Home Carreira Qual o impacto de uma boa formação gerencial na carreira?

Qual o impacto de uma boa formação gerencial na carreira?

0
Qual o impacto de uma boa formação gerencial na carreira?

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e tem exigido dos seus profissionais habilidades extracurriculares que nem sempre uma graduação é capaz de garantir. Em períodos de crise, e com o aumento da concorrência, as empresas têm buscado funcionários com capacidade de inovação e que possam assumir responsabilidades de liderança, e por isso a formação gerencial é um caminho diferencial para quem deseja impulsionar a carreira.

Se antes o investimento nessa modalidade estava vinculado a um alto gasto financeiro e de tempo, hoje já é possível alcançar um novo patamar profissional sem sequer sair de casa. E cada vez mais as organizações estão investindo e exigindo dos seus funcionários cursos de especialização e pós-graduação na área – até mesmo dos que já ocupam cargos de gestão. Confira nesse post os principais impactos de uma boa formação gerencial para a sua carreira!

Capacidade de liderança

Nem sempre durante a sua jornada, um profissional consegue desenvolver a capacidade de se tornar um líder. Até mesmo os que já ocupam cargos de chefia, muitas vezes não demonstram a confiança necessária para motivar equipes, apresentar críticas sem constranger os seus colaboradores e trazer ideias diferentes para o seu empreendimento. Em todas as áreas, principalmente aquelas em que as habilidades de gestão e administração ainda são pouco estimuladas (como direito e educação, por exemplo), a formação gerencial é essencial para transformar profissionais em potenciais líderes.

Possibilidades de ascensão profissional 

As demandas gerenciais estão presentes em todos os tipos de empreendimentos, seja em grandes organizações ou em pequenos negócios. Com uma alta diversificação de setores, um bom gestor é imprescindível para unificar equipes e alinhar a missão e os interesses das empresas. Além do maior conhecimento técnico, essas organizações enxergam em profissionais com formação gerencial uma capacidade única de:

  • Trazer ideias e projetos inovadores;
  • Solucionar problemas com rapidez e eficiência;
  • Liderar e motivar equipes;
  • Crescer profissionalmente.

Essas habilidades se traduzem, com o tempo, em uma potencial ascensão profissional, seja com uma promoção ou na conquista de um cargo de alto nível.

Desenvolvimento de novas habilidades

De uma forma geral, os impactos de uma boa formação gerencial também vão além das exigências das empresas. Durante o período de estudos, é comum que os profissionais desenvolvam habilidades que sequer sabiam que existiam, como a maior capacidade de tomar decisões e o pensamento estratégico — características que podem ser usadas em todas as áreas da vida, inclusive a pessoal.

Preparação para enfrentar situações reais

Em muitos cursos de graduação, o ensino prático é limitado a situações comuns e positivas do dia a dia de um profissional, e pouco se aprende sobre como lidar com imprevistos e períodos de crise. O diferencial da formação gerencial é alinhar os conhecimentos já adquiridos por esse profissional ao que realmente acontece enquanto se trabalha, seja na execução de tarefas individuais ou na relação com equipes e funcionários, e ajudá-lo a desenvolver táticas para solucionar problemas e enfrentar as situações reais.

Um dos principais impactos de uma boa formação gerencial está na capacidade de estimular a autoconfiança de profissionais e fazê-los enxergar novas possibilidades de crescimento, que podem ser dentro da própria empresa em que trabalham ou em novas áreas, principalmente as que ainda necessitam de pessoas com habilidades de inovar e fazer o diferencial.

E então, pronto para impulsionar a sua carreira e se destacar no mercado?