Home Carreira Metas profissionais: como a orientação de carreira pode ajudar?

Metas profissionais: como a orientação de carreira pode ajudar?

0
Metas profissionais: como a orientação de carreira pode ajudar?

Você tem metas profissionais? Fazer projeções da nossa vida profissional no futuro e estabelecer um plano de ação é uma forma efetiva e fugir da estagnação. Facilmente encontramos pessoas que têm essa questão bem clara em sua mente. Contudo, comumente elas relatam que não alcançam seus objetivos.

Podemos considerar que uma das principais causas é a falta de orientação de carreira. Sem ela, o profissional pode, sem ao menos se dar conta, trilhar caminhos que o afasta de sua meta e, até mesmo, passar desatento e não reconhecer trilhas que, inicialmente, não seguem na direção de seus objetivos, mas serviriam como atalhos para essa pessoa se realizar profissionalmente.

Se você deseja criar metas profissionais para si e seguir o caminho certo rumo a elas, continue lendo. Preparamos abaixo algumas dicas que vão ajudá-lo.

Autoconhecimento para se projetar

Antes de criar planos e definir estratégias, é fundamental que a pessoa se conheça profundamente. Com o autoconhecimento bem desenvolvido, evita-se cair em armadilhas psicológicas, tais como escolher a profissão errada ou temer se aventurar por diferentes caminhos e novos desafios. Quando você está alinhado com sua real essência, fica mais fácil determinar o que realmente quer para o seu futuro profissional.

Nesse aspecto, um profissional experiente em orientação de carreira é muito importante. Ultimamente, o coaching (conjunto de técnicas que trabalham autoconhecimento, motivação, metas e estratégias) tem ganho muito espaço e auxiliado diversas pessoas a treinar suas reais habilidades.

Orientação de carreira para se realizar

Quando se tem consciência de seus reais desejos e habilidades, tanto as positivas quanto as que merecem ser desenvolvidas, é possível melhor direcionar as energias para atividades profissionais que realmente resultem em satisfação pessoal e profissional. Por isso, a orientação de carreira é uma atividade recomendada lá nos primórdios da vida adulta, quando as pessoas estão começando a criar projeções de seu futuro pessoal e profissional.

Assim, com essa orientação, é possível realizar uma escolha profissional mais acertada e com menos chances de se arrepender após iniciar uma formação acadêmica ou especialização. Além disso, uma boa orientação auxilia no estabelecimento de metas realmente efetivas para sua carreira. Escolher uma profissão somente por acreditar que “ganha-se mais dinheiro” pode ser uma grande armadilha. Escolha por afinidade, nada mais.

Projeção para combater a estagnação

Outro grande benefício de ter orientação de carreira é ser capaz de realizar projeções objetivas e entender os possíveis caminhos para atingir as metas projetadas. Essa atividade de projetar sua carreira profissional permite que a motivação seja sempre trabalhada, mesmo em momentos de estagnação, como uma crise econômica.

Ela mantém viva a necessidade de ascensão profissional, estimulando a pessoa a executar os passos inicialmente planejados até mesmo objetivando sua aposentadoria. É como se o profissional fosse capacitado a realizar um plano de negócios, mas para si mesmo e não para uma empresa.

Capacidade para a adaptação

Nem sempre os planos saem como o esperado. Nestes tempos de comunicação instantânea e eventos fluidos, que modificam o status quo e exigem a reorganização tanto pessoal como profissional, é importante ter a capacidade de adaptação bem exercitada para que seja possível reavaliar as metas e definir uma nova direção para sua carreira profissional.

Tal ponto tem um peso tão importante, pois evita que a pessoa invista suas energias em uma profissão próxima da extinção ou em estratégias que não são mais viáveis como foram anteriormente. Por exemplo: as pessoas que, no passado, estipularam a meta profissional de ser uma telefonista, hoje em dia não teriam como sustentar sua realização profissional se não fossem capazes de se adaptar às profissões correlatas ou ao incremento das tecnologias.

Gerenciamento de etapas de crescimento

O caminho rumo à sua meta profissional pode ser longo e árduo, e você precisa se manter motivado e feliz, não guardando a realização somente para o final da trilha. Tal atitude poderá fazer com que você se desmotive no meio do caminho, por achar que ainda falta muito ou que simplesmente não vai conseguir.

Assim, o ideal é gerenciar a sua caminhada de forma contínua. Faça análises periódicas que o levem a perceber o quanto você percorreu do caminho e o quanto aprendeu e cresceu nesse período. Isso vai trazer um novo ânimo para que você continue seguindo, além de permitir correções de rota, assim que se fizerem necessárias. Dessa forma, você vai sentir como se conquistasse pequenas metas todos os dias.

Uso da tecnologia a seu favor

Enquanto alguns enxergam a tecnologia como uma das causas para a diminuição dos postos de trabalho, outros a vêem como uma grande aliada, uma forma de trazer oportunidades à sua mão, sem que você precise sequer se deslocar. Escolha estar nesse segundo grupo e, sempre que possível, utilize-a em prol do seu crescimento pessoal e profissional.

Quer um exemplo? Que tal aproveitar o caminho de volta do trabalho, no transporte público para fazer aquele curso a distância que vai contribuir para que você alcance suas metas? O ensino à distância, os cursos online e as assessorias virtuais são formas de otimizar o seu tempo e proporcionar novos aprendizados.

Desenvolvimento de metas dentro do seu plano de carreira

Você quer uma mudança de carreira ou gosta do seu trabalho e quer crescer além do que já conquistou? Se você escolheu a segunda opção, aproveite o plano de carreira que a empresa lhe oferecer (ou crie um para si) e o tome como norte na hora de definir as metas. É importante manter a coerência no passo a passo da sua vida profissional. Esperar que a sorte lhe permita queimar etapas do curso normal da sua carreira só vai trazer frustrações, e ainda pode impedí-lo de chegar aos seus objetivos.

Se o seu objetivo é mudar de empresa, por exemplo, pesquise e se informe sobre as vagas disponíveis e processos seletivos de onde gostaria de trabalhar e mire no local certo. Se você já empreende ou deseja empreender, pense em quais cursos, treinamentos e ações são necessários para alcançar o crescimento que tanto sonha.

Em resumo, a orientação de carreira estimula a orientação profissional e a realização de suas metas profissionais principalmente por meio do autoconhecimento e do desenvolvimento de habilidades demandadas para alcançar seus objetivos. De forma prática, você precisa buscar adequar-se aos quesitos necessários para alcançar seus objetivos, e não apenas lamentar-se por não se enquadrar a eles ou tentar mudá-los.

Agora que você já sabe como a orientação de carreira pode ajudar no sucesso da sua vida profissional, conte para nós: quais são as suas metas? Como você as define? Deixe um comentário e participe!