Navigation

AMBRA College
O Direito como diferencial competitivo em outras áreas
Retomando o post dessa semana em que falamos sobre o profissional multidisciplinar e a oportunidade de aprender Direito como área complementar às outras profissões, o Diretor Executivo da AMBRA College, Alfredo Freitas, tem um artigo muito interessante neste contexto que trata o Direito como diferencial competitivo:

Conhecimento Jurídico “Para quê serve o Direito? Para quê serve a formação em Direito? Para advogar, ser juiz, promotor ou delegado? O conhecimento jurídico é necessário não apenas para pessoas que advogam ou desejam seguir carreira no judiciário, os operadores do Direito. O conhecimento jurídico serve a todos, inclusive a quem já possui uma formação superior. Imagine: sua especialidade + o conhecimento jurídico adequado = uma carreira diferenciada.

Diversos profissionais são envolvidos diariamente no mundo jurídico ou dependem de relações jurídicas para que suas atividades sejam desempenhadas de forma mais efetiva. O empresário pode vender para o Governo, mas nem sempre tem condições de pagar consultorias em licitações e contratos. O consultor precisa conhecer o sistema jurídico para ofertar um serviço melhor e mais completo e o contador precisa conhecer muito bem o direito tributário, financeiro, empresarial e civil, pois muitas vezes perde clientes por não saber orientá-los da melhor forma.

Por sua vez, o assistente social precisa conhecer os direitos difusos e o sistema constitucional brasileiro e o gerente do hospital precisa saber de direito constitucional, responsabilidade civil, contratos e direitos difusos. Já os políticos podem atuar de forma mais eficiente e adequada conhecendo o sistema legal do País e os membros de ONGs nada podem fazer se não conhecerem muito bem a Lei brasileira.

Uma formação jurídica pode abrir portas ao fazer o profissional pensar em novos horizontes e possibilidades dentro de sua área de atuação, inclusive a descoberta de novos nichos ainda não conhecidos ou explorados. Direito não é apenas para quem quer mudar de profissão/ocupação. A associação do conhecimento jurídico a uma outra especialidade tornará o profissional diferenciado.”

Autor: Alfredo Freitas – texto adaptado para o blog Ambra College

am_cta_ebook12_novocodigocivil-1

A equipe de Redação da Ambra é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.