SEO em 2019: ainda vale a pena investir?

Você já ouviu falar em SEO (search engine optimization)? Esta sigla refere-se a um conjunto de técnicas utilizadas para que o seu site fique bem posicionado nos mecanismos de buscas, como Google e Bing.

E com o passar dos anos, cada vez mais as empresas estão procurando trabalhar isso para atrair mais pessoas e consequentemente, vender mais. Por isso, saiba a partir de agora porque ainda vale a pena investir em SEO em 2019!

Aumento de tráfego orgânico

O tráfego orgânico é fundamental para quem possui um site, pois é gratuito e qualificado, ou seja, não é necessário pagar para aparecer primeiro, pois isso irá acontecer pela relevância que seu site tem e isso é essencial para atrair mais pessoas e fechar negócios.

Melhor taxa de conversões

Se você tem mais tráfego no seu site, consequentemente mais conversões serão geradas! E isso não quer dizer que é somente quando alguém faz alguma compra, mas também quando alguém faz um cadastro na newsletter ou visualiza um vídeo, por exemplo.

Fortalecimento da marca

Com mais visibilidade na web, a sua marca será cada vez mais fortalecida devido ao fato de que os usuários lembrarão dela quando precisarem de algum produto ou serviço.

E não é só isso, a produção de e-books, vídeos, infográficos e outros materiais na internet também auxilia para que a sua marca torne-se uma referência no assunto, ou seja, as pessoas vão procurar por ela, porque sabem que o que é oferecido é de qualidade.

Custo-benefício

No mundo do Marketing Digital existem diversos serviços destinados a melhorar e otimizar seu site, porém o investimento em SEO possui uma ótima relação custo-benefício comparado a outras iniciativas, como Google Ads. Por isso, investir em uma consultoria SEO é o caminho.

Destaque-se da concorrência

Outra questão relevante é que com o uso consistente do SEO, há uma grande possibilidade da sua empresa aparecer na frente dos concorrentes, caso eles não utilizem esta estratégia.

Mensuração de resultados

O trabalho de SEO é constantemente planejado, estruturado e otimizado. Sendo assim, mensurar resultados é uma tarefa fácil com o uso de diversas ferramentas disponíveis hoje em dia.

Dessa forma, dá para avaliar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado para então atingir as metas definidas!

Observação

Vale ressaltar que o SEO funciona a médio-longo prazo, ou seja, as otimizações precisam ser contínuas e não é de um dia para o outro que seu site estará nas primeiras posições do Google.

Por isso, é importante pensar estrategicamente, inclusive no produto ou serviço que você vai vender.

Por exemplo, não adianta fazer um trabalho bem elaborado de SEO para um produto que daqui a seis meses não estará mais no ar (ex: produto de coleção), pois o tráfego que será gerado com o tempo não servirá de nada se ele não estiver mais disponível.