Home Carreira 10 oportunidades para trabalhar como freelancer de Marketing Digital

10 oportunidades para trabalhar como freelancer de Marketing Digital

0
10 oportunidades para trabalhar como freelancer de Marketing Digital

Você gosta de marketing digital e gostaria de ganhar um dinheiro extra com seu trabalho? Muitas pessoas estão investindo na carreira de freelancer dentro do marketing digital.

A redação de artigos para sites e o gerenciamento de redes sociais são algumas das opções para quem quer se aventurar nessa área. Na internet, existem várias formas de um freelancer se conectar com clientes que estão à procura do serviço, como nos sites de procura de serviços.

Opções de trabalho freelancer com marketing digital

1. Redator Web ou Redator de Marketing de Conteúdo

O redator web é responsável pela criação de textos que serão postados em sites e blogs do seu cliente. Prazos são acordados para criação de artigos e e-books e o texto passa por uma revisão final antes da entrega ao cliente. Dentre os materiais de produção, os mais contratados são:

  • Blog post – Esse é o tipo de conteúdo mais disseminado. São artigos para sites e blogs com os mais variados assuntos, à escolha do cliente.
  • Guest Post – São textos produzidos para blogs de outras pessoas. Nesse caso, você é o autor convidado a escrever no blog ou site de uma empresa parceira. Esses posts são fundamentais para divulgação da marca.
  • e-Book – Conteúdo em formato mais longo e textual, com o objetivo de fornecer informações para o leitor. Esse conteúdo normalmente é disponibilizado em landing pages, e, para ter acesso a ele, os leitores fornecem dados como seu nome e e-mail e se transformam em leads, ou seja, possíveis contatos da empresa. A produção e distribuição de e-Books auxilia na construção da marca.
  • Guia – Materiais em forma de blog post ou de tutorial atraem muitos leitores que desejam se informar mais sobre certo assunto. Por meio desse conteúdo, sua empresa pode mostrar a expertise que possui em uma determinada área.

Conheça detalhes adicionais sobre a carreira de redator de marketing de conteúdo.

2. Produtor e editor de vídeos

Se você entende de vídeos, pode trabalhar na montagem e edição de pequenos materiais audiovisuais informativos, animações e edição de comerciais para a Internet. Para fazer os melhores vídeos, você precisa conhecer o seu público-alvo, definir qual será a ênfase e a trilha sonora.

Tudo isso, aliado ao conhecimento técnico em produções de filmes e em marketing, pode lhe render um lucro extra com trabalhos freelancer.

3. Tradutor de textos

Caso você tenha bons conhecimentos em outro idioma, pode aproveitar e ter uma renda extra pela internet com traduções e adaptações de materiais.

Não adianta apenas conhecer o idioma falado, devem-se ter boas noções de gramática e conhecimento técnico do assunto. Se o texto é sobre aeronáutica ou peças de motores, você precisa dominar o conteúdo na língua estrangeira.

4. Revisor de textos

Após redação de artigos, blog posts e e-books, esses conteúdos passam por revisão, processo que corrige palavras escritas de forma incorreta, problemas de ambiguidade e frases confusas  para deixar o texto mais coeso e fluido.

O revisor deve conhecer as estratégias de marketing digital mais atuais do mercado e estar em contato constante como novas pesquisas e tendências. Além disso, deve ter domínio da língua portuguesa, para fazer uma revisão precisa e impecável.

5. Consultor de UX design

O consultor de UX design trabalha com a experiência dos usuários e para isso precisa conhecê-los para aplicar as devidas técnicas. Esse profissional planeja como o usuário vai interagir com o sistema, detalhando os fluxos de contato e casos de uso.

Além disso, pode fazer análises Heurísticas, ou seja, aplicar uma técnica que aponta as principais dificuldades de uso da ferramenta, para que ela possa ser melhorada. Outras atividades de um Consultor de UX design é a elaboração de benchmarking, para verificar a disponibilidade da ferramenta/sites de empresas concorrentes.

Testes de primeiro clique também podem ser realizados por esse profissional. O objetivo é entender qual o caminho que o usuário faz no site para realizar as tarefas propostas. Com esse teste, é possível sugerir alterações de design. Outras atribuições do consultor são o grupo focal, Card Sorting, Teste de usabilidade, teste A/B, Eye tracking, pesquisa com o usuário e contextual.

6. Social media

O gestor de mídias sociais é responsável pelas publicações de uma empresa nesses canais. Ele programa os horários de publicação, analisa métricas de sucesso, alcance e compartilhamento de conteúdo e define estratégias para as mídias dos clientes.

Normalmente, o gestor é formado em Relações Públicas, Publicidade e Propaganda ou Jornalismo e entende das mais variadas redes sociais e de relacionamento com o cliente.

7. Designer de Logos

Se você gosta de design gráfico e tem ideias super criativas, talvez se interesse pela criação de logomarcas.

Com essa atividade freelancer, você cria a identidade visual de uma marca, o que é muito importante para o seu reconhecimento no mercado.

Bons logos são simples, versáteis e adequados à mensagem que querem transmitir.

8. Imagens

Mais de 93% da comunicação não se dá por meio das palavras, o que significa que muito do que você quer transmitir ao seu público pode ser feito por imagens: elas são as primeiras impressões de qualquer site.

Por isso, empresas e sites investem na compra de imagens certas, com a cara de sua empresa, e se você trabalha com fotos, gráficos e ilustrações, tem grande chance de atingir esse público-alvo.

9. Criação de Infográficos

Com os infográficos são apresentados conteúdos de forma visual. Para trabalhar com esse tipo de informação, é necessário ter algum conhecimento em design e ferramentas utilizadas para criação do material.

Infográficos de qualidade apresentam informações relevantes e detalhadas, além de apostarem em um bom visual.

Eles proporcionam aprendizagem rápida para o leitor e podem ser facilmente compartilhados nas redes sociais.

O Designer Gráfico é um profissional que pode atuar nessas áreas de logo, imagens, infográficos, etc.

10. Criação de Anúncios

Muitos sites conseguem ter lucros por cliques em propaganda. Para que elas ganhem mais acessos e a empresa mais dinheiro, é importante que o visitante dê o clique certo!

Para aprender mais sobre esse setor e trabalhar de forma freelancer, você pode se qualificar em Adwords e tecnologia semelhantes.

Como conseguir clientes?

Com um cadastro bem completo em sites como o Get Ninjas, Freelancer, Sr. Lupa e o 99 freelas, você pode começar a conversar com possíveis clientes.

Os primeiros trabalhos são mais difíceis de conseguir, mas, prestando um bom serviço, você ganha boas avaliações que fazem com que seja procurado para outras tarefas.

Quais as vantagens de trabalhar como freelancer?

  • Você não tem gastos com escritório e pode trabalhar de casa;
  • Negocia prazos e preços diretamente com seus clientes;
  • Sua rede de contatos aumenta;
  • Você trabalha nas horas do dia que se sente mais produtivo;
  • Existe flexibilidade de jornadas e local de trabalho;
  • Se quiser, pode trabalhar em um café;
  • Freelancers são menos afetados com a crise;
  • Todo o dinheiro que você ganha é seu.

Em épocas de crise, quem se diferencia ganha espaço no mercado.

Criando a experiência necessária e se aprimorando cada vez mais, é possível diversificar os clientes a aumentar a sua renda como freelancer. Por isso é preciso ter atenção especial a entrega do trabalho, atenção no contato com o cliente e muita persistência.

Uma das habilidades indispensáveis para freelancer de sucesso é escrever bem, portanto, veja nossa dicas para você melhorar sua habilidade de escrever.

am_cta_ebook01_autogerenciamento