Navigation

Destaque
O desafio do ensino online

Pensar em educação hoje envolve pensar em tecnologia. Você concorda com esta frase? Também acha que esta união é um reflexo do mundo atual? Hoje trazemos para o blog esta discussão e vamos apresentar alguns motivos do porquê acreditarmos na tecnologia como grande aliada na educação, no ensino online.

Não estamos falando apenas do ensino online e de outras metodologias de educação a distância, mas do modelo mental das pessoas que vivem no mundo atual, inseridas no contexto da interatividade e da velocidade. O diálogo de tantas possibilidades com a educação se torna natural e, como bem disse o filósofo Pierre Lévy neste post, este espaço de experimentações e discussões é saudável para explorar as diferentes possibilidades técnicas e pedagógicas.

Muitos ainda vêem o uso da tecnologia na educação com algumas ressalvas, principalmente quando o assunto é a disponibilidade do uso da Internet com qualidade nas instituições de ensino ou até mesmo numa certa desconfiança em relação ao estudo online. Tentando olhar por outro lado, talvez o maior desafio esteja em aplicar de forma correta estas tecnologias e criar, a partir daí, um modelo de ensino que se alinhe ao que consideramos um curso de qualidade.

É claro que um modelo unidirecional, em que o aluno interage apenas com um computador ou com um material audiovisual (ou até mesmo impresso) pré-produzido não é o ideal. Talvez por isso muitos ainda tenham resistência às metodologias de ensino online. O ideal é criar um ambiente de trabalho colaborativo para o aluno. Ele deve participar de todo o processo assim como acontece na modalidade presencial. No caso do ensino online, o uso das diferentes interfaces e tecnologias desenvolvidas deve facilitar esta interação entre o aluno, o conteúdo e o professor. É neste ponto que devemos focar nossa metodologia.

Por isso, o maior desafio é usar as tecnologias de modo que o aluno encontre um ambiente de  participação e troca entre ele e o professor. Esta é uma perspectiva para a educação como um todo, mas para a educação online ela se torna o objetivo a ser alcançado.

 

am_cta_ebook11_posrealizacao-3

A equipe de Redação da Ambra é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.