Páscoa ao redor do mundo

A Páscoa é comemorada de maneiras variadas de país para país. Ainda que existam elementos comuns, as celebrações tem características de cada cultura e região. Enquanto em alguns lugares os ovos de galinha decorados são a marca dessa data, em outros, os doces e pães que têm lugar de destaque. Confira como é celebrada a Semana Santa ao redor do mundo:

ovo de páscoa
Símbolo da Páscoa no Brasil, ovos de chocolate nem sempre são parte desta data pelo mundo.

Argentina: Na Argentina, são celebradas missas nos quatro dias da Semana Santa. Além disso, diversas atividades religiosas são realizadas, como a encenação da Paixão de Cristo. As celebrações são parecidas, embora a data tenha um tom mais comercial no Brasil, principalmente quanto aos ovos de chocolate.

Brasil: a Páscoa é comemorada no Brasil em torno da família, onde trocam-se ovos de chocolates. Em algumas famílias, existem brincadeiras nas quais os adultos escondem os ovos e as crianças têm de encontrá-los.

Bulgária: Os búlgaros possuem tradições diferentes. Uma delas são os ovos, que são cozidos após a missa da Quinta-Feira Santa. Além disso, outra tradição são os Kozunak, pães pascais com sabor semelhante ao panetone.

Espanha: A celebração de Páscoa dos espanhóis é essencialmente religiosa. Não há, o hábito de trocar ovos de chocolate (como é típico entre os brasileiros), mas alguns costumes são parecidos, como não consumir carne – deve-se comer peixe e, sobretudo, bacalhau – nas refeições da Semana Santa.

Estados Unidos: O costume nos Estados Unidos é a caça ao ovo de Páscoa. Ovos cozidos e pintados e ovos de chocolate são escondidos e as crianças devem procurá-los.

França e Bélgica: Os sinos das igrejas não tocam entre a Sexta-Feira da Paixão e o Domingo de Páscoa na Bélgica e na França. Segundo as tradicionais lendas, os sinos voam para Roma e, ao voltar, deixam cair os ovos que as crianças encontram no Domingo. Na Bélgica, inclusive, é tradicional a criação de ninhos de palha para estes ovos.

Holanda: Durante a Páscoa, é tradicional manter no país uma árvore de Páscoa. Algo como uma árvore de Natal, só que com ovos de Páscoa.

Portugal: Na Páscoa, como em toda festa portuguesa, não falta bacalhau. Além dele, as amêndoas o chocolate fazem parte do cardápio da Semana Santa, além do Folar, espécie de Pão de Páscoa português.

Suécia: As tradições da Suécia durante a Páscoa lembram o Halloween norte-americano. Durante a véspera da Páscoa, as crianças se fantasiam de bruxos e distribuem na vizinhança um cartão conhecido como “Carta de Páscoa”. O objetivo é receber doces ou dinheiro em troca.

Suíça: O carro-chefe no país são os tradicionais chocolates suíços. Coelhos de chocolate são escondidos dentro de casa e as crianças devem procurá-los, acreditando que quem os levou foi a coelhinha da Páscoa.

Se em cada país, a Páscoa é comemorada de um modo diferente, o que importa é que todos possamos comemorar essa data especial. Desde já, desejamos uma Feliz Páscoa a todos!

am_cta_ebook05_carreirasucesso