O que é empreendedorismo?

gestorVocê saberia responder o que é empreendedorismo? Na Wikipedia, você encontra o conceito de Robert D. Hisrich, autor do livro“Empreendedorismo”, que define como “o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal”.

Ou seja, o empreendedor é quem realmente coloca a mão na massa para fazer um negócio nascer, não necessariamente com uma ideia inovadora, mas mesmo aqueles que fundam empresas em negócios tradicionais estão empreendendo, buscando seu diferencial no mercado.

o-que-e-empreendedorismo

Pois uma matéria na revista Info, refletiu sobre um outro aspecto que o empreendedor precisa ter: ele precisa ser também um bom gestor. A proposta é refletir que não basta fazer um negócio acontecer, é necessário gerir processos e pessoas para fazer ele dar certo. Por isso o especialista em liderança, Eduardo Ferraz, listou 10 dicas que para quem quer ser um bom gestor.

1. Saiba resolver conflitos – Para começar, ouça os dois lados quando um conflito surgir. Entender os pontos de vista de cada um e ter uma postura racional evita reações que podem prejudicar o clima na equipe. Discussões ríspidas e muito emocionais devem ser controladas.

2. Retenha talentos – Fazer um esforço para manter talentos na sua empresa pode ser muito vantajoso. Ofereça segurança e valorize seu ambiente de trabalho, com conforto e horários flexíveis. Além disso, dê chance ao funcionário para aprender e estar perto do núcleo de decisões do negócio.

3. Delegue o operacional – Para se dedicar às decisões importantes da empresa, o dono precisa aprender a descentralizar o comando. Para isso, delegue tarefas operacionais, como atender telefonemas e organizar o estoque. Segundo Ferraz, isso dá tempo para funções mais estratégicas.

4. Treine pessoalmente seus colaboradores – Você quer que as coisas na empresa sejam feitas exatamente como você faria? A saída é treinar pessoalmente os funcionários, dizendo como as tarefas devem ser executadas e estabelecendo padrões e processos bem definidos.

5. Não seja muito informal – Uma empresa pequena costuma criar uma relação mais pessoal entre a equipe. Mas não confunda esta aproximação com informalidade. Não trate clientes, fornecedores e funcionários como se fossem amigos em uma mesa de bar. Demonstrar profissionalismo reforça a credibilidade da marca.

Para ver as outras dicas, acesse a matéria completa: 10 dicas para ser um bom gestor.

E se você se interessa pelo assunto, o que é empreendedorismo e gestão de empresas, não pode deixar de conhecer nossa pós-graduação focada  na área: Novo PBA da Ambra permite aluno concentrar-se em Gestão Estratégica ou Empreendedorismo.