Qual é a importância do trabalho remoto nos dias de hoje

trabalho remoto

Acordar cedo, se arrumar, tomar café e ir para o trabalho.

Esse é o início da rotina diária de boa parte da população. Mas, nos últimos anos, algumas coisas mudaram. Se, antes, era preciso encarar o trânsito que testa a paciência até da pessoa mais calma, ônibus lotados e um longo tempo de deslocamento, hoje, com o trabalho remoto, é possível cumprir o seu expediente sem precisar sair de casa.

O custo de vida elevado, a necessidade de cortar despesas e os transtornos de locomoção causados pelo trânsito são fatores que afetam a produtividade nas empresas e até mesmo a saúde e a motivação das equipes.

O trabalho remoto é uma resposta a esses problemas enfrentados pelas organizações e pela sociedade em geral.

Claro que essa possibilidade assusta muitos gestores, afinal, o colaborador não passa toda a sua jornada no espaço físico da organização. Mas essa flexibilização possibilitada pela tecnologia pode trazer uma série de benefícios para as empresas.

Por isso, no post de hoje, você vai conhecer a importância do trabalho remoto nos dias de hoje e saberá quais vantagens o seu negócio pode obter por meio dele. Vamos lá?

A popularização do trabalho remoto

O trabalho remoto é uma tendência de negócios mundial. Em países desenvolvidos e com tecnologia mais avançada, essa modalidade é amplamente utilizada. Estima-se que 40% dos funcionários nos Estados Unidos já trabalhem de forma remota ocasionalmente, e 20% com jornada diária.

No Brasil, esse movimento começou mais lentamente, mas fatores como a crise financeira e as dificuldades de transporte fazem com que o olhar dos empresários recaia sobre a importância do trabalho remoto nos dias de hoje. Uma pesquisa constatou que 37% das empresas permitem que os seus colaboradores trabalhem em casa.

A elevação desses índices acompanha as facilidades ofertadas pela tecnologia. O que antes parecia impossível, hoje é completamente viável por meio de ferramentas como aplicativos e programas que possibilitem a colaboração na nuvem.

E essa mudança pode ser percebida em empresas de diversos segmentos: desde bancos, organizações de tecnologia até mesmo instituições de ensino. Sim, até mesmo as faculdades adaptaram os cursos e currículos para atender essa demanda e acompanhar a evolução do trabalho remoto.

É o caso da Ambra College, que oferece graduação para brasileiros nos Estados Unidos. Todo o curso é feito de maneira online: avaliações orais, debates em grupo, tarefas, trabalhos e questionários.

Vantagens do trabalho remoto

O trabalho remoto traz muitas vantagens, tanto para as empresas quanto para os colaboradores. Estudos apontam que 89% das companhias que optam por essa modalidade visam à atração de talentos, já 87% à otimização de processos internos e 85% à retenção de colaboradores.

Os colaboradores, por sua vez, são atraídos pela flexibilidade para organizar a sua rotina, bem como a autonomia, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e a economia do tempo de deslocamento até o trabalho.

E a tecnologia torna tudo isso viável. É possível desempenhar suas funções de qualquer lugar como se realmente estivesse dentro da empresa.

Elencamos, a seguir, os principais pontos benéficos do trabalho remoto. Confira!

Redução de custos

Uma das principais vantagens do trabalho remoto é a redução de custos. Empresas que trabalham com essa modalidade podem utilizar estruturas mais enxutas, com poucas mesas e equipamentos eletrônicos, além de ambientes físicos menores.

Evidentemente que, em alguns casos, encontros presenciais podem ser necessários. Reuniões, treinamentos e reuniões para alinhar objetivos são muito bem-vindos, mas, como ocorrem com uma frequência reduzida, a empresa corta custos com energia elétrica, água, limpeza, telefonia e outros gastos que pesam no caixa.

E, convenhamos, isso é muito interessante para organizações com capital inicial baixo ou que desejam se manter lucrativas em tempo de crise e instabilidade econômica e financeira.

Outro estímulo é a sustentabilidade. Diversas organizações já estão conscientes da necessidade de poupar os recursos naturais, e investir no trabalho remoto é uma forma de alcançar esse objetivo.

Aumento nos índices de produtividade

Sabe aquele dia em que tudo dá errado? O despertador não toca, o café ferve, você perde o ônibus e se atrasa para o trabalho. Logo, vem a irritação, e isso afeta o seu dia e a produtividade. O trabalho remoto ajuda a reverter esse cenário.

Existem alguns elementos que tiram os colaboradores do sério e deixam a todos estressados, e o tempo de deslocamento e a demora no trânsito são alguns deles.

A vantagem do home office é poder reverter todo esse tempo em mais horas de sono, menos preocupações com o ponto e mais tranquilidade para realizar as atividades.

Tudo isso ajuda a elevar a produtividade e a motivação das equipes. Sabe aquela pausa necessária no trabalho para “refrescar as ideias”? Já imaginou, ao invés de um café ou uma ida ao banheiro, poder almoçar com a família ou, então, levar as crianças na escola?

Com alguns ajustes na rotina, e disciplina, é possível tornar o dia a dia de trabalho muito mais produtivo e ter esses benefícios que impactam na felicidade dos colaboradores e em melhores resultados para as empresas.

Qualidade de vida

Um dos temas mais frequentes nas reuniões de gestores e RH é a qualidade de vida. Muito se fala a respeito da sua importância e reflexo no ambiente profissional. Apesar de reconhecer a necessidade, poucas empresas conseguem realmente oferecer um ambiente que proporcione essa melhora – e isso afeta a produtividade.

Oferecendo a oportunidade do trabalho remoto, o colaborador troca a exigência do cumprimento de horas pelo o de metas definidas.

Ele pode executar as suas atividades profissionais e ainda ter tempo para dedicar a tarefas particulares. Isso gera uma melhora, inclusive, na saúde, já que é possível conciliar a demanda com consultas médicas, caminhadas e, até mesmo, academia.

Retenção de talentos

Uma das principais preocupações de gestores e empreendedores é encontrar maneiras de reter seus melhores talentos, não é mesmo? Que tal conseguir manter uma equipe de alta performance investindo no trabalho remoto?

As novas gerações valorizam desafios e autonomia. De acordo com pesquisas, elas são atraídas pelo trabalho remoto, já que têm perfis multitarefa e estão sempre conectados.

A importância do trabalho remoto nos dias de hoje se evidencia nesse quesito, já que é essencial utilizar estratégias que valorizem as equipes, tornando-as mais engajadas com os resultados da empresa: isso é sinônimo de vantagem competitiva.

Acesso à mão de obra

Outra vantagem do trabalho remoto é poder encontrar mão de obra mais em conta ou que, em outras modalidades presenciais, estaria geograficamente inacessível.

Uma realidade encarada pelas empresas é o custo necessário para manter os colaboradores, que pode pesar bastante na folha de pagamento e na saúde financeira do negócio.

Por meio do trabalho remoto, é possível contratar pessoas de outras localidades, com salários que se ajustem à folha de pagamento da organização. Também se pode delegar demandas e projetos específicos para profissionais freelancers.

Assim, a empresa tende a contar com bons profissionais, independentemente da localização, e, com todas as ferramentas tecnológicas, se torna bastante fácil fazer o controle remoto e videoconferências.

Dicas de como gerenciar o trabalho remoto

Naturalmente, nem todo o gestor está preparado ou se sente confortável em gerenciar colaboradores remotamente, mas é preciso perceber que existem diversas vertentes de ações remotas que corroboram com a realização de home office.

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que colaboradores remotos, são pessoas que trabalham para atingir objetivos, e, por isso, devem ser igualmente gerenciados.

Apresentaremos, a seguir, alguns cuidados e dicas para gerenciar as equipes, mesmo sem estarem no escritório. Confira!

Defina regras e objetivos

Para que os profissionais de trabalho remoto cumpram o seu papel, da mesma forma que o fariam presencialmente, é preciso deixar claras as expectativas e as regras desde o início do regime.

O método de controle das atividades precisa ser estabelecido, bem como a sua periodicidade. Além disso, a prestação de contas deve acontecer, para que não ocorra procrastinação nem acúmulo de tarefas.

Agende encontros presenciais

Quando possível, organize um cronograma de encontros presenciais para manter a qualidade do trabalho remoto e o engajamento do colaborador.

Aproveite esse momento para entender as dificuldades e traçar novas metas e objetivos. Esses encontros trazem uma sensação de proximidade, aumentando o sentimento de segurança.

Mantenha os canais de comunicação sempre abertos

O trabalho remoto depende da comunicação. Por mais que uma das suas premissas seja a autonomia, é essencial preservar uma comunicação transparente e funcional.

Esse cuidado mostra aos membros da equipe que eles estão amparados e que não foram esquecidos. Defina os dias da semana e horários que ocorrerão as ligações ou videoconferências e determine o quão rapidamente os colaboradores devem responder e-mails.

Conheça a sua equipe

A distância não deve ser motivo para a ausência da familiaridade: o trabalho remoto depende muito da confiança e do bom relacionamento.

Garanta que os contatos também sejam utilizados para conversas informais, como planos para o fim de semana, família e futebol, por exemplo. Esse cuidado irá fazer a diferença.

Como se preparar para o trabalho remoto

Já está convencido da importância do trabalho remoto nos dias de hoje? Organizamos alguns passos para você preparar a sua empresa para embarcar nessa tendência e ter os melhores resultados. Vamos lá?

Faça um investimento em tecnologia

Ao longo da leitura, você deve ter percebido que trabalho remoto e tecnologia andam juntos, certo? Ela é a chave para permitir que os seus colaboradores trabalhem a partir de diferentes locais.

Para que a sua empresa assuma esse formato de atuação, é preciso disponibilizar as ferramentas adequadas. Servidores de e-mail, softwares de controle de horas trabalhadas, programas de videoconferência e de colaboração de atividades online são alguns exemplos.

Da mesma maneira que ocorre nas organizações tradicionais, a informação deve ser compartilhada nas empresas que possibilitam o trabalho remoto, e uma das melhores maneiras de garantir que isso ocorra é adotar um sistema de gestão na nuvem.

Também é fundamental oferecer um suporte de qualidade. Dentro de uma estrutura organizacional tradicional, é bastante conveniente acionar o setor de TI quando alguma falha ocorre. Na modalidade de trabalho remoto, é preciso garantir que as atividades não serão prejudicadas, mesmo que o sistema caia. Tenha sempre um plano B.

Treine a sua equipe

Muita gente sonha com o trabalho remoto. Realmente, a ideia é bastante interessante, não acha? Mas, para que tudo saia bem, é preciso seguir regras, ser organizado e traçar um planejamento diário de atividades, aproveitando bem o seu tempo produtivo.

Existem diversas distrações que podem tirar o foco do trabalho e prejudicar a produtividade: redes sociais, compromissos familiares e games são alguns exemplos, e a flexibilidade da rotina do trabalho pode dar a falsa sensação de tempo livre.

É fundamental educar a equipe antes de iniciar o trabalho remoto, falar a respeito da infraestrutura necessária para desempenhar as atividades, da importância da organização e do planejamento.

O ambiente de trabalho deve ser livre de barulhos e restrito, já que a circulação de familiares pode prejudicar a concentração e a rotina. Portanto, é fundamental disseminar uma cultura da importância desse modelo de trabalho e conscientizar a todos que interrupções devem ser evitadas. Essas dicas podem ser feitas por meio de um blog corporativo. Assim, você mantém o mesmo formato de negócio aliado à tecnologia e à inovação.

O trabalho remoto é bastante importante nos dias de hoje. Ele traz uma solução para problemas causados pela crise financeira, superlotação populacional e trânsito caótico.

Existem muitas vantagens nesse modelo de negócio e um número cada vez maior de empresas tem o utilizado a seu favor como vantagem competitiva.

Como toda mudança de cultura, é preciso tentar para acertar, investir para colher resultados, agir estrategicamente e corrigir falhas.

Gostou das nossas dicas? Então as coloque em prática hoje mesmo! E aproveite para comentar: a sua empresa já oferece a modalidade de trabalho remoto? Você ficou com alguma dúvida? Compartilhe a sua opinião e até a próxima!

 

am_cta_ebook05_carreirasucesso