Home Educação Ensino Online O uso do vídeo para reinventar a educação

O uso do vídeo para reinventar a educação

1
O uso do vídeo para reinventar a educação

O que você acha do uso de vídeos na educação? Um ex-corretor propõe uma reflexão interessante: “Vamos usar o vídeo para reinventar a educação”.

Já falamos algumas vezes aqui no blog sobre as ferramentas que oferecemos em nosso curso para garantir que o ensino online seja eficiente. Também já mostramos a opinião do filósofo Pierre Lévy sobre a educação a distância e como ela cria espaços de discussão interessantes para a educação como um todo. Há muitas possibilidades de discurso e debates sobre esta modalidade, outras possibilidades de aprendizagem e o uso de tecnologias. Aos poucos vamos propondo estas discussões aqui no blog.

Hoje, queremos indicar um vídeo bem interessante. Na verdade, queremos indicar uma galeria de vídeos disponível na internet que aborda temas desde novas tecnologias até a evolução do comportamento humano. São palestras e demonstrações dos mais diversos profissionais em vídeos legendados em mais de 30 línguas. Trata-se da galeria do TED – Ideas worth spreading. Se você ainda não conhece, vale a pena acessar e navegar entre os mais diferentes temas abordados em pequenas palestras.

O que vamos indicar hoje faz um reflexão sobre o uso de vídeos na educação. Você pode estar se perguntando o que há de novidade nisso. Afinal, o uso de vídeoaulas já é comum na modalidade online de ensino e o método da AMBRA também já utiliza este recurso, inclusive através de aulas ao vivo. Mas um ex-corretor propõe uma reflexão interessante. “Vamos usar o vídeo para reinventar a educação”.

Salman Kahn, um ex-corretor de Sillicon Valley, na Califórnia (Estados Unidos), desistiu da sua carreira para socorrer os alunos com dificuldades em aprender o que os professores ensinam nas escolas. Hoje, fechado no seu quarto durante sete horas por dia, Salman ensina uma turma com mais de 200 mil alunos espalhados por várias partes do mundo. Seus vídeos são cuidadosamente estruturados e nesta palestra ele mostra o poder dos exercícios interativos e sugere uma nova forma de ensino: a liberdade de poder aprender através de vídeos e ter o professor disponível para tirar dúvidas. É quase que inverter a ordem tradicional: aulas teóricas em casa e a lição de casa em sala de aula.

Não deixe de conferir o vídeo, na íntegra. Aproveite a dica e depois deixe sua opinião para nós. Para assistir ao vídeo legendado, basta clicar em “View Subtitles” no player.

 

am_cta_ebook11_posrealizacao-3