4 passos para expandir seu negócio

Há muitas maneiras de alcançar a expansão de um negócio, mas uma coisa é certa: uma companhia de sucesso apresenta uma equipe capacitada, tem processos internos otimizados, busca a excelência no atendimento ao cliente e investe em estratégias de marketing.

Ter um produto ou um serviço de qualidade pode não ser o suficiente para expandir as operações. Sua empresa precisa ser reconhecida pela qualidade e alta performance.

Pensando nisso, abordamos 4 passos fundamentais para expandir seu negócio. Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Confira!

1. Capacite sua equipe

Além de escolher a melhor estrutura organizacional para coordenar a equipe e os projetos, é necessário perceber que treinamentos e capacitações estão diretamente relacionados ao crescimento de um negócio, sendo um diferencial competitivo para a empresa!

Quando compramos algum produto, adquirimos algum serviço ou estamos prestes a fechar um contrato, queremos ser atendidos por profissionais qualificados que entendam daquilo que estão falando a fim de nos deixar seguros como consumidores. Afinal, é o nosso dinheiro que está em jogo, não é?

Uma equipe que se sente valorizada e incentivada é capaz de contribuir para o aumento da produtividade da empresa. Há inúmeras opções para capacitar os funcionários, desde cursos rápidos até graduações, pós-graduações ou mestrados.

Lembre-se de que os colaboradores são os responsáveis pela qualidade do atendimento ao cliente e por cuidar dos processos internos da companhia.

2. Use um sistema de gestão empresarial

A expansão está relacionada a um bom planejamento e controle financeiro, não é? Se as finanças da empresa não vão bem ou os processos internos estão desorganizados, qualquer ação direcionada ao crescimento empresarial pode surtir o efeito contrário.

Usar um software de gestão empresarial — ou sistema ERP online— é a melhor maneira de otimizar os processos internos, pois por meio dele é possível ter o controle das áreas financeira, de estoque, de compras, de vendas, de orçamentos e cotações etc.

Além disso, é possível também obter relatórios para facilitar o acompanhamento de determinados setores e auxiliar o gestor a tomar decisões estratégicas baseadas em informações concretas.

3. Invista no marketing

Para expandir seu negócio é essencial investir em marketing, mas não naquele marketing tradicional envolvendo panfletagem ou ações semelhantes.

Já ouviu falar sobre Marketing Digital? Ele está sendo responsável por consolidar empresas de diferentes segmentos no mercado.

Por meio do Marketing de Conteúdo é possível:

  • desenvolver estratégias para construir autoridade perante seu público-alvo;
  • divulgar produtos e serviços de maneira inteligente;
  • aumentar o tráfego de visitantes (ou clientes em potencial) em seu site;
  • amplificar a sua rede de contatos.

Mesmo que a sua loja seja física, é importante investir em um plano de marketing bem estruturado e detalhado.

4. Busque a melhoria no atendimento ao cliente

Muitas empresas negligenciam um dos principais fatores para o sucesso de um negócio: o atendimento satisfatório ao cliente.

Capacitar sua equipe é o primeiro passo para o atendimento de qualidade, mas é necessário também que o consumidor tenha uma boa experiência durante toda a jornada de compra.

Responda às seguintes questões:

  • O processo de compra e entrega de produtos é simples e rápido?
  • O cadastro de clientes, fornecedores, produtos ou serviços está atualizado?
  • Há um registro de interações com cada consumidor?
  • É comum o mesmo cliente ser abordado mais de uma vez por diferentes colaboradores?

O mercado apresenta inúmeros concorrentes capacitados — se o cliente não enxergar qualidade em sua empresa, ele não vai hesitar em se dirigir a eles, correto? Portanto, se você não soube responder às perguntas acima ou se as respostas foram negativas, é sinal de que é preciso melhorar o sistema de atendimento.

Há softwares de gestão de relacionamento com o cliente — ou softwares de CRM — que auxiliam a interação entre cliente e empresa antes, durante e após a compra. Dessa forma é possível conquistar a fidelização da clientela, passo importante para a consolidação da sua marca no meio empresarial.

Enfim, neste artigo vimos alguns passos para expandir seu negócio. Ao capacitar sua equipe, utilizar um software de gestão empresarialpara melhorar os processos internos, investir em marketing digital e garantir a excelência no atendimento ao cliente, você contribui para o aumento da performance da empresa nos campos administrativo, operacional e comercial. Dessa forma, a empresa passa a ser vista como solução e inicia o seu processo de expansão.

Percebeu como expandir seu negócio não exige somas vultosas de dinheiro, mas sim uma visão estratégica e o uso de ferramentas adequadas? Se aprofunde em cada um dos tópicos abordados neste artigo e conquiste o seu espaço de sucesso no mercado!