Navigation

Administração
Pós-graduação em Administração
Pós-graduação em Administração: o que isso tem a ver com o sucesso do seu negócio?

Foi-se o tempo em que possuir apenas uma graduação era diferencial suficiente para que os profissionais se mantivessem competitivos no mercado de trabalho.

Atualmente, com as mudanças céleres na economia, na tecnologia e nos processos de gestão, eles precisam buscar atualização constante a fim de não ficar com os conhecimentos defasados – e o mesmo vale para as empresas.

Há alguns cargos que exigem, além de cursos de aperfeiçoamento, uma pós-graduação. Na área da administração, buscar esse conhecimento é fundamental, tendo em vista que, de acordo com o Censo da Educação Superior, cerca de cem mil estudantes se formam nas universidades do Brasil, anualmente. Os cursos de administração estão entre os mais procurados por brasileiros, o que torna ainda mais importante a procura por formações e especializações complementares.

Uma análise de dados, feita pelo Sistema Nacional de Pós-Graduação, sinaliza que, no período de dez anos (2003 – 2013), o número de matriculados em cursos de pós-graduação aumentou de 35 para 66 mil. Esse dado mostra que as pessoas já estão começando a perceber os benefícios que um curso de pós-graduação pode trazer para a sua carreira e para o desenvolvimento de seus negócios.

Se você está em dúvida se vale a pena realizar esse investimento, veja, no artigo de hoje, mais informações sobre cursos de pós-graduação em Administração e conheça os benefícios que essa formação pode trazer para a sua carreira e para o seu empreendimento. Confira!

Tipos de cursos de pós-graduação

Mestrado acadêmico, especialização, MBA, doutorado, mestrado profissional, curso de aperfeiçoamento… Você já deve ter percebido que há diversas opções de cursos de pós-graduação disponíveis no mercado, certo?

Para ajudá-lo a tomar a decisão correta, antes de abordarmos os benefícios que uma pós pode gerar, é preciso diferenciar os tipos de cursos de pós-graduação existentes.

1. Lato sensu

Pós-graduação com foco em atender necessidades mais específicas do mercado de trabalho. Fazem parte desse rol os cursos de aperfeiçoamento e as especializações (cursos mais práticos, que contemplam o aperfeiçoamento profissional em determinada área em um curto espaço de tempo), incluindo os MBAs – no Brasil, o MBA é um curso de especialização com enfoque maior na área de administração de empresas e gestão de negócios, enquanto, no exterior, ele é um mestrado profissionalizante.

Profissionais que estão planejando uma mudança de área, que almejam uma promoção ou mesmo se especializar para seus próprios negócios costumam ver na pós lato sensu boas opções para escolha.

2. Stricto sensu

Cursos voltados, sobretudo, para quem quer seguir a vida acadêmica, já que eles formam e qualificam professores e pesquisadores. Profissionais que visam conquistar uma alta qualificação em sua área de atuação também podem recorrer à pós-graduação em Administração stricto sensu, realizando mestrado acadêmico (para quem quer seguir carreira ministrando aulas ou realizando pesquisas em universidades), mestrado profissional (abordagem mais técnica e prática em relação ao mestrado acadêmico) ou doutorado.

Independentemente da alternativa escolhida, hoje em dia, as facilidades para realizar um curso de pós-graduação em Administração e conciliar os estudos com suas atividades profissionais são grandes. A modalidade EaD, por exemplo, vem se consolidando e conquistando adeptos, combinando qualidade acadêmica à flexibilidade de horários.

Nesse sentido, a pós-graduação em Administração oferecida pela Ambra se destaca, por ser voltada a quem já está no mercado e quer se aperfeiçoar e melhorar seus negócios, tendo foco em situações e necessidades reais de mercado. Ela demanda envolvimento de 10 horas semanais, que podem ser feitas a distância no formato de estudo online, conforme a disponibilidade do aluno.

Essa opção de curso concede uma certificação que é válida nos Estados Unidos e uma oportunidade única de, se o estudante quiser e puder, desenvolver um módulo presencial em Orlando, tornando, assim, sua pós-graduação internacional. Além disso, é comum que o diploma obtido seja revalidado, também, no Brasil.

Benefícios da pós-graduação em Administração

Se você ainda está em dúvida se esse investimento em educação realmente vale a pena, elencamos, a seguir, cinco benefícios trazidos pela realização de uma pós- graduação em Administração. Confira!

1. Oportunidade para ampliar networking

Uma pós-graduação em Administração possibilita a criação de uma forte rede de relacionamento profissional, mesmo que ela seja feita a distância. Nesta modalidade, o contato com professores capacitados pode ampliar o networking, por meio da própria rede do educador, além das relações que se formam a partir do contato com os demais colegas para trabalhos em grupos, fóruns e outras atividades colaborativas desenvolvidas no ambiente online. No caso de aulas presenciais, a troca com colegas também poderá ajudar na resolução de problemas e na conquista de indicações para novos negócios.

2. Se tornar especialista da área

A graduação dá uma visão mais ampla do mercado e das possibilidades de carreira na área. No entanto, é na pós-graduação em Administração que o profissional consegue se especializar em determinado segmento.

Ao buscar conhecimento mais aprofundado e atual sobre determinado tema dentro da administração, você se tornará peça-chave para a empresa.

Além disso, há o benefício econômico. Um estudo desenvolvido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) concluiu que um brasileiro com título de mestrado ganha cerca de quatro vezes mais do que a média dos demais trabalhadores brasileiros. Com doutorado, a remuneração pode chegar a ser até seis vezes maior.

3. Aprender e colocar em prática coisas que achava impossíveis

A pós-graduação em Administração é focada em determinada área do saber, sendo possível aprofundar conhecimentos e, com isso, descobrir coisas que você jamais pensou que pudessem ser colocadas em prática para inovar e conquistar melhores resultados em seu trabalho.

Em geral, ao longo desses cursos, os alunos são expostos a cases de sucesso de outros empreendedores e empresas, e isso pode servir de inspiração para novos projetos em seu negócio e para o desenvolvimento de novas competências.

4. Vantagem competitiva sobre outras empresas

Você já deve ter ouvido a máxima que diz que “conhecimento é poder”, certo? No ambiente empresarial, de fato, os conhecimentos desenvolvidos na pós-graduação e aplicados em seu negócio ajudam a diferenciá-lo de seus concorrentes, que não tiveram acesso a essas informações.

5. Maior visão de mercado

A pós-graduação em Administração ajuda os profissionais e empreendedores a ampliarem seu entendimento e sua visão de mercado. É comum que, ao concluir uma graduação e atuar na rotina de uma organização, o foco seja mantido apenas nessas atividades.

Já quando realizam uma pós-graduação, os profissionais são expostos a novos conhecimentos em áreas correlatas e a técnicas de gestão mais atuais, focadas nas necessidades reais das empresas e nas melhores práticas do mercado nacional e internacional.

Realizar uma pós-graduação em Administração não é apenas um upgrade no currículo do profissional, mas também gera um diferencial competitivo para a sua empresa.

A rede de relacionamento que se forma, a ampliação dos conhecimentos sobre gestão de negócios, o contato com soluções novas e práticas inovadoras ajuda os empreendedores e profissionais a desenvolverem competências, a colocar em prática metodologias de gestão e de gerenciamento de processos, diferenciando negócios e criando vantagem competitiva.

Você está pensando em fazer uma pós-graduação em Administração? Compartilhe sua experiência e lembre-se de conhecer as opções de cursos oferecidos pela Ambra!

am_cta_ebook11_posrealizacao-3

A equipe de Redação da Ambra é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.