Pós-graduação Stricto Sensu e Lato Sensu

Os cursos de pós-graduação podem ser subdividos em dois tipos: Stricto Sensu e Lato Sensu.

Vamos conhecer as semelhanças, carcterísticas e diferenças entre os dois tipos de cursos de pós-graduação.

O que significa lato sensu?

Lato sensu é um termo em latim que significa “em sentido amplo”.

Ou seja, um curso de pós-graduação lato sensu basicamente é um curso realizado após a graduação o qual tenha como requisito de ingresso que o interessado seja graduado no ensino superior.

Conheça detalhes sobre pós-graduação lato sensu.

O que significa stricto sensu?

Stricto sensu é um termo latino signfica em sentido restrito, sentido específico diferenciando-se do sentido amplo de lato sensu.

Quais os cursos chamados de stricto sensu?

Os cursos de mestrado e doutorado são chamados de stricto sensu. Os cursos de stricto sensu são programas que emitem títulos e conferem o grau de mestre ou doutor aos seus egressos.

O normal no mundo é cursar mestrado e doutorado após curso superior equivalente ao bacharelado.

É possível fazer mestrado sem bacharelado?

No Brasil, o MEC indica ser possível o ingresso em pós-graduação lato sensu e stricto sensu com qualquer formação superior.

Essa caractarística é bem peculiar do Brasil e diferente de outros países onde somente após um bacharelado ou equivalente é possível ingressar em pós-graduação. Alguns desses países são:

  1. Alemanha
  2. Canadá
  3. Estados Unidos
  4. Portugal

Os cursos brasileiro como tecnologos e licenciatura habilitam os seus portadores a ingressarem em mestrados no Brasil.

Bacharelado em outros países de língua portuguesa

Curiosidade: O termo bacharelado em português do Brasil significa licenciatura em português de Portugal.

Em países como Portugal, Moçambique e Angola, os cursos que são chamados de bacharelado no Brasil são chamados de licenciatura nesses países.

Por exemplo, um profissional formado em administração no Brasil é, normalmente, portador de título de bacharelado sendo o profissional equivalente em Portugal um “licenciado” em administração.

Não é o mesmo significado de licenciatura do Brasil. O ensino em Portugal não possui o tipo de curso que é chamado de licenciatura em português do Brasil.

A palavra, licenciatura, é igual e os signficados diferentes sendo o significado de licenciatura em Portugal igual ao significado de bacharelado no Brasil.

Conheça mais detalhes sobre mestrado e pós-graduação stricto sensu.

Pós-graduação Lato sensu no Brasil

O Brasil tem cursos de pós-graduação lato sensu que emitem certificados de conclusão. Normalmente, eles são cursos de especialização com duração mínima de 360 horas.

Existem também os cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento os quais exigem um curso de graduação para ingresso e possuem cara horária mínima de 180 horas segundo o Ministério da Eduação no Brasil.

Quanto custa uma pós-graduação Lato sensu no Brasil

A faixa de preço ou investimento dos cursos de pós-graduação lato sensu no Brasil é diversificada.

Existem cursos super baratos de fácil conclusão com preços que chegam a 2 mil reais ou até menos em caso de segundo certificado na mesma instituição.

Do outro lado, existem cursos de pós-graduação em escolas focadas em qualidade como o Insper e a Fundação Dom Cabral que chegam a ter investimento de 70 mil reais.

Normalmente, os bons cursos de pós-graduação, ainda que lato sensu, possuem investimento acima de 10 mil reais.

Os cursos mais apenas de conteúdo sem grandes qualidade de formação possuem investimento abaixo de 5 mil reais.

Cabe a cada pessoa avaliar o que ela está buscando para decidir por preço ou qualidade como principal critério de escolha de curso de pós-graduação. O pensamento entre qualidade e investimento humano e financeiro é importante para escolher qual pós-graduação vale a pena.

Leia a parábola sobre o preço no ensino superior e a pizzaria. Aproveite e faça download do e-book “9 características para buscar em uma pós-graduação” gratuitamente.

am_cta_ebook03_9caracteristicas

Pós-graduação Lato Sensu no Exterior

Você também pode seguir o caminho de muitos professores e pesquisadores brasileiros que conquistaram diplomas de mestrado e doutorado fora do Brasil.

Ao estudar no exterior, você receberá um diploma internacional do ponto de vista do Brasil. Na verdade, o diploma sempre terá a nacionalidade do país sede da instituição de ensino.

Você pode escolher especializações, mestrados ou doutorados no exterior e até mesmo fazer mestrado a distância em insituições sediadas fora do Brasil.

O diploma de pós-graduação do exterior vale no Brasil?

Na prática, vale para quase todas as ocupações profissionais.

No entanto, para alguns cargos públicos, pontos em concursos, etc será necessário revalidar/reconhecer o diploma estrangeiro no Brasil.

A revalidação não existe para certificados de pós-graduação lato sensu.

Por exemplo, eu tenho um certificado do Canadá de pós lato sensu, Graduate Certificate, e esse não me beneficiaria para adicional de qualificação no serviço público e gera grande benefício profissional na iniciativa privada e em empresas que eu sou ou possa vir a ser sócio.

Caso você tenha um mestrado ou doutorado do exterior, você poderá solicitar o reconhecimento do seu diploma estrangeiro no Brasil.

Pós-graduação Lato Sensu nos Estados Unidos e Canadá

Os cursos de pós-graduação lato sensu nos EUA possuem os seguintes termos:

  1. Graduate certificate
  2. Postragraduate certificate
  3. Postbaccaulareate

O termo mais comun nos Estados Unidos da América é “graduate certificate” o qual é termo usado no Canadá para designar cursos de pós-graduação lato sensu.

A Inglaterra usa o termo “Postragraduate certificate” para cursos de pós-graduação lato sensu.

Cuidados com pós-graduação lato sensu e stricto sensu no Brasil em comparação com outros países

Infelizmente, algumas instituições de ensino ofertam cursos que são lato sensu de forma pode gerar confusão com cursos de mestrados.

O exemplo mais comum disso são os curso chamados de MBA, Master of Business Administration, no Brasil os quais são, quase sempre, lato sensu e complicam o entendimento porque MBA na Alemanha, EUA, Canadá, Inglaterra, Espanha são cursos de , mestrado profissional em gestão e negócios.

Conheça mais detalhes sobre MBA e suas diferenças entre o MBA do Brasil e o verdadeiro MBA, o americano.

Ainda sobre o que se chama de MBA no Brasil, veja a diferença entre MBA e Pós-graduação.

Todas as dúvidas sanadas com relação a pós-graduação lato sensu e stricto sensu? Deixe seu comentário!