Home Carreira Pós-graduação – Tudo que você precisa saber sobre o estudo após a graduação

Pós-graduação – Tudo que você precisa saber sobre o estudo após a graduação

0
Pós-graduação – Tudo que você precisa saber sobre o estudo após a graduação

A continuidade dos estudos após a graduação é requisito imprescindível para que você se destaque no mercado e conquiste melhores oportunidades de carreira.

No mundo acadêmico é normal referenciar a pós-graduação todo e qualquer programa que exija o mínimo de graduação para ingresso. São cursos de pós-graduação:

  1. As especializações;
  2. Os MBA;
  3. Os Mestrado;
  4. Os Doutorado;
  5. Os Pós-doutorados

O que é uma pós-graduação

Pós-graduação é todo curso que você faz após o término da graduação, podendo ser: pós-graduação em sentido amplo, chamada de lato sensu, ou pós-graduação stricto sensu que faz referência a mestrado ou doutorado.

A pós-graduação lato sensu engloba as chamadas especializações e MBAs, com carga horária mínima de 360 horas e conferem ao aluno um certificado de conclusão de curso. Conheça as diferenças entre Pós-graduação e MBA.

Já a pós-graduação stricto sensu é composta pelos cursos de mestrado e doutorado, com carga horária mínima definida pela universidade que faz a oferta e confere ao aluno um título de mestre ou doutor.

No Brasil, o normal é que os cursos de especialização sejam chamados apenas de pós-graduação. Esses são cursos de pós-graduação do tipo lato sensu que conferem certificados.

Os cursos de pós-graduação certificados no Brasil possuem validade em todo o país, mas existem também programas em outros países acessíveis via internet. Veja nossas dicas para fazer uma pós-graduação no exterior.

Pós-graduação stricto sensu

A pós-graduação stricto sensu é um sistema de cursos constituído para favorecer a pesquisa científica e o treinamento avançado.

O objetivo imediato é proporcionar ao mestrando ou doutorando aprofundamento do conhecimento que permita alcançar elevado padrão de competência científica ou técnico-profissional, impossível de se adquirir no âmbito da graduação.

Os cursos de pós-graduação strito sensu são os mestrados e doutorados. Eles possui nível de ensino e aprofundamento de conhecimento superior aos cursos ofertados em especializações e graduações.