Home Administração Como desenvolver seu perfil empreendedor através de jogos

Como desenvolver seu perfil empreendedor através de jogos

0
Como desenvolver seu perfil empreendedor através de jogos

Ter perfil empreendedor significa ser motivado pela auto realização, pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. Empreendedor é aquele que desenvolve a arte de empreender, de mudar, conquistar.

Buscar oportunidades e ter iniciativa, correr riscos calculados, exigir qualidade e eficiência, ser persistente e comprometido são algumas das qualidades e características essenciais dos perfis empreendedores. Mas a pergunta é: como desenvolver essas características?

As respostas são muitas. Faculdade, cursos online e presenciais, experiências de vida, muito trabalho e aprendizado com erros. Mas a mais divertida e chocante é: através de jogos!

Especialistas indicam jogos que ajudam a desenvolver habilidades úteis para quem pensa em abrir um negócio no futuro. Confira uma seleção de jogos feita por dois especialistas em empreendedorismo. Divirta-se!

 

Xadrez

É um jogo que exige que você tenha uma visão global da situação e seja capaz de antecipar os movimentos do adversário. Além disso, estimula o jogador a exercitar o risco calculado.

 

Banco Imobiliário

É uma maneira divertida de desenvolver a habilidade de fazer negócios e tomar decisões estratégicas de compra e vendas. As versões mais modernas trocam as clássicas notas de dinheiro colorido por cartões de crédito.

 

Jogo da Vida

A cada jogada dos dados, uma decisão a tomar, um caminho a escolher, um risco a assumir. Um dos clássicos da infância, o Jogo da Vida coloca no tabuleiro alguns dos dilemas que um empreendedor enfrenta no dia-a-dia.

perfil empreendedor

 

WAR

É um jogo de estratégia. Quando bem jogado e contra jogadores experientes, é possível explorar todas as nuances de decisões que tomamos para atingir determinados objetivos.

 

The Sims

O jogador tem que cumprir uma série de obrigações, entre elas a de ganhar dinheiro para sustentar a família. A série já teve até um pacote de expansão – The Sims 2: Aberto para Negócios – que permitia ao personagem criar e gerenciar seu próprio empreendimento.

 

Super Mario

Ao fazer com que o jogador repita várias vezes a mesma fase à exaustão até chegar ao objetivo final, ajudam a desenvolver a paciência e a persistência. Neste tipo de jogo, como no empreendedorismo, só triunfa quem persiste.

 

Championship Manager

Permite que o jogador compre e venda atletas, escolha os campeonatos de que vai participar, gerencie treinos e escalações, defina salários e negocie transferências, atuando como treinador e presidente do clube ao mesmo tempo. É um ótimo treino para quem vai ter que lidar com gestão de equipes e contratações no futuro.

Fonte: Saia do Lugar