Resiliência no empreendedorismo

produtividade da equipe

Uma característica comum dos empreendedores é a motivação. Todos querem fazer, realizar e conquistar. Por isso, projetam seu empreendimento, se animam, trabalham duro e transformam ideia em prática.

Mas empreender sabe ter suas dificuldades. As vezes os desafios são grandes e o empreendedor precisa estar preparado. Aí que entra uma característica pessoal importante, a resiliência.

Resiliência é a nossa capacidade de se recobrar frente à uma adversidade que enfrentamos. Saber ultrapassar as barreiras e continuar lutando para conquistar o objetivo.

Lembro de uma empresa multinacional que trabalhei. Essa empresa terceirizava uma boa parte da mão de obra na área de desenvolvimento de software para uma outra empresa local. Para a empresa local, esse cliente multinacional representava a maior parte do seu faturamento.

Certo dia a empresa multinacional decidiu mudar a estratégia e contratar toda a área de desenvolvimento de software como seus funcionários. A empresa local foi então dispensada dos seus serviços. Lembro de como foi difícil para os donos dessa empresa que da noite para o dia perdeu a imensa maioria dos seus funcionários e maior parte do seu faturamento.

Esse é um exemplo em que os empreendedores donos dessa empresa local precisaram ser resilientes para assimilarem o golpe, se reerguerem e tocarem em frente na busca de seus novos desafios.

Empreender é assim. Tem horas que o negócio pode estar vivendo um grande momento mas tem horas que as coisas estão complicadas. Pode ser uma questão financeira, de equipe ou com os clientes. Seja como for o empreendedor à frente do negócio precisa aprendera ser resiliente e enfrentar o que passar pela frente sem se entregar.

Isso é especialmente importante para o empreendedor que está iniciando. Logo no início as dificuldades são muitas pois o negócio ainda não chegou num nível estável que forneça um certo fôlego para o empreendedor continuar trabalhando com tranquilidade.

Empreender não é simplesmente fazer o trabalho e ir para casa descansar tranquilo como se fosse num emprego. O empreendedor respira seu negócio o tempo todo. Trabalha finais de semana muitas vezes.

Nesse caminho existem muitas incertezas e riscos. Quando não dá certo, o empreendedor não pode se desesperar e achar que não tem solução. Ele precisa estar confortável com as possibilidades de falha nos projetos que tem no seu negócio. Então encarar a falha como um aprendizado, não como algo catastrófico para o seu empreendimento.

Um negócio é feito de vitórias e conquistas, mas também passa por revezes. E a forma como o empreendedor lida com esses momentos é crucial em como o negócio vai se desenrolar dali pra frente. Assim, aquele que souber ser mais resiliente tem melhores chances de vencer seus obstáculos e alcançar conquistas almejadas fazendo o seu negócio prosperar.


Juan O’Keeffe é empreendedor e tem vasta experiência atuando em empresas multinacionais de grande porte onde teve a oportunidade de liderar projetos globais de desenvolvimento de software. Escreve no seu blog https://www.evolucaopessoal.com.br/.

Leia também sobre o Empreendedor Corporativo.