Home Carreira 4 segredos para impulsionar seu crescimento profissional

4 segredos para impulsionar seu crescimento profissional

0
4 segredos para impulsionar seu crescimento profissional

O que é necessário para garantir o crescimento profissional? Por muito tempo, a resposta era bastante simples: bastava ter um bom tempo de empresa e se comprometer diariamente com as tarefas. Porém, os tempos mudaram. Hoje, além do conhecimento técnico, os profissionais precisam desenvolver uma série de atributos de liderança para conquistar o seu lugar ao sol, além de se manterem sempre atualizados.

Também devemos considerar que, para algumas pessoas, sucesso não é sinônimo de estabilidade na empresa. Há quem queira se aventurar em novos empreendimentos e caminhos. Mas será que existe uma fórmula mágica para o sucesso? Seria ingenuidade respondermos que sim. Não existem atalhos, e sim um trabalho constante de capacitação e aperfeiçoamento. O profissional precisa manter a persistência e o trabalho duro.

Nesse post, daremos algumas dicas que podem ajudá-lo bastante na sua jornada rumo ao topo. Confira!

Invista na sua formação

Depois do ensino médio ou da faculdade, muitas pessoas param de estudar. Esse é um grande erro cometido por alguns profissionais, afinal, o conhecimento nunca progrediu tão rápido. Se a pessoa se contentar com a formação que tem, rapidamente ficará defasado e, em vez de conquistar a tão sonhada promoção, poderá, inclusive, ser substituído por outra pessoa mais preparada. Por isso, é muito importante que você sempre busque a capacitação.

Procure descobrir na empresa onde trabalha quais são as oportunidades. Além disso, avalie o mercado e descubra quais são as especializações mais requisitadas. Se deseja empreender, invista em cursos de gestão e aperfeiçoamento na sua área. Antes de mais nada, você precisa definir qual vai ser o foco dos seus estudos.

Inspire liderança

O lema é repetido diariamente no mercado: precisamos de novas lideranças! Em outras palavras, o tempo em que as organizações procuravam meros executores de tarefas não existe mais. Hoje, elas procuram líderes natos, que consigam trazer novas ideias e, principalmente, orientem a equipe para que sigam um caminho ordenado e coeso.

Ter um perfil de liderança não é simples, evidentemente. Embora existam algumas fontes de inspiração para que você consiga extrair esse potencial e, inclusive, alguns cursos destinados especificamente para essa finalidade, essa é uma questão de comportamento. Procure sempre se posicionar de maneira clara, pense antes de falar e esteja sempre em sintonia com as necessidades da empresa e da sua equipe.

Foque no relacionamento

Você tem uma forte rede de contatos ao seu redor, não só dentro da empresa, como também fora dela. Todas as pessoas que te cercam têm uma visão diferenciada sobre o mercado e podem proporcionar insights para que você melhore não só a sua própria performance, como também traga mudanças positivas para toda a organização.

Para construir relacionamentos firmes, é fundamental que o candidato saiba diferenciar claramente o profissional do pessoal. Muitos ainda olham ao redor e enxergam apenas concorrentes, quando poderiam extrair experiências e conhecimento para crescer profissionalmente. O bom relacionamento interpessoal também favorece o networking. Algumas pessoas podem ajudá-lo a abrir portas no futuro.

Conquiste confiança

Como conquistar a confiança do seu chefe para que, enfim, você receba a tão sonhada promoção? Se você ler as nossas dicas anteriores, saberá bem a resposta. Profissionais bem capacitados, que sabem se relacionar e, acima de tudo, que assumem uma postura de liderança, são aqueles que se destacam no mercado e conquistam todos aqueles que os cercam.

Você deve buscar sempre ser esse tipo de referência para os colegas e superiores. Assim, cedo ou tarde, conseguirá o que procura. Lembre-se de que conquistar a confiança de alguém não é algo fácil, no entanto, uma vez que isso aconteça, você formará poderosas alianças na sua jornada profissional! Vale lembrar também que a recíproca é verdadeira. Faça por merecer a confiança das pessoas e assim formará aliados para, juntos, conquistarem o sonhado sucesso.

Seja proativo

O bom profissional não fica esperando para fazer somente aquilo que lhe ordenam: ele busca ir além do que esperam dele e, assim, antecipa soluções e traz inovações. Entretanto, é necessário estabelecer o equilíbrio entre tomar a iniciativa e “passar por cima” dos seus superiores. Antes de tomar qualquer atitude, é importante ponderar.

A proatividade também nasce da capacidade do profissional de observar o ambiente à sua volta e detectar as necessidades de colegas e da empresa como um todo. Não basta fazer algo por fazer. Antes, certifique-se de que tal ação será realmente importante para aqueles que estão à sua volta. Estar disposto a ajudar em tarefas que vão além das suas atribuições é uma forma de mostrar empenho e dedicação. Mas, como dissemos, tudo deve ser feito de forma equilibrada.

Seja criativo

Você iria a um médico que atende da mesma forma que se atendia há 50 anos? Confiaria seu filho a um professor que ensina pelos mesmos métodos das escolas do século passado? Se a sua resposta for não, não seja também esse profissional que faz tudo sempre da mesma forma. O mundo precisa de inovação. Portanto, não tenha medo de arriscar nesse sentido.

Esteja sempre aberto a novas ideias e também não deixe de compartilhar suas ideias com colegas, superiores e subordinados. Para quem deseja empreender, talvez seja a hora de deixar fluir aquele seu antigo projeto e transformá-lo em uma ideia inovadora para o mercado. Os estudos também ajudam você a abrir a mente ao novo e entender as reais necessidades do mundo atual.

Não perca o foco dos seus objetivos

O crescimento profissional demanda firmeza em suas decisões. Você precisa saber claramente o que deseja para sua carreira. Deixar-se levar por “modinhas” ou influenciar-se pela escolha profissional do seu primo (que tem perfil totalmente diferente do seu) pode ser uma verdadeira armadilha, que fará de você um profissional desmotivado e (por que não dizer?) frustrado.

Você pode contar com um programa de orientação profissional para entender o que realmente deseja nesse sentido. Uma vez determinadas suas metas, você precisa manter-se fiel a elas, investindo em cursos, formações e ações que vão aproximá-lo da sua realização. Qualquer passo não condizente com esse caminho, poderá contribuir para o seu afastamento da realização profissional.

Como se pode ver, o crescimento profissional é uma escada, da qual é necessário subir um degrau de cada vez, com paciência e persistência. Entretanto, é importante estar certo dos seus objetivos para não tomar atalhos que o levem a uma descida forçada ou a desvios com remotas possibilidades de retomada do caminho.