills
  • Análise de casos
  • Flexibilidade

O mestrado aborda conteúdos, como fundamentos de negócios, gestão estratégica, desenvolvimento organizacional e gestão de operações. Também existem disciplinas focadas na área do empreendedorismo, gestão estratégica e marketing digital.

Conheça e prepare-se para ampliar o reconhecimento acadêmico, suas oportunidades profissionais e fazer a sua empresa crescer!

O ensino superior se popularizou, aumentando a quantidade de pessoas que se formam e estão aptas para exercer uma mesma profissão.

Por isso, o seu diferencial pode estar em possuir um mestrado profissionalizante, afinal, com ele, é possível ampliar e consolidar a sua rede de relacionamento profissional, adquirir novos conhecimentos sobre gestão estratégica e experimentar uma imersão em casos de sucesso para encontrar soluções práticas e inovadoras – que podem ser implementadas em sua empresa.

Colocar em prática todas essas habilidades é uma excelente maneira de diferenciar a organização e criar uma verdadeira vantagem competitiva.

Você pode achar cansativo, ter que “espichar” a sua formação. Mas isso não precisa ser nenhum sacrifício.

Hoje em dia, é bastante simples conciliar os estudos com o trabalho. Basta ser disciplinado e buscar boas instituições de ensino, que se adaptem ao seu ritmo e à sua rotina profissional e pessoal.

Todas as vantagens que listamos aqui mostram que vale a pena tirar o caderno da gaveta e encarar mais alguns anos de estudo, não é mesmo?

Caso você não tenha um bacharelado, considere um curso de graduação em administração.

Leia também o texto: Mestrado e conheça tudo sobre pós-graduação stricto sensu.