Home Direito Quanto custa um mestrado em direito?

Quanto custa um mestrado em direito?

0
Quanto custa um mestrado em direito?

Uma das perguntas mais comuns sobre mestrado em direito é: quanto custa um mestrado em direito?

O custo total de um mestrado em direito pode variar bastante.

Na prática, os melhores mestrados em direito possuem investimento financeiro variando entre 45 e 110 mil reais. Alguns Mestrados em Direito no exterior podem demandar um investimento de até 200 mil reais.

Qual é a Mensalidade de um Mestrado em Direito?

Normalmente, o pagamento mensal fica entre 1,7 mil e 3,5 mil reais a depender da instituição de ensino e do curso escolhido.

É importante ressaltar que Mestrado não deve ter a escolha baseada somente no preço.

A pior decisão que você pode tomar é escolher um mestrado somente porque é mais barato do que o outro.

Por que o barato pode sair bem caro?

Eu já escrevi sobre o preço da pizza e o ensino superior fazendo uma analogia para mostra que o barato pode sair bem caro no caso do ensino superior.

Em mestrado, isso é pior ainda, escolher somente baseado no preço poderá custar muito caro:

  1. As pessoas que concluem o seu mestrado são fracas
  2. Você será medido pelo nível do seu mestrado na primeira impressão
  3. De qualquer forma, você investirá seu tempo
  4. Você terá muitas pessoas despreparadas com o mesmo diploma do seu mestrado

Diferentemente de pós-graduação de especialização, lato sensu, você não fará vários mestrados, portanto, é um investimento mais importante do que uma especialização e esse precisa gerar resultado para fazer valer.

Imagine que você tem a sua disposição um mestrado que cobra 800 reais mensais e outro que cobra 2,2 mil reais mensais. Antes de decidir somente pelo preço, questione também a qualidade da entrega dos dois mestrados para tentar comparar laranjas com laranjas.

Questione quais critérios para conclusão do mestrado e conquista do título fazendo perguntas como:

  1. Quais requisitos para a conclusão do mestrado?
  2. Os mestrandos atuais já publicaram alguns artigos?
  3. Qual é a produção dos mestrandos que cursam esse programa de mestrado?
  4. Qual é o processo de ensino-aprendizagem?
  5. Como e em quais momentos os mestrandos possuem contato com os professores?
  6. Qual é a avaliação das disciplinas do mestrado?
  7. Como são os trabalhos em cada disciplina?
  8. Existem apresentações, seminários, debates entre os mestrandos e docentes?
  9. Como é o processo de orientação da dissertação de mestrado?

Com algumas dessas perguntas você conseguirá diferente a entrega do mestrado de 800 reias do mestrado de 2,3 mil reais e poderá tomar decisão consciente.

Sei que você pode dizer que não tem dinheiro e podemos escrever sobre isso em outro conteúdo, mas o importante para o tema de hoje é: escolha pelo que você realmente vai levar para casa e não somente preço.

Mestrado mais Barato versus Advogado mais barato

Vou te fazer uma pergunta final: você acha que as pessoas e empresas deveriam contratar o advogado mais barato para defender suas demanas e resolver seus conflitos?

Pense nisso e deixe nos comentário sua resposta para a decisão ser pelo mais barato ou não e por qual motivo você acredita que essa é a forma de decidir.

Vamos pensar um pouco: Escolher pelo menor preço ou pela qualidade do serviço ofertado?

Agora que você pensou no caso de escolha de advogado, o ensino superior é bem semelhante porque ambos são serviços baseados em pessoas qualificadas.

Você acha que a Empresa Orange Power deverá escolher o escritório da Advogada Karla porque essa cobra mais barato que a Advogada Carla? Sabendo somente do preço, você considera possível decidir?

Agora, pense o seguinte:

  1. Carla é mais qualificada e cursou mestrado e sempre escolheu seus cursando no valor agregado e formação em si e Karla escolhe seus cursos usando o critério de menor preço, assim como os professores de um mestrado podem ser mais qualificados e mais preparados do que de outro mestrado que pode os professores menos preparados e mais baratos.
  2. Carla contrata advogados para seu escritório pela sua expertise e especialização e Karla contrata predominantemente estagiários e bacharéis sempre pelos que topam o menor salário, assim como um mestrado pode contratar professores por sua expertise, conhecimento, habilidades e experiência e outro pode contratar somente baseado nos que aceitam os menores salários.
  3. Carla trabalha com advogados bem formados e especialistas e Karla tem um sócio e muitos estágios e bacháreis em sua “linha de produção” de peças, assim como um mestrado pode ter professores qualificados e dedicados a com tempo para dedicar a cada mestrando e outro curso de mestrado pode ter “tutores” generalistas que somente respondem dúvidas sem atuar individualmente com cada pessoa.
  4. Carla por padrão investe o tempo necessário e adequado na causa dos seus clientes e Karla coloca suas peças em sua “linha de produção” de baixo custo, assim como o mestrado pode ter mais tempo dos professores dedicados à sua formação esses podem atuar ativamente com métodos de ensino focados em qualidade e outro mestrado pode ter professores que tenham pouco tempo para dedicar aos mestrandos e atuam somente respondendo a dúvidas de forma passiva.
  5. A equipe administrativa de Clara é mais atenciosa, prestativa e mais disponível e a equipe de Karla tem sempre metas de tempo máximo para cada cliente e usa scripts padronizados, assim como a staff e a instituição de um mestrado pode ser mais atenciosa, mais acessível, mais disponível do que outra instituição que pode trata você somente com um “número de matrícula”.
  6. Carla tende a entregar petições mais completas, mais preparadas, mais fundamentadas e mais embasadas em adequada jurisprudência e Karla entrega seu estilo de linha de produção padronizado e pouco adaptado, assim como um mestrado pode ter métodos mais adequados, mais eficientes e mais robustos que proporcionarão mais conhecimento e outro mestrado pode somente te integrar um diploma e diplomar também diversas pessoas despreparadas.
  7. Carla constuma ter um atendimento após o trabalho melhor e mais profissional e Karla  encerra o contato com o cliente assim que a causa termina. Da mesma forma, uma instituição pode ter contatos com seus mestres contribuindo com a vida deles após a conclusão do mestrado e outra pode simplesmente entregar o diploma e encerrar o relacionamento.
  8. Carla procura sempre ampliar seu conhecimento e atualizar-se sendo ela uma eterna estudante em constante aperfeiçoamento e Karla terminou a graduação, fez duas pós e considera bobagem ficar estudando muito, assim como uma IES pode ter professores que não se atualizam e outra pode ter programas de mentoria que ajudam os professores a ensinar de forma mais adequada.
  9. Carla tem uma equipe no escritório e só pega causas alinhadas com a área de atuação de sua equipe e Karla pega qualquer tipo de causa, assim como existem diversas temáticas principais e secundárias em mestrados sendo alguns mais alinhados a umas áreas do direito do que outros.
  10. Carla só pega causas que tenha condições reais de atuar recusando causas que ela não tem domínio da área e Karla aceita toda e qualquer tipo de causa mesmo sem conhecimento teórico ou prático de alguns ramos do direito, assim como alguns mestrados possuem sistema de seleção e escolhem somente profissionais adequados  e outros mestrados simplesmente aceitam qualquer pessoa independentemente das condições dela produzir conhecimento em nível de mestrado.

Como você deve ter percebido, Carla tem um Escritório Boutique e Karla tem um Escritório de Advocacia do tipo Clínica Geral. Qual das duas advogadas entregará um trabalho com melhor qualidade?

Quem você acha que a Orange Power deve contratar Carla que cobrou 120 mil pela defesa ou Karla que pediu 20 mil reais pelo mesmo serviço?

Falando da empresa Orange Power, trata-se de empresa com faturamento anual de 10 milhões de reais, EBIDA de 2 milhões e caixa de 5 milhões.

A empresa está passando sua gestão do fundador para uma equipe profissional e o fundador decidiu criar um Programa de Compliance para que sua empresa siga fiel aos valores que levaram do zero aos 10 milhões de faturamento anual.

A Orange Power precisa de um Programa de Compliance o qual precisa ser efetivo e adpatado para a emprea. Lembrando que Carla tem duas pós-graduações e Mestrado em Compliance em Insituição de Ensino dos Estados Unidos da América e Karla tem duas pós-graduações as quais foram escolhidas pelo menor preço.

Bem, seja qual for o seu perfil, espero que você encontre um Mestrado em Direito adequado aos seus objetivos e que você tenha muito sucesso na sua escolha. Aproveite e faça Download do e-book gratuito: