5 técnicas que te ajudarão a ser mais produtivo no trabalho

Imagina que você é o dono de uma empresa e tem contratos com clientes importantes, cujo serviço prestado tem prazos e metas previamente estabelecidas. Em uma situação como essa, seria interessante para o seu negócio uma equipe de funcionários com baixo potencial de produção? Sem dúvidas sua resposta não será positiva. Afinal de contas, a dedicação dos colaboradores tem total influência nos resultados.

A verdade é que o colaborador produtivo é um orgulho a qualquer líder. Se você deseja obter destaque na companhia onde trabalha, o melhor caminho é apresentar uma performance exemplar, dando o melhor de si. Mas como ser mais produtivo no ambiente de trabalho? Aqui vão algumas dicas para te ajudar. Confira!

Evite o celular

O avanço da tecnologia tem proporcionado uma infinidade de funcionalidades aos aparelhos celulares, o que torna cada vez mais difícil se desconectar deles. Entretanto, ser mais produtivo no ambiente de trabalho requer alguns sacrifícios, e deixar o smartphone de lado é um deles. Para evitar aquela espiada rápida nas notificações, desligue a conexão com a internet ou deixe-o em um local distante de você.

Nada de redes sociais

No Brasil, os sites de redes sociais são os preferidos, de modo que mais de 90% dos internautas brasileiros estão conectados por meio desses portais. E isso não é à toa, pois eles são canais pelos quais contatamos amigos e vemos notícias. No entanto, a quantidade de informação que circula nesse ambiente é um prato cheio para distrações.

Rápidas visualizações nas atualizações podem consumir, no final do dia, horas de sua jornada de trabalho — o que impacta negativamente sua produtividade. O melhor é evitar esses sites. Excepcionalmente, bloquei-os durante o expediente.

Compartilhe ideias com colegas

Ser mais produtivo no trabalho não deve fazer de você a pessoa mais chata da empresa. Não perca o bom relacionamento interpessoal por conta do foco nas suas demandas. Aconselhamos que você converse moderadamente com seus colegas, compartilhando e buscando boas práticas nas atividades, pois isso pode otimizar seu tempo e diminuir possível tensão do dia a dia.

Vale lembrar que compartilhar e comentar sobre ideis mostra que você é uma pessoa interessante que tem conteúdo. Afinal, ninguém merece alguém que só gosta de falar sobre outras pessoas. Lembre-se: pessoas interessantes falam de ideias e pessoas sem conteúdo falam de outras pessoas.

Programe o seu dia

Tem dias de trabalho que são tantas coisas para fazer que, às vezes, ficamos perdidos e, ao final, não conseguimos concluir sequer a metade do que deveria ser feito. Uma solução para isso é listar tudo que tem para ser executado em ordem de prioridade. Assim, todas as demandas ficarão visíveis e concentradas em apenas um lugar.

Conforme as coisas vão sendo feitas, o ideal é riscar o item e passar para o próximo, sendo sempre um por vez. Finalizar o dia sem trabalho acumulado para o expediente seguinte é outro benefício que essa prática proporcionará.

Faça menos pausas

Você necessita de uma informação, mas o colega que pode lhe ajudar com isso está em outra sala? No lugar de ir pessoalmente, mandar um e-mail ou ligar para a mesa dele fará com que você ganhe mais tempo. Constantes pausas para o cafezinho também podem atrapalhar. Reduza intervalos ociosos ou desnecessário e o resultado será um trabalho eficiente.

Tome nota dessas dicas e você será mais produtivo no trabalho e também reconhecido pela competência. Tem algo que você já pratica e não está nessa lista? Deixa seu comentário. Compartilhe suas ideias!