Saiba como delegar funções a uma equipe

O crescimento de uma empresa, com base em bons resultados, ocorre quando sua gestão assume uma grande responsabilidade: a de melhorar o desempenho da equipe. Empresas são formadas essencialmente por pessoas, ou seja, a atuação de uma área está diretamente ligada aos resultados das outras.

Nesse cenário, o líder assume como principal missão conhecer bem seus liderados e suas respectivas habilidades.

Quando elas são utilizadas em prol dos objetivos da organização, o grupo inteiro tende a ganhar. Em vez de centralizar as tarefas em si, o líder consegue delegá-las com eficácia, visando atingir os melhores resultados.

Vamos falar sobre a sua atuação como líder? Continue a leitura e saiba como delegar funções a uma equipe!

Delegar funções não é tão simples

Você tem uma rotina pesada, acorda cedo todos os dias, assume muitas responsabilidades e quase sempre trabalha além do horário do expediente. Em seu ponto de vista, isso deveria impactar diretamente nos resultados da empresa, afinal, você é o líder dela.

O fato é que o seu desempenho não surte o efeito esperado. Que tal delegar algumas funções a sua equipe?

Designar atividades aos colaboradores não é tão simples quanto possa parecer. O cumprimento de uma tarefa com eficiência e dentro do prazo estipulado ocorre quando o líder conhece as habilidades de seus liderados, o que possibilita orientá-los de modo claro, com foco na obtenção dos melhores resultados. Como tornar isso possível?

Tudo depende de uma mudança de pensamento

O primeiro passo a ser dado é uma mudança no seu modo de pensar e agir. Para fazer com que todos consigam cumprir as metas propostas, atingindo altos níveis de performance e produtividade, alguns pontos essenciais devem ser considerados nessa mudança.

O primeiro deles diz respeito aos resultados da companhia. Para que eles estejam de acordo com as metas propostas e os objetivos desejados, é necessário que toda a equipe consiga dominar o trabalho. Isso é possível por meio da capacitação dos colaboradores, permitindo que eles cumpram as metas e saibam lidar com os desafios do dia a dia da empresa.

O segundo ponto essencial dessa mudança de pensamento tem a ver com o modo como as informações são expostas.

Tudo precisa ser deixado às claras! Os colaboradores precisam estar cientes sobre o planejamento da companhia, assim como a execução dos projetos, os recursos disponíveis, as metas e obrigações — individuais e coletivas.

O terceiro e último ponto essencial diz respeito ao diálogo. Cada colaborador possui pontos fortes e pontos a melhorar. Trabalhar a confiança de seu time permite que todos atuem mais motivados. Isso também faz com que você conheça melhor seus liderados, associando as habilidades de cada um com os desafios do negócio.

Clareza nas orientações e prazos bem definidos são fatores importantes

Agora que você conhece melhor sua equipe e as habilidades de cada indivíduo, nós precisamos falar sobre as maneiras de delegar funções. O sucesso de tarefas bem-executadas e entregues no prazo combinado está relacionado com a clareza com a clareza que você demonstra na hora de dizer o que necessita de cada colaborador.

É claro que você deve esperar de seu time mais iniciativa e proatividade, afinal, você está descentralização as tarefas. Em compensação, forneça instruções exatas sobre o que espera de cada trabalho e mostre como cada etapa cumprida impactará no resultado final do projeto. O seu suporte ao longo da execução das tarefas é fundamental para o sucesso delas.

É preciso remover os obstáculos em vez de colocar a mão na massa

O papel do líder em uma organização deve ser o de remover os obstáculos para que seus colaboradores consigam desempenhar um bom trabalho. Em vez de centralizar as atividades em si, assim como a execução delas, o bom líder precisa entender quais são as dificuldades de sua equipe, trabalhando para reduzi-las ao mínimo. Faz parte de suas atividades dar as condições necessárias para que os colaboradores possam focar nas tarefas que lhes foram delegadas.

Cobrar com eficiência também é fundamental

Habilidades reconhecidas, perfis de acordo com a demanda e obstáculos removidos: será essa a receita do sucesso para que sua empresa alcance os resultados desejados? Você já percorreu mais da metade do caminho, porém ainda falta a cereja do bolo: cobrar sua equipe com eficiência, demandando produtividade e o cumprimento dos prazos.

As equipes estão cada vez mais enxutas e a pressão pelos resultados só aumenta.  Nesse cenário, o líder encara cobranças por suas próprias metas individuais e as da equipe. Surge aí a dificuldade de se encontrar um equilíbrio entre incentivar e pressionar os colaboradores. Antes de entrarmos em detalhes, tenha em mente que cobrar não se trata de fazer uma simples transferência de pressão para a equipe.

Encontrar o tom certo para a cobrança é um desafio. Criar um ambiente em que se fala constantemente sobre metas e resultados ajuda os colaboradores a entender que, por mais óbvio que pareça ser, aquele é um lugar que vive disso. Dessa forma, cada membro da equipe entende que a cobrança não é algo pessoal e isso estimula todos a trabalharem mais conjuntamente.

Líderes recém-promovidos encaram o medo de ferir os sentimentos de seus colegas de trabalho e acabam sentindo mais dificuldades na hora de cobrá-los por bons resultados. Lembre-se que o seu papel é o de líder e não o de amigo, portanto cabe a você estimulá-los para entregar cada vez mais. Para isso, descubra qual é o estilo de cada um de seus colaboradores.

Algumas pessoas costumam responder bem quando a cobrança é mais direta, outras não. Adapte-se ao perfil de todos para conseguir extrair um resultado melhor e, finalmente, conseguir cobrar tanto os prazos quanto a produtividade. Mantenha-se sempre próximo ao time e lidere pelo exemplo, ou seja, se todos têm que ficar até mais tarde, esteja lá para ajudá-los.

Por fim, para cobrar com eficiência os prazos e a produtividade de seu time, seja racional e não estabeleça metas impossíveis. Caso seus colaboradores as enxerguem dessa forma, lembre-se de remover os obstáculos e apresentar e eles maneiras de superar as expectativas e alcançar os objetivos propostos.

Aprender como delegar funções é fundamental para o desenvolvimento do seu trabalho como líder, pois você ganha mais tempo para agir nas situações em que sua participação é realmente necessária. Ao delegar tarefas, você promove o desenvolvimento profissional de sua equipe e o seu próprio.

Gostou de nossas dicas? Compartilhe esse post agora mesmo em suas redes sociais, fóruns e grupos de discussão.

SHARE
Previous articleTipo de Empresa nos EUA: S Corporation ou S-Corp
Next articleComo administrar uma pequena empresa?
Engenheiro por formação e educador por paixão. Alfredo Freitas é co-fundador da Ambra College e atua como diretor de educação e tecnologia nessa instituição de ensino superior. A Ambra está sediada em Orlando, no estado americano da Flórida, e foi a primeira instituição de ensino dos EUA a oferecer cursos superiores completos em português do Brasil. Alfredo é graduado e mestre pela Universidade de Brasília e realizou curso de pós-graduação no Canadá pelo Sheridan College. Ao longo da carreira na Ambra, Alfredo selecionou, treinou, avaliou e atuou no desenvolvimento de quase 100 professores com mestrado e doutorado nas áreas de direito e negócios. Alfredo Freitas é um apaixonado por educação que se dedica a encontrar as mais efetivas técnicas de ensino para formar os profissionais com competências úteis na atualidade e necessárias no futuro. Ele também oferta gratuitamente curso online no modelo MOOC na plataforma Canvas Network.