Navigation

Direito
Ruy Barbosa – 5 de Novembro – Aniversário do Patrono da Advocacia

Conhecendo a história do Brasil e os grandes nomes que o desenvolveram podemos aprender muito sobre a forma como agimos e até pensamos. Especialmente hoje, vamos apresentar a muitos de vocês um dos intelectuais mais brilhantes de seu tempo. Estudioso da língua portuguesa, escritor e patrono da Advocacia, o grande Ruy Barbosa.

Nascido em 5 de novembro de 1849, em Salvador, na Bahia, Ruy Barbosa foi jurista, político, diplomata e escritor brasileiro. Merece destaque a sua atuação como coautor da Constituição da primeira República juntamente com Prudente de Morais. Notável orador e estudioso da língua portuguesa, foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras, sendo presidente entre 1908 e 1919.

Ruy Barbosa

A Segunda Conferência da Paz foi um dos momentos culminantes da sua carreira. Designado embaixador extraordinário e plenipotenciário e delegado para representar o Brasil em Haia, deixou sua marca, firmando o dogma da igualdade jurídica dos Estados. Fortes ou francos, ricos ou pobres, grandes ou pequenos, o que estava em jogo era a igualdade e a soberania. A participação de Ruy na Conferência dá-lhe a reputação de defensor das pequenas potências: “Vi todas as nações do mundo reunidas, e aprendi a não me envergonhar da minha. Medindo de perto os grandes e os fortes, achei-os menores e mais fracos do que a justiça e o direito.”

Ruy Barbosa atuou na defesa do federalismo, do abolicionismo e na promoção dos direitos e garantias individuais. Primeiro Ministro da Fazenda do novo regime, sua breve e discutida gestão foi marcada pela crise do encilhamento sob a proposição de reformas modernizadoras da economia. Destacou-se, também, como jornalista e advogado. Já no final de sua vida, foi indicado para ser juiz da Corte Internacional de Haia, um cargo de enorme prestígio, que recusou.

 

“A liberdade não é um luxo dos tempos de bonança; é o maior elemento da estabilidade”

— Ruy Barbosa

A equipe de Redação da Ambra é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.