Home Carreira Pós-graduação: entenda por que ela é essencial para sua promoção!

Pós-graduação: entenda por que ela é essencial para sua promoção!

0
Pós-graduação: entenda por que ela é essencial para sua promoção!

Diante de um mercado de trabalho cada vez mais complexo e exigente, que demanda profissionais com alta capacitação e especialização, fica evidente a necessidade constante de aprendizado, atualização e desenvolvimento. A empregabilidade passou a ser um conceito fortemente relacionado ao conhecimento e à experiência, trazendo o estudo para a rotina dos profissionais.

Além disso, há uma competição ainda mais acirrada em tempos de crise, quando o mercado está mais temeroso, retraído, com poucos investimentos e expansões. Nesses momentos difíceis, profissionais qualificados conseguem mais destaque e conquistam oportunidades. Competências importantes, como profundos conhecimentos técnicos, potencial criativo, habilidades gerenciais e capacidade de liderança, são requisitadas por todas as empresas. Assim, é preciso ter foco e empenho para alavancar a carreira através de uma pós-graduação. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo:

O impacto de uma pós-graduação na carreira

Um fato que precisa ser considerado é que não há mais momento ou idade para encerrar os estudos. Todos devem ser alunos sempre. Parar de estudar não é uma decisão inteligente para quem deseja subir na carreira e conquistar novos espaços. Nesse sentido, cursos de especialização são uma ótima alternativa.

Para crescer na empresa, evoluir profissionalmente ou conquistar um novo emprego, é fundamental se manter atualizado. Participar de grupos de discussão, consumir matérias e artigos relevantes e frequentar eventos e congressos são iniciativas importantes, mas um curso de pós-graduação enriquece o currículo com uma experiência concreta.

Outra vantagem importante de se fazer uma pós-graduação é a chance de conhecer e conviver com profissionais que atuam no mesmo ramo, possuem os mesmos interesses e, assim, ampliar a rede de contatos, ou seja, o networking. A lista de e-mails e telefones aumenta significativamente, bem como a troca de cartões, experiências e ideias. Essa exposição também é uma maneira interessante de se tornar mais conhecido no mercado.

Porém, é preciso frisar que a pós-graduação por si só não assegura uma promoção ou avanço na carreira. O mundo corporativo considera também outros fatores e qualificações, tais como capacidade de construir relacionamentos produtivos, poder de persuasão e negociação, comunicação, maturidade, equilíbrio emocional, experiência no mercado, potencial de liderança, vivência no exterior e domínio de outros idiomas.

Os critérios que devem ser considerados ao escolher uma pós-graduação

Antes de mais nada, é necessário refletir sobre os próprios objetivos profissionais e, então, definir planos e estabelecer metas.

A escolha da pós-graduação depende exatamente dessas metas. Se a intenção é conquistar um cargo de gestão dentro da empresa ou se candidatar a um cargo gerencial no mercado, uma boa sugestão seria fazer um MBA. Mas se o objetivo é aprimorar ou expandir conhecimentos, e assim, melhorar o próprio desempenho profissional, o ideal seria uma especialização com ênfase na área de interesse. E ainda, se o propósito for seguir carreira acadêmica, é indispensável cursar um mestrado e um doutorado.

Escolher a instituição de ensino também é uma etapa importante no projeto. É preciso pesquisar os cursos oferecidos, conteúdos programáticos, carga horária, professores e, principalmente, a reputação e a qualidade da instituição. Hoje já é possível contar com bons cursos a distância, no formato online, que dão maior flexibilidade ao aluno.

O momento adequado para iniciar uma pós-graduação

Considerando a necessidade do profissional se reciclar continuamente, não há mais um momento adequado para iniciar uma pós-graduação, pois sempre é hora de estudar. Porém, alguns fatores precisam ser analisados, uma vez que esse compromisso demandará tempo, dedicação e esforço. Assim, é fundamental organizar a vida profissional e pessoal para encaixar a pós-graduação na rotina sem prejuízos.

O reconhecimento profissional como consequência

Uma das consequências de uma pós-graduação é o próprio reconhecimento profissional que virá por conta de um maior rendimento e de mais credibilidade. Vale salientar que não basta estar cursando uma pós-graduação ou já possuir o diploma: é preciso colocar esse conhecimento em prática, de forma produtiva e eficiente, conquistando resultados significativos para a empresa. Ou seja, a intenção é que esse know-how possa levar o profissional a um outro nível de performance, ganhando assim o destaque e a recompensa pretendidos.

Normalmente, esse reconhecimento permite uma promoção, um aumento salarial ou uma nova oportunidade. Em linhas gerais, essa exposição profissional significa assumir mais responsabilidades, mas proporciona também uma maior visibilidade pessoal e a valorização das capacidades técnicas e comportamentais. E, nesse cenário, a pós-graduação tem um peso relevante na competição interna e também no mercado, por causa de suas posições e remunerações mais interessantes, pois significa que o profissional está engajado com sua carreira, tem disciplina, motivação e ambição para continuar progredindo constantemente no ambiente corporativo.

O redirecionamento profissional e o empreendedorismo

Um outro aspecto importante da pós-graduação é a possibilidade de redirecionamento da carreira, seja por insatisfação com o curso de graduação escolhido ou para adquirir novos conhecimentos gerenciais. Além de ser uma alternativa interessante e menos dispendiosa para entrar em uma outra área de atuação, já existem muitos cursos transdisciplinares que permitem uma transição tranquila e eficiente, propiciando um novo foco profissional para entrar no mercado de trabalho, mudar de emprego, conquistar uma recolocação ou enfrentar novos desafios.

Há também a questão do empreendedorismo, bastante discutida e apoiada nos últimos tempos. Para profissionais que buscam ter seu próprio negócio, uma pós-graduação se torna mais do que necessária, visando a conquistar uma visão mais abrangente, gerencial e estratégica, englobando os diversos elementos que compõem o gerenciamento de uma empresa. Esse conhecimento será fundamental para o sucesso do novo negócio.

Vale salientar que o mercado espera poder contar com profissionais e empresários que busquem o próprio desenvolvimento o tempo todo e que sejam capazes de se atualizarem e absorverem as mudanças de um mundo cada vez mais dinâmico e veloz. A evolução tecnológica permitiu uma revolução nos processos e muitos conceitos também foram revistos, e surgiram novas metodologias e tendências que devem ser estudadas e compreendidas para que possam ser verdadeiramente úteis às empresas. Para tanto, são necessários profissionais altamente capacitados, orientados aos resultados e capazes se se reinventar a cada desafio.

E então, acha que está na hora de buscar uma especialização para sua promoção? Quer mais informações sobre pós-graduação? Conheça o PBA!

 

am_cta_ebook11_posrealizacao-3