Home Ambra University MOOC: conhecendo plataformas online de ensino

MOOC: conhecendo plataformas online de ensino

1
MOOC: conhecendo plataformas online de ensino

Você sabe o que é MOOC? Hoje em seu artigo, o diretor executivo da Ambra, Alfredo Freitas, explica o seu significado e fala sobre as plataformas de cursos online:

“MOOC, sigla do inglês Massive Open Online Course,  pode ser traduzido livremente como Curso Online Aberto e Massivo designando cursos disponíveis na internet para qualquer pessoa.

O termo MOOC apareceu pela primeira vez em dezembro de 2011 no Inside Higher Ed em texto sobre curso ofertado livremente por professor da Universidade de Stanford e logo se popularizou com o lançamento das plataformas que integram Universidades que ofertam cursos livres ao mundo, sem custo, em grandes turmas.

Os provedores de MOOC são empresas ou organizações não-governamentais que ofertam cursos em parceria com Instituições de ensino qualificadas e com as seguintes características:

  1. Sem requisito de ingresso, curso livre;

  2. Para qualquer pessoa;

  3. Pode ser realizado em qualquer lugar que tenha acesso à internet;

  4. Pode ser realizado a qualquer momento, pois cursos são assíncronos e não possuem necessidade de horário específico de participação;

  5. Foco em grandes turmas, ofertadas em massa, sem acompanhamento individualizado;

  6. Online, via internet, sem necessidade de participação física;

  7. Sem custo (usualmente os cursos em Mooc não possuem custo ou possuem uma versão certificada com pagamento e outra livre, sem pagamento;

Os principais e maiores provedores de MOOC estão nos Estados Unidos da América e são eles: Coursera, EdX,  Udacity, NovoEd e Canvas Network. Coursera, Udacity, Canvas Network e NovoEd são resultantes do empenho de empresas e o EdX nasceu de parceria iniciada por Harvard e MIT. Todos eles ofertam cursos de forma gratuita, livre a qualquer pessoa e via internet, no melhor estilo MOOC.

A Europa também possui bons e grandes provedores de MOOC com o OpenUpEd e o FutureLearn. No Brasil, a StartUp Veduca está ofertando cursos na internet em formato de vídeo aulas provenientes de várias instituições de ensino.

O modelo de avaliação de trabalhos dissertativos em MOOC é feito, usualmente, por pares. Nesse modelo, um aluno corrige/avalia o trabalho do colega e também aprende durante esse processo. Além da avaliação por pares, alguns MOOCs ofertam comentários e atuação docente resumindo o que foi enviado por um grupo de alunos ou reiterando temas importantes tratados nos debates discentes.

Imagine uma aula presencial em um grande auditório ou estádio de futebol. O MOOC é algo assim só que maior e mais acessível em função da internet, portanto, os professores não conseguem atender individualmente cada dúvida ou  corrigir todas as atividades dos alunos.

Usualmente as instituições buscam ampliar seu alcance, melhorar seu ensino local e prover excelentes serviços à comunidade sem custo quando decidem ingressar no modelo de educação do Mooc livre. O Mooc pode ser considerado a versão online da extensão universitária.

O Canvas Network é o primeiro dos grandes provedores de Mooc americanos a ofertar curso em português.

Além do Canvas Network, neste momento, o Coursera oferta cursos com legendas em português do Brasil traduzidas pela Fundação Estudar. O Brasil está em quarto lugar em número de participantes dos cursos do Coursera [1].

O Canvas Network está com inscrições abertas para o primeiro curso em português do Brasil, que iniciará em 27 de janeiro de 2014, gerenciamento de finanças pessoais.

O curso é ofertado em parceria com a Ambra College, faculdade americana sediada em Orlando, na Flórida, e será ministrado completamente em português do Brasil utilizando aulas em vídeo, textos, fóruns e tarefas.

[1] O Coursera foi o primeiro MOOC a ofertar cursos em vídeo com legendas em português. Tais cursos diferem da atual proposta do Canva Network a qual oferta um curso completamente em português do Brasil.”