Navigation

Destaque
Qualidade de vida: 7 dicas para conciliar trabalho, estudos e família

Com uma rotina tão corrida, em que trabalho, estudos e família te demandam atenção, parece impossível manter a qualidade de vida, não é mesmo? Pois temos um segredo para que você consiga aliar todas as suas prioridades: planejamento. Basta dedicar um tempo para rever a sua rotina e otimizar a sua agenda, e o seu futuro será conduzido de forma muito mais tranquila. Duvida? Te damos algumas dicas para que você possa já colocar em prática e ver os benefícios que um planejamento adequado pode trazer para o seu dia a dia. Confira!

Tenha tempo livre

Anote na agenda todos os seus compromissos — e isso inclui o tempo livre. Muitas vezes deixamos um espaço vazio em nosso cronograma pensando que ali teremos o descanso garantido, mas, na hora, acabamos incluindo várias atividades ou programas que não haviam sido previstos.

Resultado: você continua cansado mesmo após o seu período de descanso e a qualidade de vida continua prejudicada. Se você estipulou que deve ter 1 ou 2 horas para você na semana, encare esse tempo como sagrado e não desmarque esse compromisso com a sua saúde!

Escolha um ambiente apropriado para os estudos

Não adianta pegar os livros para estudar enquanto as crianças estão assistindo a um filme na TV ou sua família decide conversar ao mesmo tempo. Se você não tem um ambiente apropriado para os estudos, acaba lendo superficialmente e, consequentemente, precisa de mais tempo depois para retomar o assunto. Escolha um lugar da casa (ou até uma biblioteca pública) em que você possa ficar sozinho e em silêncio.

Aproveite a hora do almoço

Que tal aproveitar o intervalo no expediente para ir almoçar com a família? Além de deixá-los contentes com a sua companhia, é também um jeito de desligar das tarefas do trabalho e voltar mais descansado e inspirado para a segunda parte do dia.

Aproveite os intervalos e os trajetos

Você trabalha até as 18h e suas aulas começam só às 19h30? Aproveite para tomar um café e ler o jornal enquanto espera dar o horário do próximo compromisso. Durante os trajetos entre um local e outro, coloque também uma boa música e relaxe. Aproveite esses pequenos intervalos de descanso em vez de tentar resolver os problemas fora de hora.

Negocie no trabalho

Deixe claro em seu trabalho todas as atividades que você desempenha. Isso te dará flexibilidade para sair um pouco mais cedo em um dia de prova ou quando o seu filho tem uma apresentação importante no colégio. Com certeza o seu empregador também está preocupado com a sua qualidade de vida.

Use a tecnologia a seu favor

Aproveite os recursos que a tecnologia te oferece para dar conta da sua rotina. Converse com a família pelos aplicativos de vídeo durante uma viagem de trabalho ou mesmo marque reuniões por conferência quando a locomoção for um problema em sua agenda. Em relação ao ensino, experimente cursos a distância, que podem facilitar a sua agenda sem nenhum prejuízo ao conteúdo.

Concentre-se

Independentemente da atividade que estiver desempenhando, concentre-se. Estar com a atenção plena no momento é o que faz com que ele seja mais proveitoso e mais rápido, visto que não foi comprometido por dispersões.

Se está com a família, deixe um pouco o celular de trabalho de lado. Se está estudando, esqueça as obrigações familiares por alguns minutos e, se está no trabalho, não fique pensando na prova do dia seguinte. Com convicção e as ferramentas certas, você conseguirá desempenhar todos os seus papéis!

Você conhece outras dicas para garantir uma boa qualidade de vida? Então conte para a gente nos comentários! Outro planejamento muito importante para se fazer quando precisa conciliar trabalho, estudos e família é o orçamentário. Quer saber mais? Então clique aqui!

A equipe de Redação da Ambra é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.