Vale a pena fazer uma pós-graduação?

Vale a pena fazer uma pós-graduação? Esse é o questionamento de muitos estudantes recém-formados ou profissionais com anos de formação. É inegável observar que a oferta de cursos de especialização, MBA, mestrado e doutorado aumentou consideravelmente nos últimos tempos.

A escolha do melhor curso e instituição, o tipo de pós-graduação a realizar, as condições financeiras e o tempo para dedicar a essa atividade tem feito muitos profissionais refletirem sobre o assunto.

Porém o mercado de trabalho está exigindo profissionais com habilidades emocionais, experiências de trabalho diversas e bom relacionamento com os colegas, além de um alto nível de qualificação e atualização constante.

Acompanhe nosso post de hoje e descubra se vale a pena fazer uma pós-graduação.

Quais são as vantagens de se fazer uma pós-graduação?

Ampliação de cursos de pós-graduação

Antigamente os cursos de pós-graduação na modalidade de especialização eram escassos. As pessoas não tinham interesse nesse tipo de proposta e o investimento financeiro era muito alto.

Felizmente com a expansão do ensino superior, as escolas começaram a programar cursos de pós-graduação com conteúdos relacionados às novas práticas profissionais, ao tipo de aluno formado e à proposta financeira acessível.

Além disso, surgiram programas de mestrado e doutorado em instituições de ensino renomadas com uma visão voltada a mercado de trabalho, e não somente relacionada ao perfil acadêmico.

Com isso, o profissional passou a se interessar mais pela possibilidade de fazer uma pós-graduação, uma vez que ela garante também aumento de benefícios para os concursados públicos.

Maior inserção no mercado do trabalho

É fato que somente o título de pós-graduado não oferecerá uma ascensão meteórica na carreira, porém, a escolha do curso, alinhada às propostas profissionais do candidato serão um diferencial para garantir a vaga almejada.

Em um processo seletivo, o recrutador observará qual candidato está investindo na carreira. O profissional que apresenta em seu currículo cursos de pós-graduação em instituições reconhecidas pelo MEC e que estejam condizentes com sua área de atuação já estarão com vantagem.

Por isso, a escolha do curso de pós-graduação deve complementar os conhecimentos e situações vivenciadas na vida profissional para gerar benefícios tanto para o estudante quanto para as empresas que o contratam.

Aumento da rede de relacionamentos

Fazer um curso de pós-graduação pode aumentar a rede de relacionamentos pessoais e profissionais, além da troca de experiências vivenciadas.

O profissional que faz uma pós-graduação terá contato com pessoas das mais variadas graduações (em algumas situações), compreenderá a visão de mercado de cada uma delas e poderá desfrutar das experiências trazidas ao ambiente escolar.

Nessa ampliação da rede de contatos poderão surgir novas propostas de emprego, oportunidades de crescimento na carreira e boa convivência pessoal.

Atualização de conhecimentos

O estudante que optar por fazer uma pós-graduação estará à frente de outros que mantiverem apenas a formação superior, isso porque um curso de pós-graduação aumentará o conhecimento do graduado, possibilitará maior interação entre o conteúdo teórico ministrado e propiciará um maior amadurecimento profissional.

Além disso, para se atualizar, o estudante terá a chance de escolher entre as modalidades de ensino presenciais, a distância ou a combinação de ambas e ainda, terá oportunidade de atualizar seus conhecimentos dentro e fora do Brasil.

E então, vale a pena fazer uma pós-graduação?

Se você perguntar a algum profissional especialista se vale a pena fazer uma pós-graduação, certamente a resposta será afirmativa. Esse profissional apontará como vantagens a quantidade de cursos de pós-graduação disponíveis, a maior inserção no mercado de trabalho, a atualização dos conhecimentos, a possibilidade de aumentar a rede de contatos, dentre outras possibilidades.

E você, já pensou em fazer uma pós-graduação? Já se convenceu da importância de aumentar suas chances no mercado de trabalho? Então, pesquise os cursos que mais lhe agradam e não deixe de assinar nossa newsletter.