Professor da Ambra, Fernando Meneguin, conquista prêmio na ALACDE

É com prazer que divulgamos essa excelente notícia para todos da Comunidade Ambra: o professor da Ambra, Fernando Meneguin, teve seu artigo premiado na Conferência Anual da ALACDE – uma organização que tem como objetivo a promoção do estudo de Direito e Economia na América Latina, Caribe e Península Ibéria.

professor-da-Ambra-conquista-premio-da-ALACDE

Meneguin, que ministra a disciplina de Economia para os cursos de Administração de Empresas e Direito Brasileiro da Ambra, foi contemplado com o prêmio “Edgardo Buscaglia ALACDE Award for Empirical Research in Law and Economics” concedido às melhores pesquisas empíricas em Direito e Economia da Associação Latino Americana e Ibérica de Direito e Economia – ALACDE.

O prêmio foi em virtude do trabalho “Incentivos à corrupção e à inação no serviço público: uma análise de desenho de mecanismos”, que escreveu em parceria com o professor Maurício Bugarin, da UnB.

professor da Ambra

Abaixo, divulgamos o resumo do trabalho:

“O artigo analisa os incentivos criados pelo marco legal brasileiro ao desempenho e inovação no funcionalismo público. Um modelo de teoria da decisão mostra que servidores de carreira tendem a não inovar em sua gestão para não serem acusados de comportamento ilegal, dado o Princípio Constitucional da Legalidade. Já os gestores temporários em cargos de comissão tendem a ser mais inovadores, sendo essa inovação em benefício da sociedade, no caso dos gestores com elevada consciência social, ou malefícios, no caso de gestores que se corrompem. Um estudo econométrico em painéis envolvendo os ministérios de 2002 a 2011 sugere haver maior evidência de corrupção em ministérios com maior percentual de cargos de confiança ocupados por gestores temporários. Uma análise de desenho de mecanismos mostra como o marco institucional pode ser alterado de forma a alinhar os incentivos dos gestores, induzindo a inovação geradora de bem-estar social e reduzindo a corrupção.”

Se você se interessou pelo tema e quer ter acesso ao trabalho completo: Clique aqui e baixe o arquivo