Home Educação Mestrado – Conheça tudo sobre pós-graduação stricto sensu

Mestrado – Conheça tudo sobre pós-graduação stricto sensu

0
Mestrado – Conheça tudo sobre pós-graduação stricto sensu

Mestrado é um nível de ensino superior que confere o título de mestre e é realizado após um curso de graduação longo como um bacharelado.

Após o mestrado, existe o doutorado que é um curso mais focado em pesquisa avançada. O doutorado é, normalmente, acadêmico e existe em menor quantidade na versão profissional.

Calma, vamos esclarecer tudo isso. Ao longo texto, os seguintes temas serão abordados.

  1. Pós-graduação stricto sensu
  2. Curso de mestrado
  3. Como fazer mestrado
  4. Bolsa de mestrado
  5. Mestrado acadêmico
  6. Mestrado profissional
  7. Onde fazer mestrado
  8. Mestrado no exterior

O mestrado e o doutorado compõem os cursos chamados de pós-graduação stricto sensu, ou seja, pós-graduação em sentido restrito.

Pós-graduação stricto sensu

A pós-graduação stricto sensu é um sistema de cursos constituído para favorecer a pesquisa científica e o treinamento avançado.

O objetivo imediato é proporcionar ao mestrando ou doutorando aprofundamento do conhecimento que permita alcançar elevado padrão de competência científica ou técnico-profissional, impossível de se adquirir no âmbito da graduação.

Os cursos de pós-graduação stricto sensu são os mestrados e doutorados. Eles possuem nível de ensino e aprofundamento de conhecimento superior aos cursos ofertados em especializações e graduações.

Os cursos de mestrado e doutorado conferem títulos aos seus egressos que são registrados em diplomas. Esses títulos permitem que as pessoas usem os termos Mestre ou Doutor antes do nome.

As pós-graduações que não são mestrado nem doutorado são chamadas de pós-graduação lato sensu e ofertam certificado de especialização aos egressos.

Um curso qualquer que demande um curso de graduação para ingressar é chamado de pós-graduação lato sensu. Ou seja, pós-graduação em sentido amplo porque é um curso que exige graduação como pré-requisito de ingresso, mas não é mestrado nem doutorado.

Conheça mais sobre pós-graduação lato sensu!

A pós-graduação stricto sensu a distância

Atualmente, existem, no mundo, diversos cursos de mestrado e até mesmo de doutorado que podem ser realizados com o auxilio do computador.

Infelizmente, as alternativas de mestrado brasileiro que podem ser realizadas por auxílio do computador são escassas. Conheça todos os mestrados a distância existentes no Brasil (atualizado em junho de 2018) no texto sobre mestrado a distância.

Curso de mestrado

Os portadores de título brasileiro de mestrado usam o termo “Me” para designar que são mestres e alguns usam o termo M.Sc. que tem origem do inglês: Master of Science. Normalmente, os mestrados exigem um trabalho final chamado dissertação de mestrado.

Um erro comumé as pessoas acharem que o MEC credencia mestrados. O MEC credencia instituições privadas e federais e as autoriza a ofertar cursos superiores em nível de graduação, além de registrar os cursos de pós-graduação lato sensu.

Credenciamento de cursos de mestrado e doutorado

Para instituições sediadas no Brasil, a Capes é órgão que credencia e regula os programas de mestrado e doutorado.

Vale ressaltar que a Capes regula somente os cursos ofertados por instituições de ensino sediadas no Brasil e que cada país possui seu próprio sistema de regulação e controle da educação e superior.

Muitos países do mundo possuem o trio: bacharelado, mestrado e doutorado como principais títulos acadêmicos que, obviamente, são regulados e credenciados pelos órgãos competentes do país onde a instituição de ensino estiver sediada.

Como fazer mestrado

Você precisa se candidatar a uma vaga para fazer um mestrado, seja ele no Brasil ou em outro país. Normalmente, o processo seletivo é feito nas seguintes etapas:

  1. Inscrição
  2. Provas (nem todas)
  3. Currículo acadêmico e profissional
  4. Pré-Projeto ou Memorial
  5. Entrevista (nem todas)
  6. Resultado

Inscrição

Na maioria dos cursos, a inscrição para participar do processo seletivo de mestrado é realizada pela internet.

Provas

Muitos dos mestrados do Brasil exigem provas e outros avaliam o interessado pelo currículo profissional e acadêmico.

Em outros países como Argentina, EUA e Canadá, os candidatos são selecionados por documentos, entrevistas e comprovações de resultados acadêmicos e profissionais sem realização de provas.

Análise de currículo

Quase todos os programas de mestrado e doutorado do Brasil e também de outros países solicitam e avaliam o currículo do candidato. O currículo, normalmente, é avaliado pelo histórico acadêmico e profissional de cada candidato a vaga em mestrado.

O histórico acadêmico é sempre solicitado e avaliado em termos de notas, trabalhos e realizações ao longo da graduação. O currículo pode ser um item eliminatório ou classificatório na seleção de cursos de mestrado.

Pré-Projeto de dissertação

Algumas instituições do Brasil solicitam um memorial reflexivo do candidato e outras solicitam um projeto ou pré-projeto de pesquisa ou pré-projeto de dissertação.

Ademais, o mestrando deve ter a oportunidade de fazer o projeto ao longo do mestrado acadêmico como acontece nos Estados Unidos, Canadá e Europa.

Pré-Projeto de tese de doutorado

O candidato a doutorado deverá comprovar que possui a habilidade de realizar pesquisas cientificas.

O doutorado é um curso avançado em pesquisa acadêmica. Uma das etapas mais importantes é a realização de um pré-projeto de pesquisa que também é chamado de pré-projeto de tese em algumas instituições de ensino.

Memorial para mestrado

O memorial é uma alternativa ao pré-projeto de pesquisa para ingresso em mestrados.

Pessoalmente, acredito que o modelo de memorial faz mais sentido para mestrado e o modelo de projeto completo deveria ser usado somente para doutorado.

Memorial é um conteúdo reflexivo produzido pelo mestrando para mostrar seu alinhamento com o curso de mestrado.

Vale ressaltar que a adequação do futuro mestrando à instituição deve ser uma verificação de duas vias. A instituição de ensino deveria verificar se esse candidato possui o perfil que ela busca e o candidato deveria verificar se a instituição e o programa de mestrado ou doutorado atenderá aos seus objetivos pessoais e profissionais.

Nessa visão, um memorial reflexivo atende melhor o objetivo de uma seleção de mestrado do que um (pré)projeto de pesquisa.

Conclusão da seleção para mestrado e doutorado

O modelo aqui apresentado é uma visão geral da seleção e cada instituição possui seu processo seletivo e suas etapas bem definidas.

Obviamente, as melhores instituições possuem mais pessoas interessadas e, assim, elas podem fazer uma seleção mais rigorosa.

Requisitos formais para fazer um mestrado

O requisito formal para fazer um mestrado na maior parte do mundo é ter um curso de bacharelado.

No entanto, vale ressaltar que existe a possibilidade de ingresso em mestrado no Brasil com cursos superiores que não são bacharelado, como as licenciaturas e os tecnólogos.

Licenciados podem fazer mestrado e doutorado no Brasil?

Portadores de título de licenciatura podem fazer mestrado e até mesmo doutorado no Brasil segundo menciona o MEC.

Tecnólogos podem fazer mestrado e doutorado no Brasil?

No Brasil, sim.

Os egressos de cursos superiores de nível de tecnólogo podem ingressar em mestrados no Brasil segundo menciona o MEC.

Mestrado é para dar aulas em faculdades?

Muitos pensam que fazer um mestrado serve apenas para dar aulas, certo? Você também pensa dessa forma?

Um bom mestrado eleva o nível de qualidade da prestação do seu serviço.

Profissionais com mestrado são cada dia mais demandados fora do mundo acadêmico em países de primeiro mundo e essa tendência deverá chegar logo ao Brasil. Certamente, mestres e doutorados podem agregar bastante valor em diversos setores profissionais.

Ademais, veja quais são os benefícios que o programa está te oferecendo porque somente o diploma não é ou não deveria ser o objetivo.

Bolsa de mestrado

Bolsa de estudo são mais comuns no doutorado. De qualquer forma, existem instituições que conferem bolsas parciais e outras até mesmo integrais em mestrados.

O Brasil tem a Capes que oferta, via instituições de ensino privadas, bolsas completas de mestrado. As bolsas da Capes pagam integralmente as mensalidades de instituições privadas.

O CNPq, Conselho Nacional de Pesquisa, e as Fundações de Pesquisas dos Estados também são grandes fomentadores de bolsas de mestrado e doutorado no Brasil.

A melhor forma de conquistar uma bolsa de mestrado no Brasil é ser um dos primeiros aprovados na seleção do mestrado.

Verifique, na instituição de ensino que você busca, a existência de bolsas de estudo.

Mestrado acadêmico

Um mestrado acadêmico tem como objetivo finalístico abordar conhecimento aprofundado e colocar o egresso em contato com a pesquisa científica.

O egresso de um mestrado acadêmico está preparado para realizar pesquisas. Um outro ponto é: quem deseja fazer doutorado deveria preferir os mestrados acadêmicos.

Mestrado profissional

Um mestrado profissional tem como objetivo finalístico abordar conhecimento aprofundado que possa ser colocado em prática pelo egresso.

O objetivo do mestrado profissional é mais aplicar o conhecimento avançado do que realizar pesquisas acadêmicas.

Onde fazer mestrado

O Brasil possui várias instituições que ofertam mestrado e doutorado.

Veja a lista completa de cursos de mestrado ofertados por instituições brasileiras no site da Capes.

Bem, agora que você já sabe mais sobre mestrado, deixe seu comentário indicando em qual área você deseja cursar um mestrado.