Home Colunistas Ambra O que o mundo espera de um profissional?

O que o mundo espera de um profissional?

4
O que o mundo espera de um profissional?

Hoje em dia, com o mercado de trabalho extremamente concorrido, é preciso investir muito no desenvolvimento de competências e na capacitação profissional. O aumento de pessoas qualificadas acaba por deixar os conformistas para trás. Cada vez mais, as empresas procuram por funcionários não apenas dedicados, mas dispostos a melhorar sempre – tanto o currículo quanto as habilidades pessoais.

Tanto em minhas palestras motivacionais quanto nas dinâmicas de grupo, vejo qual o tipo de profissional mais empregado pelas grandes organizações: pessoas decididas, que sabem aproveitar boas oportunidades e que estão sempre em movimento. Mas não é só isso. Para conseguir crescer em suas carreiras, são essenciais algumas habilidades e características. Veja algumas delas:

Aprendizado constante

A vontade de aprender é algo de muito valor para as empresas. Profissionais dinâmicos, que investem em novos cursos e especializações são essenciais para manter uma organização atualizada. Seja uma nova língua, uma outra graduação ou um curso técnico: agregar conhecimentos é bom para o seu local de trabalho e para seu currículo. Além disso, o aprendizado está cada vez mais acessível. Quem não possui tanto tempo disponível pode contar com cursos e graduações da categoria EAD.

Conhecimento de novas tendências

Na era tecnológica, precisamos nos acostumar com as rápidas mudanças. O que hoje é atualizado, amanhã já pode estar completamente ultrapassado. Por isso, as empresas estão contratando cada vez mais pessoas que sabem lidar com as novas tecnologias. Elas são fundamentais para o crescimento da organização em diversos âmbitos. Você é da época que saber mexer no Word era uma habilidade extra nos currículos? É hora de se atualizar. Conheça as novas tecnologias e esteja apto a utilizá-las.

Inovação

Você já deve ter ouvido falar da expressão “think outside the box”. Pensar fora da caixa nada mais é do que saber inovar. Procurar novas soluções para antigos problemas e novos métodos para trabalhar é fundamental, e mostra que o profissional tem visão, comprometimento e conhecimento sobre os processos da empresa. Questionar ao invés de se conformar com tudo o que é imposto também é uma maneira de buscar novas possibilidades. Esse tipo de funcionário é extremamente valorizado e garante a competitividade da organização.

Capacidade de se relacionar

Manter boas relações interpessoais também é uma habilidade valiosa. O ambiente corporativo é composto de indivíduos diferentes, e saber lidar bem com todos é extremamente importante. Os relacionamentos criam o sentimento de união em uma equipe, o que possibilita boas trocas de ideias e um bom trabalho em grupo. Além disso, um ambiente agradável é uma das maiores motivações para os funcionários modernos. Por isso, é necessário respeito ao próximo, boa capacidade de comunicação, educação e postura profissional.

Visão global

O mundo possibilitado pela internet e pelas novas tecnologias está, cada dia mais, acabando com as fronteiras e unificando todas as pessoas. Por isso, estar a par dos acontecimentos de todas as partes do planeta tem se tornado essencial dentro das empresas. O mercado global está interligado de diversas maneiras, o que faz com que alterações sociais, econômicas e políticas tragam impactos muito mais fortes. Saber mais sobre essas mudanças é fundamental para planejar ações cabíveis.

Marco Zanqueta é palestrante motivacional há 9 anos e usa sua expertise de mais de 20 anos como mágico profissional para ministrar suas palestras motivacionais, trazendo um novo jeito de motivar as pessoas. Palestrou e treinou executivos de grandes empresas como: Tam, General Motors e Petrobras.