Empreendendo: Tudo o que você precisa fazer antes de abrir uma empresa!

O que você precisa saber antes de abrir sua empresa

Decidiu empreender e quer abrir uma empresa? É necessário entender alguns fatores antes de colocar as suas ideias em prática.

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, só no ano passado 2.202.662 novos negócios foram abertos no Brasil, sendo 78,7% desse número composto de microempreendedores individuais (MEIs).

No entanto, muitas empresas acabam sendo fechadas devido à má gestão, despreparo de colaboradores, falta de qualificação profissional do empreendedor e não cumprimento de algumas obrigações relacionadas à documentação exigida por lei.

Pensando nisso, este artigo visa esclarecer alguns pontos que você precisa conhecer antes de abrir uma empresa. Quer saber mais? Então continue acompanhando!

Entenda a questão fiscal

Sabemos que a documentação necessária é essencial no processo de abertura de empresa. Exige-se muita burocracia para estar de acordo com as obrigações exigidas por lei. Encontrar um contador competente e confiável pode ajudar bastante, mas a paciência continuará sendo a chave para concluir todo o processo.

Formalizar o negócio, obter todas as licenças e alvarás necessários, realizar as inscrições e elaborar o contrato social fazem parte do conjunto. De acordo com dados do Banco Mundial, a burocracia fiscal consome cerca de 2,6 mil horas por ano; no Brasil, leva-se cerca de 53 dias para abrir uma empresa.

Informe-se sobre exigências, documentação, carga tributária etc. para não ser pego de surpresa futuramente.

Invista em sua qualificação profissional

Quanto melhor for a sua qualificação profissional, melhor visto você será por sócios, clientes e colaboradores devido ao conhecimento adquirido e a capacidade de aplicação deste em sua área de atuação no meio empresarial.

Com o desenvolvimento ininterrupto do mercado, muitos cursos são oferecidos em plataformas online. Sabia que dessa forma é possível obter até um diploma em uma instituição de ensino superior americana credenciada e com cursos reconhecidos? É um investimento valioso, não é mesmo?

Quer saber alguns motivos para fazer esse investimento?

  • reconhecimento acadêmico ampliado;
  • desenvolvimento de expertise em sua área;
  • ampliação de habilidades técnicas;
  • destaque no mercado;
  • oportunidade valiosa de networking.

Adquira um sistema ERP online

Sabe o que significa a sigla ERP? No inglês ela equivale a Enterprise Resource Planning, cuja tradução livre é Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

Seu principal objetivo? Integrar todos os setores de uma ou mais empresas para otimizar o trabalho da equipe e do gestor, fazendo com que a visualização e o registro de dados se tornem mais rápidos e fáceis. Por ser Sistema de Gestão Empresarial Online, pode ser acessado a qualquer hora, de qualquer lugar.

Com esse sistema é possível:

  • emitir notas fiscais;
  • cuidar do controle financeiro;
  • gerar relatórios;
  • ter um controle de estoque completo;
  • ter acesso às vendas e aos orçamentos;
  • cadastrar clientes, produtos e fornecedores;
  • entre outros.

Uma de suas maiores vantagens é possibilitar ao gestor a visualização de dados precisos de diferentes departamentos da empresa. Por meio deles, é possível saber quais processos estão apresentando indicadores de desempenho abaixo da média — ao ter acesso aos dados concretos e a esse tipo de informação, o empreendedor poderá criar soluções a curto, médio e longo prazo para a companhia.

Aposte na capacitação para a equipe

Imagine vencer toda a burocracia exigida, certificar-se de escolher um bom software de gestão empresarial para auxiliar o gerenciamento da companhia, escolher um local adequado para instalar a empresa e depois perceber que a equipe escolhida é desqualificada para atender às necessidades do negócio. Complicado, não é?

Os colaboradores representam o futuro do negócio. São eles que cuidarão das vendas ou serviços oferecidos, do registro de dados, da prospecção de clientes, enfim, de todos as questões delegadas pelo gestor. Se o time é despreparado, talvez o consumidor não se sinta confiante para fechar um contrato, não é mesmo?

A capacitação pode ser feita por meio de cursos oferecidos dentro da própria empresa ou por meio de graduação, pós-graduação ou mestrado. Os motivos para fazer esse investimento são os mesmos apresentados no tópico sobre qualificação profissional, apenas com o diferencial de que a equipe ficará preparada para fazer o negócio crescer junto com você.

Neste artigo vimos alguns tópicos essenciais para quem deseja abrir uma empresa. Além das informações disponibilizadas acima, é fundamental conferir a viabilidade da sua ideia, estudar o mercado e fazer um planejamento completo antes de seguir para as outras questões — lembre-se que para obter sucesso é necessário dedicação e persistência.

E então, gostou do artigo? Já sabe o que precisa fazer antes de abrir uma empresa? Boa sorte nessa nova jornada!