Home Carreira Como fazer um plano de carreira individual? 5 dicas para te ajudar

Como fazer um plano de carreira individual? 5 dicas para te ajudar

0
Como fazer um plano de carreira individual? 5 dicas para te ajudar

Muitos profissionais apostam na estratégia de se planejar profissionalmente para atingir suas metas e isso é feito com um plano de carreira individual. Se você parar para pensar no mundo do trabalho, provavelmente vai perceber que muito pouco do que conquistou veio por acaso.

Na maioria das vezes, seus objetivos foram atingidos mediante muitos esforços, estudos e dedicação.

Mas você sabe como montar um plano de carreira? Aliás, você sabe do que se trata?

Em um mercado competitivo como o atual, são muitas as exigências, e fica difícil até mesmo saber quais objetivos seguir, o que é necessário melhorar e como fazê-lo. É tanto que ficamos até perdidos — e o risco é de travarmos ou de seguir caminhos errados.

É por isso que uma ferramenta fundamental é o plano de carreira de que falamos.

É simplesmente o planejamento que fazemos para conhecermos a nós mesmos enquanto profissionais, definindo que habilidades já possuímos e em que estágio chegamos e, principalmente, estabelecendo nossas metas.

O plano de carreira é importante, então, para nos organizarmos profissionalmente. Se você ficou interessado em montar um, veja 5 dicas para te ajudar a criar o seu plano de carreira individual.

Estabeleça seus objetivos

Essa parte pode parecer fácil, mas não é. Afinal, temos tantos objetivos, não é mesmo?

A dica é foco e pé no chão. Tente pensar em objetivos de curto, médio e longo prazo, mas em cenários que pareçam possíveis — por mais difíceis que sejam de alcançar.

Conseguir uma promoção, mudar de emprego, começar um negócio próprio… Pense naquilo que você mais deseja.

Isso será importante por 2 motivos básicos: organizar como será o seu plano de carreira e te motivar a enfrentar os desafios, agora que você já tem tudo mais claro à sua frente.

Conheça um pouco mais sobre como estabelecer metas para sua carreira.

Defina o seu lugar de partida

Um passo importante do plano de carreira individual é conhecer o seu momento atual.

Essa é a etapa do autoconhecimento. Se você quer partir em uma grande jornada, precisa primeiro se conhecer muito bem e saber em que ponto está. Isso significa avaliar o que você já conquistou até aqui: quais são suas principais habilidades?

O que você precisa melhorar? Que cursos já fez? Precisa aprender alguma língua estrangeira?

A partir das respostas para essas perguntas, você pode definir certos caminhos por onde necessita passar para atingir suas metas.

Trace sua rota

Baseado nas suas metas e no seu autoconhecimento, você pode estabelecer aquilo que necessita fazer.

Um exemplo bem simples: você almeja um cargo que pede fluência em alemão, mas seus conhecimentos na língua são poucos. O primeiro passo é, logo, se matricular em um curso de alemão e se dedicar com tudo!

Nesse momento, é muito importante ter também uma noção minuciosa das suas finanças. Afinal, boa parte do “como” pede o gasto com cursos e treinamentos.

Cabe a você definir de onde pode tirar dinheiro para investir nesse tipo de atividade.

Tenha ânimo

O plano de carreira é interessante por ser bem realista.

Ele expõe todas as suas fragilidades profissionais, mostra que haverá muito trabalho pela frente e ainda deixa bem claro que você precisará, provavelmente, gastar dinheiro em cursos, treinamentos e palestras para evoluir profissionalmente. Mas não desanime!

Você já sabe o que quer, em que ponto está e como seguir adiante.

O caminho pode ser longo, mas grandes conquistas vêm com muito trabalho, e um dos principais objetivos do plano é justamente te ajudar a ver qual o esforço necessário, de modo a facilitar o processo.

Revisite seu plano

Não transforme seu plano de carreira em um projeto engessado: ele pode evoluir e mudar conforme os acontecimentos. Isso não significa que você vai modificá-lo apenas para facilitar a sua vida. Por exemplo: você começou a fazer o tal curso de alemão, mas está com preguiça de acordar cedo e por isso vai cortar essa necessidade do seu plano. Nada disso!

O plano pode evoluir na medida em que novas metas forem agregadas (especialmente as de longo prazo), em que outras forem sendo cumpridas (o que tende a acontecer mais rapidamente com as de curto prazo) e quando você descobre novas possibilidades para atingir seus objetivos.

Assim, você constrói um plano dinâmico, que vai se adaptando à sua realidade atual, de modo a te acompanhar durante toda a sua carreira.

Ficou alguma dúvida sobre como fazer um plano de carreira individual? Então deixe um comentário e compartilhe a sua questão conosco!

am_cta_ebook05_carreirasucesso