Navigation

AMBRA College
coaching empresarial
O que é coaching empresarial e como ajuda o empreendedor?

Em um mercado cada vez mais complexo, competitivo e que sofre constantes mudanças, a necessidade de um olhar mais crítico é essencial para identificar melhorias. Assim, o coaching empresarial pode exercer grande influência, contribuindo para que o seu negócio alcance voos mais altos. 

Muitas vezes, a cegueira por trás das falsas certezas de “está tudo bem”, “me sinto confortável onde estou”, pode ocasionar a uma grande fatalidade para sua carreira. E algo que é bastante conciso e verdadeiro a se confessar é que não há estabilidade para a vida empresarial, não é mesmo? É preciso constantes ajustes, melhorias, adequações, inovações para se manter como referência e líder no seu segmento.

Desse modo, o empreendedor, ao optar por um coaching empresarial, receberá apontamentos sobre em que parte do seu negócio poderia potencializar e investir.

Certamente, existem áreas que você nunca explorou ou perseguiu no seu negócio, e é exatamente esses aspectos que um coaching empresarial que lhe fazer enxergar.

Outro ponto importante é que a maioria dos empreendedores precisa daquele “toque” ou “empurrão” para cumprir prazos em curto, médio e longo prazo. Outras qualidades essenciais, como responsabilidade, ousadia, disciplina e consistência no que se realiza devem se tornar presentes na busca pelo sucesso constante.

Pensando nisso, preparamos este artigo sobre coaching empresarial e os seus principais benefícios. Confira.

Afinal, o que é coaching empresarial?

O coaching empresarial é o processo de transportar o seu negócio do ponto que está para aquele que você deseja.

Não importa em que situação esteja, com ou sem sucesso, iniciante ou há anos no mercado, com poucos ou muito clientes. A finalidade do coaching empresarial é fazê-lo chegar lá na frente, no topo do seu negócio, com muita ousadia e direcionamento estratégico.

Se você é um empreendedor e deseja um crescimento significativo e consistente, então, essa mentoria lhe fornecerá técnicas e visões críticas a fim de aplicar melhorias e potencializar a sua marca.

Coaching empresarial funciona como um guia

Ele ajuda a guiar o seu negócio para o crescimento, auxiliando a clarificar a sua visão acerca do mercado e como isso caberá dentro dos seus objetivos pessoais.

É fundamental frisar que ajustar a visão do seu negócio com os seus objetivos pessoais é um passo que, muitas vezes, não é percebido pela maioria dos empreendedores.

Centenas deles só se concentram nas metas da empresa ou na área técnica, sistema operacional. Ao assumir essa postura, eles estão omitindo, completamente, os seus próprios objetivos.

Um grande empreendedor, que conta com a metodologia do coaching empresarial, procura entender o porquê alcançar metas de crescimento em seus negócios é importante de forma pessoal – e o impacto que isso terá em sua vida, como um todo.

Afinal, o dono do negócio, em última análise, determina a velocidade e a paixão em que o objetivo é cumprido. E se ele não estiver ligado aos seus sonhos e planos pessoais, não há razão ardente para chegar a alguma meta de negócios. Por isso, o coaching empresaria alinha o crescimento do empreendedor com os seus alvos pessoais.

Coaching empresarial é estratégico

Depois de esclarecer onde um empreendedor gostaria de chegar com o seu negócio, o coaching empresarial vai ajudar a criar estratégias e priorizar quais metas e ferramentas serão necessárias.

A finalidade desse procedimento é sempre avançar o negócio rumo ao objetivo. Durante o processo, o coach irá reunir-se com o empreendedor periodicamente para mantê-lo no caminho dentro dos compromissos assumidos durante a sessão de coaching empresarial.

Coaching empresarial é prestação de contas

Um componente crítico do coaching empresarial é a sua prestação de contas. Assim como você nunca vai ver um técnico de futebol executando voltas ao redor campo no lugar de sua equipe, o mesmo ocorre com um coach empresarial.

Ele não é um consultor. Sendo assim, não vai fazer o trabalho pelo empreendedor. O coach está lá para mantê-lo focado no resultado final e lembrá-lo o porquê ele é importante.

O processo de coaching empresarial motiva o empreendedor a manter os seus compromissos em dias. E o coach vai segurar, quando necessário, um espelho na frente dele, destacando falhas em seus negócios e pontos cegos pessoais.

Perguntas são a chave do coaching empresarial

Uma das grandes funções e técnicas do coaching empresarial é que todo o processo se faz em torno de perguntas honestas, específicas e realistas para o empreendedor. Um bom coach irá fazer pergunta definidas que, talvez, ele jamais pensaria sozinho e que ninguém também ousaria perguntar.

A essas perguntas, incluem:

  • O que você realmente quer?
  • O que é mais importante para você?
  • Por que você está trabalhando tão pesado nisso?
  • Quando você vai comemorar seu sucesso e como?
  • Que tipo de legado você planeja deixar?
  • Que tipo de impacto você quer fazer no mundo?

Além dessas perguntas, após qualquer período de sucesso, é importante fazer um balanço, reavaliar e decidir o que é importante focar para a próxima missão.

Agora que já exploramos bastante o que é o coaching empresarial bem como o que esse processo faz, veja, abaixo, os benefícios que ele trará ao seu negócio!

Benefícios do coaching empresarial para o empreendedor

1 – Aumento de comprometimento dos colaboradores

O coaching empresarial, geralmente, inclui exercícios em torno de personalidade e estilo de liderança, e capacita o empreendedor a compreender melhor a si mesmo e como gerar o comprometimento de seus colaboradores.

Ao longo do caminho, o empreendedor será introduzido a diferentes tipos de personalidade e características de liderança, como também vai aprender a lidar com conflitos. Sendo assim, essa é uma ótima maneira para aprimorar a habilidade de como trabalhar com diversos tipos de pessoas, não apenas estimulando um ambiente harmonioso entre líderes e seus colaboradores, mas fazendo com que eles se comprometam mutuamente em prol de uma casa.

2– Melhora na comunicação da empresa

O empreendedor tem uma forte tentação de fazer tudo sozinho. Por sua própria experiência, você deve concordar com isso, não é mesmo?

O coaching empresarial pode ajudá-lo a direcionar os seus pontos fracos, como a comunicação e distribuição de tarefas, ajudando na solução certa. Em seguida, todo o processo vai encorajá-lo a se concentrar em seus pontos fortes para que seu negócio opere de forma eficiente, principalmente na comunicação dentro de sua empresa.

O coaching empresarial é um grande trunfo na construção de um negócio de sucesso.

3 – Decisões com muito mais base

É extremamente difícil planejar um orçamento rentável quando a sua cabeça está envolta do plano de negócio, planejamento de marketing, o crescimento potencial, e muito mais.

O coaching empresarial vai ajudar o empreendedor a planejar suas finanças de uma forma inteligente e benéfica. E não apenas na área de finanças, mas em tudo que rege o poder de tomar decisões mais assertivas e direcionadas ao propósito.

4 – Desenvolvimento da inteligência de mercado

Encontrar ouro na escuridão é uma das habilidades que o coaching empresarial proporciona aos empreendedores em meio a um mercado que oscila sempre. Saber desenvolver a inteligência por trás de cada tendência é um grande desafio.

Ainda mais em dias como estes, onde pode parecer que todas as portas estejam fechadas. No entanto, ainda existem recursos para serem usados ​​de maneiras novas e diferentes. Deve haver algo, na sua gestão, que funcionou bem no passado e que pode ser reutilizado, assim como em um processo de reciclagem.

O que é importante é a descoberta do que já está à mão e não requer investimento adicional.

5 – Melhora na produtividade e otimização do tempo

Quando você conta com o coaching empresarial, trabalha com aumento de produtividade e otimização de tempo por conta de estreitar o que é essencial, urgente e necessário.

Sendo assim, fica mais focado em atividades que realmente vão trazer resultados consistentes. É justamente nesse aspecto que o empreendedor, muitas vezes, peca, e não consegue distinguir o que realmente importa: fica atrelado a centenas de afazeres que não traz em retorno algum.

Por isso, o coaching empresarial ajuda a mostrar e diferenciar o que é importante do que não é. E o resultado disso é mais produtividade, mais tempo bem aproveitado e conclusões assertivas cada vez mais recorrentes.

6 – Retenção de funcionários e clientes

O coaching empresarial ajuda na retenção de funcionários e clientes, fazendo com que estes se sintam valorizados e considerados. Investindo no funcionário, melhora-se o atendimento ao cliente – que passa a se fidelizar e indicar a sua marca para outras pessoas.

Muitas vezes, mais importante que dinheiro é os funcionários quererem sentir o progresso em direção a uma meta e crescimento dentro de uma organização.

Ao contratar um coach empresarial para todos os seus funcionários, essa iniciativa envia uma mensagem que você quer capacitá-los para aumentarem habilidades de liderança.

7 – Mudança de perspectiva

Os benefícios de você ter um coaching empresarial é a mudança de perspectiva que esse processo traz para o seu negócio.

Em vez de ditar “vivemos em tempos difíceis”, você passará a ter uma nova visão, de que “vivemos tempos interessante e com excelentes oportunidades”.

A capacidade de ver a solução, hoje, enquanto que ontem houve um enorme bloqueio, é o vai gerar sucesso: a possibilidade de desmantelar, peça por peça, a “questão” para encontrar alternativas inovadoras e criativas.

Características que mais beneficiam os empreendedores

Devido a várias experiências que muitos coaches empresariais tiveram ao longo de sua carreira, eles identificaram algumas características que mais beneficiam os empreendedores.

  • Um desejo de ser desafiado
  • O amor pela aprendizagem e autoaperfeiçoamento
  • Disposição para trabalhar para resultados positivos
  • A capacidade de aprender com os erros e fracassos
  • Desejo de discussões colaborativas
  • Pensadores independentes
  • Abertura a novas idéias e / ou maneiras de pensar
  • Liderança forte em seus negócios
  • Capacidade de acompanhar os compromissos

Você deve selecionar muito bem quem é o profissional que irá trabalhar com coaching empresarial mediante algumas habilidades que este deve possuir. Entre elas, é possível citar: experiência, perícia, e conhecimento nesse segmento.

Entretanto, o fator mais crítico que irá definir o seu sucesso com um trabalho de coaching empresarial é certificar-se que você deve estar pronto para ele, ou seja, estar aberto para mudanças e desafios, que o levarão a experimentar novas possibilidades de crescimento e inovações nessa trajetória de altos e baixos.

Diante de tudo que vimos, o empreendedor pode obter grandes vantagens ao contratar um coaching empresarial para aumentar o seu desempenho.

Muitas vezes, uma parceria entre a gestão e o coaching empresarial em médio prazo é suficiente para acertar e fazer alguns ajustes na empresa, e em seu próprio desempenho pessoal. Em outras, os empreendedores precisam de mais tempo para se autoajustar, requerendo, assim, um trabalho com coaching empresarial em longo prazo ou até mesmo por toda a vida.

Independentemente de qual seja o seu caso, você pode desfrutar de excelentes benefícios do coaching empresarial.

Aqui, na Ambra College, você conta com uma equipe treinada, qualificada e que tem como objetivo fazer o seu negócio crescer e se consolidar no mercado. Caso desejar mais informações e detalhes, entre em contato conosco. 

 

A equipe de Redação da Ambra é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.